A produção de sentido pessoal à atividade de estudo em jovens e adultos estudantes do PROEJA: história, trabalho e práxis pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ivanir
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215449
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
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spelling A produção de sentido pessoal à atividade de estudo em jovens e adultos estudantes do PROEJA: história, trabalho e práxis pedagógicaEducaçãoEducação de jovens e adultosAprendizagem de adultosPercepçãoConhecimento e aprendizagemTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.Esta pesquisa vincula-se ao Grupo Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos ? EPEJA, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e tem como objetivo geral apreender o sentido pessoal à atividade de estudo para os estudantes jovens e adultos que frequentam o curso PROEJA Técnico em Gastronomia do Campus Florianópolis-Continente e como objetivos específicos: conhecer as histórias de vida dos sujeitos da pesquisa, seus percursos de escolarização e de inserção no mundo do trabalho; contextualizar historicamente o campo da educação de jovens e adultos no Brasil, pois nela se inserem as políticas públicas de EJA, bem como a produção histórica dos conhecimentos que as embasam; analisar o Documento Base do PROEJA a fim de identificar qual a orientação nele proposto à educação de jovens e adultos trabalhadores; analisar o Projeto Pedagógico do Curso PROEJA em Gastronomia do Campus Florianópolis-Continente a fim de cotejar-confrontar com o que se materializa na práxis pedagógica; captar e apreender, nas falas dos estudantes e nas observações da dinâmica da sala de aula, qual sentido pessoal atribuem à atividade de estudo a partir da práxis pedagógica no PROEJA. O referencial teórico-metodológico que sustenta o estudo é a Psicologia Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica, que tem como base o Materialismo Histórico-Dialético. Como procedimentos para coleta do material empírico foi utilizada a pesquisa de campo e os instrumentos consistiram da observação sistemática da dinâmica da sala de aula e em entrevistas semiestruturadas (GIL, 2002), conjugada à análise de alguns documentos que orientam o trabalho pedagógico no PROEJA. As entrevistas foram realizadas com quatro estudantes que frequentavam o último semestre do curso PROEJA em Gastronomia e enfocaram questões relacionadas às suas histórias de vida, suas trajetórias de escolarização e de inserção no trabalho, bem como suas percepções sobre os conhecimentos escolares/científicos e aspectos relacionados à sua experiência de escolarização no curso PROEJA. As observações centraram-se na compreensão da dinâmica da sala de aula no curso PROEJA, tanto em relação ao trabalho pedagógico (conteúdos e forma do ensino), quanto no modo como os estudantes se relacionam com os conhecimentos escolares. Os resultados da pesquisa revelam que o sentido pessoal que os estudantes do PROEJA atribuem à atividade de estudo se desenvolve e se transforma a partir do lugar que esses sujeitos ocupam no sistema de relações sociais, cujas marcas são trajetórias descontínuas de escolarização e acesso limitado aos bens materiais e culturais, situação que resulta em um sentido distanciado da apropriação dos conhecimentos teóricos, que são próprios da atividade de estudo. No que concerne à práxis pedagógica do curso PROEJA, os resultados apontaram para uma maior apropriação, pelos estudantes, dos conhecimentos técnicos e, em menor medida, dos teóricos, resultando, muitas vezes, em uma cisão entre o conteúdo dessa atividade e o sentido que ela tem para os sujeitos. Contudo, algumas contradições da escola e, nesse caso, do PROEJA, indicam possibilidades de superação dessa cisão e de produção de sentidos mais eficazes, ao propiciar também acesso aos conhecimentos teóricos; algumas alterações no domínio da própria conduta e; ao criar, nos estudantes, novos motivos para continuarem estudando. Embora existam limites, de ordem estrutural, próprios da sociedade capitalista, que dificultam a formação da atividade de estudo e a superação de uma consciência fragmentada, cindida, em que motivos, ações e resultados correspondam, ainda assim, defendo que é possível avançar nessa direção, na medida em que a escola, e particularmente o PROEJA, assuma o compromisso político-pedagógico concebido sob as bases de uma educação emancipatória e não dual da classe trabalhadora. Condição que implica situar o trabalho e a formação para o trabalho no sistema capitalista de produção e evidenciar suas contradições.Abstract: This research is linked to the Study and Research Group on Youth and Adult Education - EPEJA, Federal University of Santa Catarina - UFSC and its general objective is to learn the personal meaning of the study activity for young and adult students who attend the course: PROEJA Gastronomy Technician of the Florianópolis-Continente Campus and as specific objectives: to know the life stories of the research subjects, their schooling and insertion in the world of work; historically contextualize the field of youth and adult education in Brazil, as it includes the public policies of EJA, as well as the historical production of the knowledge that underlies them; Analyze the PROEJA Background Document to identify the orientation it proposes to the education of youth and working adults; analyze the Pedagogical Project of the PROEJA Course in Gastronomy of Florianópolis-Continente Campus in order to compare and confront with what is materialized in the pedagogical praxis; to capture and understand, in the students' speeches and in the observations of the classroom dynamics, what personal meaning they attribute to the study activity from the pedagogical praxis in PROEJA. The theoreticalmethodological framework that underpins the study is the Historical-Cultural Psychology and the Historical-Critical Pedagogy, which is based on Historical-Dialectical Materialism. As procedures for collecting empirical material, field research was used and the instruments consisted of systematic observation of classroom dynamics and semi-structured interviews (GIL, 2002), combined with the analysis of some documents that guide the pedagogical work in PROEJA. The interviews were conducted with four students attending the last semester of the PROEJA course in Gastronomy and focused on issues related to their life histories, their schooling and work insertion trajectories, as well as their perceptions about school / scientific knowledge and related aspects to your schooling experience in the PROEJA course. Observations focused on understanding the dynamics of the classroom in the PROEJA course, both in relation to pedagogical work (content and form of teaching), as well as how students relate to school knowledge. The research results reveal that the personal meaning that PROEJA students attribute to the study activity develops and transforms from the place that these subjects occupy in the system of social relations, whose marks are discontinuous trajectories of schooling and limited access to material and cultural goods, a situation that results in a sense distanced from the appropriation of theoretical knowledge, which are proper to the study activity. Regarding the pedagogical praxis of the PROEJA course, the results pointed to a greater appropriation by students of technical knowledge and, to a lesser extent, of theoretical knowledge, often resulting in a split between the content of this activity and the meaning that she has for the persons. However, some contradictions of the school and, in this case, PROEJA, indicate possibilities of overcoming this split and producing more effective meanings, while also providing access to theoretical knowledge; some changes in the field of conduct itself and; by creating new reasons for students to continue studying. Although there are limits, structural in nature, characteristic of capitalist society, which hinder the formation of the study activity and the overcoming of a fragmented, split consciousness, in which motives, actions and results correspond, nevertheless, I argue that it is possible to move in this direction, insofar as the school, and particularly PROEJA, assumes the political-pedagogical commitment conceived on the basis of an emancipatory and non-dual education of the working class. This condition implies placing work and training for work in the capitalist system of production and highlighting its contradictions.2019Laffin, Maria Hermínia Lage FernandesSanceverino, Adriana ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaRibeiro, Ivanir2020-10-21T21:16:42Z2020-10-21T21:16:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis368 p.| il.application/pdf369167https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215449porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:16:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215449Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:16:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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