Um estudo sobre a relação entre a matemática e a religião presente nos livros de história da matemática utilizados em cursos de licenciatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177685 |
Resumo: | Disponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/31 |
id |
UFSC_0490b17c7419fb5f7cc2e538ae1c8ca1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/177685 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Um estudo sobre a relação entre a matemática e a religião presente nos livros de história da matemática utilizados em cursos de licenciaturaFormação de professoreshistoriografiaeducação matemáticaDisponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/31Este trabalho insere-se na temática da formação de professores de matemática com ênfase em alguns motivos que evidenciam a importância de tratar a relação matemática e religião contemplada nas agendas educacionais e culturais de vários países. Buscamos investigar a seguinte questão: Quais as implicações decorrentes da relação entre a matemática e a religião tratadas na literatura de história da matemática para a formação de professores de Matemática? Para responder a esta pergunta, identificamos os dois livros mais utilizados nos cursos de História da Matemática na licenciatura, o “História da Matemática” de Carl B. Boyer e o “Introdução à História da Matemática” de Howard Eves. Utilizamos para a análise dos livros as correntes e abordagens historiográficas empregadas ao se escrever à história da matemática: presentista, contextualista, internalista, externalista, continuidade e de descontinuidade. Os resultados mostram que os livros trazem implicações para a formação de professores ao não considerarem no desenvolvimento do conhecimento matemático questões relevantes como a da relação entre a matemática e a religião, reforçando o cientificismo e o reducionismo. Neles, a história está embasada na mera transmissão de técnicas e de nomes, fatos e datas e nos princípios positivistas que determinam uma submissão de qualquer espécie de conhecimento ao conhecimento dito científico. Tratam, então, de uma história seletiva que parece querer justificar certas visões de ciência ou apoiar certos modelos pedagógicos. Ao descartarmos, nos cursos de formação de professores esta relação e considerarmos a evolução da ciência apenas pela autocrítica, a tendência é que a riqueza de ideias que este assunto pode propiciar, não ocorra no ensino.Revista de História da Educação Matemática2017-07-21T18:04:49Z2017-07-21T18:04:49Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBORGES, Marcos Francisco. Um estudo sobre a relação entre a matemática e a religião presente nos livros de história da matemática utilizados em cursos de licenciatura. Revista História da Educação Matemática. v.2 n.1, p. 148- 172, 2016.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177685Borges, Marcos Franciscoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-21T18:04:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/177685Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-07-21T18:04:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo sobre a relação entre a matemática e a religião presente nos livros de história da matemática utilizados em cursos de licenciatura |
title |
Um estudo sobre a relação entre a matemática e a religião presente nos livros de história da matemática utilizados em cursos de licenciatura |
spellingShingle |
Um estudo sobre a relação entre a matemática e a religião presente nos livros de história da matemática utilizados em cursos de licenciatura Borges, Marcos Francisco Formação de professores historiografia educação matemática |
title_short |
Um estudo sobre a relação entre a matemática e a religião presente nos livros de história da matemática utilizados em cursos de licenciatura |
title_full |
Um estudo sobre a relação entre a matemática e a religião presente nos livros de história da matemática utilizados em cursos de licenciatura |
title_fullStr |
Um estudo sobre a relação entre a matemática e a religião presente nos livros de história da matemática utilizados em cursos de licenciatura |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre a relação entre a matemática e a religião presente nos livros de história da matemática utilizados em cursos de licenciatura |
title_sort |
Um estudo sobre a relação entre a matemática e a religião presente nos livros de história da matemática utilizados em cursos de licenciatura |
author |
Borges, Marcos Francisco |
author_facet |
Borges, Marcos Francisco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Marcos Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores historiografia educação matemática |
topic |
Formação de professores historiografia educação matemática |
description |
Disponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/31 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-07-21T18:04:49Z 2017-07-21T18:04:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BORGES, Marcos Francisco. Um estudo sobre a relação entre a matemática e a religião presente nos livros de história da matemática utilizados em cursos de licenciatura. Revista História da Educação Matemática. v.2 n.1, p. 148- 172, 2016. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177685 |
identifier_str_mv |
BORGES, Marcos Francisco. Um estudo sobre a relação entre a matemática e a religião presente nos livros de história da matemática utilizados em cursos de licenciatura. Revista História da Educação Matemática. v.2 n.1, p. 148- 172, 2016. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177685 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651916645761024 |