Um estudo sobre a relação entre a matemática e a religião presente nos livros de história da matemática utilizados em cursos de licenciatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Marcos Francisco
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177685
Resumo: Disponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/31
id UFSC_0490b17c7419fb5f7cc2e538ae1c8ca1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/177685
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Um estudo sobre a relação entre a matemática e a religião presente nos livros de história da matemática utilizados em cursos de licenciaturaFormação de professoreshistoriografiaeducação matemáticaDisponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/31Este trabalho insere-se na temática da formação de professores de matemática com ênfase em alguns motivos que evidenciam a importância de tratar a relação matemática e religião contemplada nas agendas educacionais e culturais de vários países. Buscamos investigar a seguinte questão: Quais as implicações decorrentes da relação entre a matemática e a religião tratadas na literatura de história da matemática para a formação de professores de Matemática? Para responder a esta pergunta, identificamos os dois livros mais utilizados nos cursos de História da Matemática na licenciatura, o “História da Matemática” de Carl B. Boyer e o “Introdução à História da Matemática” de Howard Eves. Utilizamos para a análise dos livros as correntes e abordagens historiográficas empregadas ao se escrever à história da matemática: presentista, contextualista, internalista, externalista, continuidade e de descontinuidade. Os resultados mostram que os livros trazem implicações para a formação de professores ao não considerarem no desenvolvimento do conhecimento matemático questões relevantes como a da relação entre a matemática e a religião, reforçando o cientificismo e o reducionismo. Neles, a história está embasada na mera transmissão de técnicas e de nomes, fatos e datas e nos princípios positivistas que determinam uma submissão de qualquer espécie de conhecimento ao conhecimento dito científico. Tratam, então, de uma história seletiva que parece querer justificar certas visões de ciência ou apoiar certos modelos pedagógicos. Ao descartarmos, nos cursos de formação de professores esta relação e considerarmos a evolução da ciência apenas pela autocrítica, a tendência é que a riqueza de ideias que este assunto pode propiciar, não ocorra no ensino.Revista de História da Educação Matemática2017-07-21T18:04:49Z2017-07-21T18:04:49Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBORGES, Marcos Francisco. Um estudo sobre a relação entre a matemática e a religião presente nos livros de história da matemática utilizados em cursos de licenciatura. Revista História da Educação Matemática. v.2 n.1, p. 148- 172, 2016.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177685Borges, Marcos Franciscoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-21T18:04:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/177685Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-07-21T18:04:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre a relação entre a matemática e a religião presente nos livros de história da matemática utilizados em cursos de licenciatura
title Um estudo sobre a relação entre a matemática e a religião presente nos livros de história da matemática utilizados em cursos de licenciatura
spellingShingle Um estudo sobre a relação entre a matemática e a religião presente nos livros de história da matemática utilizados em cursos de licenciatura
Borges, Marcos Francisco
Formação de professores
historiografia
educação matemática
title_short Um estudo sobre a relação entre a matemática e a religião presente nos livros de história da matemática utilizados em cursos de licenciatura
title_full Um estudo sobre a relação entre a matemática e a religião presente nos livros de história da matemática utilizados em cursos de licenciatura
title_fullStr Um estudo sobre a relação entre a matemática e a religião presente nos livros de história da matemática utilizados em cursos de licenciatura
title_full_unstemmed Um estudo sobre a relação entre a matemática e a religião presente nos livros de história da matemática utilizados em cursos de licenciatura
title_sort Um estudo sobre a relação entre a matemática e a religião presente nos livros de história da matemática utilizados em cursos de licenciatura
author Borges, Marcos Francisco
author_facet Borges, Marcos Francisco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Marcos Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
historiografia
educação matemática
topic Formação de professores
historiografia
educação matemática
description Disponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/31
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-07-21T18:04:49Z
2017-07-21T18:04:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORGES, Marcos Francisco. Um estudo sobre a relação entre a matemática e a religião presente nos livros de história da matemática utilizados em cursos de licenciatura. Revista História da Educação Matemática. v.2 n.1, p. 148- 172, 2016.
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177685
identifier_str_mv BORGES, Marcos Francisco. Um estudo sobre a relação entre a matemática e a religião presente nos livros de história da matemática utilizados em cursos de licenciatura. Revista História da Educação Matemática. v.2 n.1, p. 148- 172, 2016.
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651916645761024