Competências essenciais requeridas para o gerenciamento de unidades básicas de saúde
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81665 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Competências essenciais requeridas para o gerenciamento de unidades básicas de saúdeEngenharia de produçãoEnfermeirosCompetência organizacionalPessoal da saude publicaCapacidade executivaOrganizações de manutenção da saúdeSaúde públicaAdministraçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O presente estudo teve como objetivo a identificação das competências essenciais requeridas para o gerenciamento das Unidades Básicas de Saúde pelo enfermeiro. A abordagem conceitual visualiza as competências essenciais como fundamentos para a gestão das organizações. O conceito de competência essencial é baseado em três dimensões - conhecimento, habilidade e atitude e engloba as questões técnicas, a cognição e as atitudes relacionadas ao trabalho. O desenvolvimento da competência ocorre por meio da aprendizagem individual e coletiva, e pela assimilação de conhecimentos, integração de habilidades e adoção de atitudes no desempenho no trabalho. As competências essenciais nas organizações (core competences) são aquelas que conferem vantagem competitiva, e são difíceis de serem imitadas. As habilidades favorecem a aplicação das competências e da aptidão. As habilidades interpessoais assumem um caráter importante nas organizações. As atitudes permitem fazer uso do conhecimento, com orientação para a inovação e aprendizagem permanentes, integrando aspectos técnicos, sociais e atitudes relacionadas ao trabalho. A metodologia utilizada foi descritiva e exploratória, com a aplicação de uma entrevista semi-estruturada. A amostra constituiu-se de sete professores enfermeiros docentes no Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do PR, onze enfermeiros que gerenciam as UBS e 400 usuários que freqüentam as Unidades Básicas de Saúde. A análise dos dados ocorreu de forma qualitativa e descritiva. Os resultados, advindos do estudo, identificaram na categoria dos professores 02 competências do conhecimento, 05 das habilidades e 03 das atitudes. Na categoria dos enfermeiros foram descritas 02 competências do conhecimento, 01 das habilidades. Os resultados com usuários constatou-se que 80% deles destacaram que todas as variáveis, conhecimento, habilidades e atitudes, são muitos importantes. A pesquisa assinalou a necessidade da formação e reorganização das competências essenciais para o gerenciamento das Unidades Básicas de Saúde. O desenvolvimento das competências essenciais propicia a aquisição e atualização contínua dos conhecimentos, habilidades e atitudes, permitindo alcançar um desempenho gerencial com eficiência e qualidade nas Unidades Básicas de Saúde.Florianópolis, SCSantos, Neri dosUniversidade Federal de Santa CatarinaLazzarotto, Elizabeth Maria2012-10-19T06:37:37Z2012-10-19T06:37:37Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisX, 128 f.| tabs.application/pdf187317http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81665porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T05:03:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/81665Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T05:03:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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