Educação Física em ascensão na escola em descenso: o trabalho pedagógico de professores de Educação Física no contexto da Base Nacional Comum Curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Felipe de Marco
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191311
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
id UFSC_049a8978b7ae5a8fdf2ccdc4edbce03d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/191311
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Educação Física em ascensão na escola em descenso: o trabalho pedagógico de professores de Educação Física no contexto da Base Nacional Comum CurricularBase Nacional Comum CurricularReforma CurricularTrabalho PedagógicoProfessoresEducação FísicaTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) figura como uma das mais recentes políticas que refletem o avanço neoliberal na proposição de políticas públicas na área educacional. A fim de compreender a proposta da BNCC para o trabalho dos professores de Educação Física, formulou-se o seguinte problema: O que a BNCC propõe para o trabalho pedagógico de professores de Educação Física? A metodologia apresentada está inserida em uma proposta de referencial teórico-analítico que toma por base a abordagem do ciclo de políticas, realizada mediante pressupostos da base teórica do materialismo histórico e dialético. Como procedimentos metodológicos, esta pesquisa consistiu em análise documental das 1ª e 2ª versões preliminares do documento Base Nacional Comum Curricular, bem como da averiguação da produção de literatura sobre o tema. Concluímos que a BNCC é mais uma estratégia dentro do projeto educacional dos reformadores empresariais da educação reunidos no sujeito coletivo “Todos Pela Educação”. Em sua acepção geral a BNCC vem no sentido de aprimorar o controle sobre o processo pedagógico na escola, alienando os professores do processo educativo e contribuindo para formatação de uma escola com conhecimentos rebaixados. Aos professores de Educação Física, a despeito do aparente avanço com relação às proposições pedagógicas da área, propõe a submissão ao projeto educacional burguês e a tarefa de auxiliar na contenção da pobreza.Florianópolis, SCGarcia, Rosalba Maria CardosoUniversidade Federal de Santa CatarinaPessoa, Felipe de Marco2018-11-19T17:19:47Z2018-11-19T17:19:47Z2016-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis77 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191311porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-19T17:19:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/191311Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-11-19T17:19:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Física em ascensão na escola em descenso: o trabalho pedagógico de professores de Educação Física no contexto da Base Nacional Comum Curricular
title Educação Física em ascensão na escola em descenso: o trabalho pedagógico de professores de Educação Física no contexto da Base Nacional Comum Curricular
spellingShingle Educação Física em ascensão na escola em descenso: o trabalho pedagógico de professores de Educação Física no contexto da Base Nacional Comum Curricular
Pessoa, Felipe de Marco
Base Nacional Comum Curricular
Reforma Curricular
Trabalho Pedagógico
Professores
Educação Física
title_short Educação Física em ascensão na escola em descenso: o trabalho pedagógico de professores de Educação Física no contexto da Base Nacional Comum Curricular
title_full Educação Física em ascensão na escola em descenso: o trabalho pedagógico de professores de Educação Física no contexto da Base Nacional Comum Curricular
title_fullStr Educação Física em ascensão na escola em descenso: o trabalho pedagógico de professores de Educação Física no contexto da Base Nacional Comum Curricular
title_full_unstemmed Educação Física em ascensão na escola em descenso: o trabalho pedagógico de professores de Educação Física no contexto da Base Nacional Comum Curricular
title_sort Educação Física em ascensão na escola em descenso: o trabalho pedagógico de professores de Educação Física no contexto da Base Nacional Comum Curricular
author Pessoa, Felipe de Marco
author_facet Pessoa, Felipe de Marco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia, Rosalba Maria Cardoso
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa, Felipe de Marco
dc.subject.por.fl_str_mv Base Nacional Comum Curricular
Reforma Curricular
Trabalho Pedagógico
Professores
Educação Física
topic Base Nacional Comum Curricular
Reforma Curricular
Trabalho Pedagógico
Professores
Educação Física
description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-06
2018-11-19T17:19:47Z
2018-11-19T17:19:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191311
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 77 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651999490605056