Competências individuais requeridas, modernidade organizacional e satisfação no trabalho: uma análise de organizações mineiras sob a ótica de profissionais da área de administração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anderson de Souza Sant'anna
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-99MHUS
Resumo: A presente tese teve como objetivo investigar as relações entre as variáveis Competências Individuais, Modernidade Organizacional e Satisfação do Trabalhador no e com o seu Trabalho. Visou, também, proceder a um diagnóstico da situação das mesmas junto aopúblico alvo desta pesquisa, o qual abrangeu 654 profissionais de organizações mineiras que, no momento de sua realização, encontravam-se matriculados em cursos de pós-graduaçãolato-sensu em administração, oferecidos por instituições de ensino superior de Belo Horizonte (MG). Tendo em vista tais objetivos, realizou-se uma pesquisa quantitativa, utilizando-se, como instrumento de coleta de dados um questionário, submetido a tratamento estatístico, por meio de técnicas descritivas e multivariadas. Como referencial teórico, vale salientar a utilização da Abordagem de Análise dos Padrões de Modernidade, proposta por Eboli (1996), do Modelo das Dimensões Básicas da Tarefa, elaborado por Hackman e Oldham (1975) e derevisão das abordagens inglesa e francesa sobre a Competência, a qual se constituiu no marco teórico para a identificação das competências individuais mais enfaticamente requeridas aostrabalhadores como resposta às novas demandas do atual ambiente dos negócios. Como resultados, foram validadas as escalas propostas para a mensuração das variáveis de interesse deste estudo. Concomitantemente, foram verificadas as hipóteses que nortearam suarealização, permitindo-nos constatar a existência de relações positivas e lineares entre as variáveis Competências Individuais Requeridas e Modernidade Organizacional, Competências Individuais Requeridas e Satisfação do Trabalhador no e com o Trabalho, Modernidade Organizacional e Satisfação do Trabalhador no e com o Trabalho, bem como a existência de relação de dependência entre Modernidade Organizacional (variável independente) e Satisfação do Trabalhador no e com o seu Trabalho (variável dependente). Da mesma forma, o modelo hipotetizado apresentou um ajuste que pode ser caracterizadocomo bom. Já quanto ao diagnóstico da situação das variáveis de interesse deste estudo, cabe destacar a constatação de realidades diferenciadas e heterogêneas, em que se observam organizações em diferentes estágios quanto às competências individuais requeridas, o grau de modernidade organizacional e o nível de satisfação de seus trabalhadores. Não obstante tais diferenças, é notória a incorporação, muito embora de forma não radical, de características de modernidade e de satisfação investigadas; cabendo ressalvar, entretanto, que os traços de modernidade e os ganhos em termos de trabalhos mais satisfatórios mostram-se acompanhados por exigências muito maiores em relação aos trabalhadores.
id UFMG_8576e2e1f209d3ebe2f3f9fb9fede8f3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-99MHUS
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Lucio Flavio Renault de MoraesZelia Miranda KilimnikZelia Miranda KilimnikGardênia Abbad de Oliveira CastroTalita Ribeiro da LuzMarisa Pereira EboliAntonio Luiz MarquesAnderson de Souza Sant'anna2019-08-11T20:13:56Z2019-08-11T20:13:56Z2002-04-19http://hdl.handle.net/1843/BUBD-99MHUSA presente tese teve como objetivo investigar as relações entre as variáveis Competências Individuais, Modernidade Organizacional e Satisfação do Trabalhador no e com o seu Trabalho. Visou, também, proceder a um diagnóstico da situação das mesmas junto aopúblico alvo desta pesquisa, o qual abrangeu 654 profissionais de organizações mineiras que, no momento de sua realização, encontravam-se matriculados em cursos de pós-graduaçãolato-sensu em administração, oferecidos por instituições de ensino superior de Belo Horizonte (MG). Tendo em vista tais objetivos, realizou-se uma pesquisa quantitativa, utilizando-se, como instrumento de coleta de dados um questionário, submetido a tratamento estatístico, por meio de técnicas descritivas e multivariadas. Como referencial teórico, vale salientar a utilização da Abordagem de Análise dos Padrões de Modernidade, proposta por Eboli (1996), do Modelo das Dimensões Básicas da Tarefa, elaborado por Hackman e Oldham (1975) e derevisão das abordagens inglesa e francesa sobre a Competência, a qual se constituiu no marco teórico para a identificação das competências individuais mais enfaticamente requeridas aostrabalhadores como resposta às novas demandas do atual ambiente dos negócios. Como resultados, foram validadas as escalas propostas para a mensuração das variáveis de interesse deste estudo. Concomitantemente, foram verificadas as hipóteses que nortearam suarealização, permitindo-nos constatar a existência de relações positivas e lineares entre as variáveis Competências Individuais Requeridas e Modernidade Organizacional, Competências Individuais Requeridas e Satisfação do Trabalhador no e com o Trabalho, Modernidade Organizacional e Satisfação do Trabalhador no e com o Trabalho, bem como a existência de relação de dependência entre Modernidade Organizacional (variável independente) e Satisfação do Trabalhador no e com o seu Trabalho (variável dependente). Da mesma forma, o modelo hipotetizado apresentou um ajuste que pode ser caracterizadocomo bom. Já quanto ao diagnóstico da situação das variáveis de interesse deste estudo, cabe destacar a constatação de realidades diferenciadas e heterogêneas, em que se observam organizações em diferentes estágios quanto às competências individuais requeridas, o grau de modernidade organizacional e o nível de satisfação de seus trabalhadores. Não obstante tais diferenças, é notória a incorporação, muito embora de forma não radical, de características de modernidade e de satisfação investigadas; cabendo ressalvar, entretanto, que os traços de modernidade e os ganhos em termos de trabalhos mais satisfatórios mostram-se acompanhados por exigências muito maiores em relação aos trabalhadores.This thesis has the aim of investigating the relations between the variables Individual Competencies, Organizational Modernity and Workers Satisfaction at Work. It is also aimed at the procedure of diagnosing the situation of the same variables in relation to the people who are the target of this research, which included 654 professionals from organizations of Minas Gerais, who were enrolled, at the time it was carried out, in lato-sensu post-graduation courses on Administration, offered by institutions of superior education in Belo Horizonte (MG). Bearing in mind these objectives, a quantitative research was performed, using the questionnaire as a basic instrument of data collecting, which was submitted to statistical treatment through descriptive and multivariate analysis techniques. As theoretical reference, one should emphasize the utilization of the Organizational Modernity Estimate Approach, proposed by EBOLI (1996), of the Assignments Basic Dimensions Model, worked out by HACKMAN & OLDHAM (1975) and of the review of the English and French Approaches on the Competence, which constitutes a theoretical mark to identify the individual competencies that are mostly required from the workers, as responses to the new demands from the current business environment. As a result of this research, the scales proposed for measuring the variables concerning this study were validated. At the same time, the hypotheses which guided the accomplishment of the mentioned study were verified, which made possible the verification of the existence of positive and linear relations between the variables: Required Individual Competencies and Organizational Modernity; Required Individual Competencies and Workers Satisfaction at Work; Organizational Modernity and Workers Satisfaction at Work, as well as the existence of a dependence relation between Organizational Modernity (independent variable) and Workers Satisfaction at Work (dependent variable). Likewise, the hypothesized model displayed an adjustment that can be characterized as very good. As to the diagnosis of the situation of the variables concerning this study, it is important to emphasize the verification of differentiated and heterogeneous realities, on which one can perceive organizations in different stages, concerning the required individual competencies, the degree of organizational modernity and the satisfaction level of its workers. In spite of these differences, it is widely known the incorporation, though not radically, of the investigated characteristics of modernity and satisfaction; it is important to caution, however, the aspects of modernity and the gains in terms of more satisfying jobs are followed by far greater demands to the workers.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGQualificações profissionaisCapacidade executivaSatisfação no trabalhoAdministraçãoCompetências organizacionaisSatisfação do trabalhador no e com o TrabalhoCompetências individuaisCompetências profissionaisModernidade organizacionalCompetênciaCompetências individuais requeridas, modernidade organizacional e satisfação no trabalho: uma análise de organizações mineiras sob a ótica de profissionais da área de administraçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_anderson_de_souza_santanna.pdfapplication/pdf971508https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-99MHUS/1/tese_anderson_de_souza_santanna.pdf2b36a87783f1901b98b4293ec47f5944MD511843/BUBD-99MHUS2019-08-11 17:13:56.975oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-99MHUSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-11T20:13:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competências individuais requeridas, modernidade organizacional e satisfação no trabalho: uma análise de organizações mineiras sob a ótica de profissionais da área de administração
title Competências individuais requeridas, modernidade organizacional e satisfação no trabalho: uma análise de organizações mineiras sob a ótica de profissionais da área de administração
spellingShingle Competências individuais requeridas, modernidade organizacional e satisfação no trabalho: uma análise de organizações mineiras sob a ótica de profissionais da área de administração
Anderson de Souza Sant'anna
Competências organizacionais
Satisfação do trabalhador no e com o Trabalho
Competências individuais
Competências profissionais
Modernidade organizacional
Competência
Qualificações profissionais
Capacidade executiva
Satisfação no trabalho
Administração
title_short Competências individuais requeridas, modernidade organizacional e satisfação no trabalho: uma análise de organizações mineiras sob a ótica de profissionais da área de administração
title_full Competências individuais requeridas, modernidade organizacional e satisfação no trabalho: uma análise de organizações mineiras sob a ótica de profissionais da área de administração
title_fullStr Competências individuais requeridas, modernidade organizacional e satisfação no trabalho: uma análise de organizações mineiras sob a ótica de profissionais da área de administração
title_full_unstemmed Competências individuais requeridas, modernidade organizacional e satisfação no trabalho: uma análise de organizações mineiras sob a ótica de profissionais da área de administração
title_sort Competências individuais requeridas, modernidade organizacional e satisfação no trabalho: uma análise de organizações mineiras sob a ótica de profissionais da área de administração
author Anderson de Souza Sant'anna
author_facet Anderson de Souza Sant'anna
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lucio Flavio Renault de Moraes
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Zelia Miranda Kilimnik
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Zelia Miranda Kilimnik
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Gardênia Abbad de Oliveira Castro
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Talita Ribeiro da Luz
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Marisa Pereira Eboli
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Antonio Luiz Marques
dc.contributor.author.fl_str_mv Anderson de Souza Sant'anna
contributor_str_mv Lucio Flavio Renault de Moraes
Zelia Miranda Kilimnik
Zelia Miranda Kilimnik
Gardênia Abbad de Oliveira Castro
Talita Ribeiro da Luz
Marisa Pereira Eboli
Antonio Luiz Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Competências organizacionais
Satisfação do trabalhador no e com o Trabalho
Competências individuais
Competências profissionais
Modernidade organizacional
Competência
topic Competências organizacionais
Satisfação do trabalhador no e com o Trabalho
Competências individuais
Competências profissionais
Modernidade organizacional
Competência
Qualificações profissionais
Capacidade executiva
Satisfação no trabalho
Administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Qualificações profissionais
Capacidade executiva
Satisfação no trabalho
Administração
description A presente tese teve como objetivo investigar as relações entre as variáveis Competências Individuais, Modernidade Organizacional e Satisfação do Trabalhador no e com o seu Trabalho. Visou, também, proceder a um diagnóstico da situação das mesmas junto aopúblico alvo desta pesquisa, o qual abrangeu 654 profissionais de organizações mineiras que, no momento de sua realização, encontravam-se matriculados em cursos de pós-graduaçãolato-sensu em administração, oferecidos por instituições de ensino superior de Belo Horizonte (MG). Tendo em vista tais objetivos, realizou-se uma pesquisa quantitativa, utilizando-se, como instrumento de coleta de dados um questionário, submetido a tratamento estatístico, por meio de técnicas descritivas e multivariadas. Como referencial teórico, vale salientar a utilização da Abordagem de Análise dos Padrões de Modernidade, proposta por Eboli (1996), do Modelo das Dimensões Básicas da Tarefa, elaborado por Hackman e Oldham (1975) e derevisão das abordagens inglesa e francesa sobre a Competência, a qual se constituiu no marco teórico para a identificação das competências individuais mais enfaticamente requeridas aostrabalhadores como resposta às novas demandas do atual ambiente dos negócios. Como resultados, foram validadas as escalas propostas para a mensuração das variáveis de interesse deste estudo. Concomitantemente, foram verificadas as hipóteses que nortearam suarealização, permitindo-nos constatar a existência de relações positivas e lineares entre as variáveis Competências Individuais Requeridas e Modernidade Organizacional, Competências Individuais Requeridas e Satisfação do Trabalhador no e com o Trabalho, Modernidade Organizacional e Satisfação do Trabalhador no e com o Trabalho, bem como a existência de relação de dependência entre Modernidade Organizacional (variável independente) e Satisfação do Trabalhador no e com o seu Trabalho (variável dependente). Da mesma forma, o modelo hipotetizado apresentou um ajuste que pode ser caracterizadocomo bom. Já quanto ao diagnóstico da situação das variáveis de interesse deste estudo, cabe destacar a constatação de realidades diferenciadas e heterogêneas, em que se observam organizações em diferentes estágios quanto às competências individuais requeridas, o grau de modernidade organizacional e o nível de satisfação de seus trabalhadores. Não obstante tais diferenças, é notória a incorporação, muito embora de forma não radical, de características de modernidade e de satisfação investigadas; cabendo ressalvar, entretanto, que os traços de modernidade e os ganhos em termos de trabalhos mais satisfatórios mostram-se acompanhados por exigências muito maiores em relação aos trabalhadores.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002-04-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T20:13:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T20:13:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-99MHUS
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-99MHUS
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-99MHUS/1/tese_anderson_de_souza_santanna.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2b36a87783f1901b98b4293ec47f5944
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676912925343744