PANORAMA DO FENÔMENO DA EVASÃO DISCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO GEOCAPES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Eduardo Francisco
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pacheco, Andressa Sasaki Vasques, Silva, Fernanda Cristina da, Cabral, Thiago Luiz de Oliveira, Azevedo, Viviane Santos Círio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181160
Resumo: Diante do desafio que o fenômeno da evasão discente representa, especialmente no que diz respeito ao gerenciamento deste processo, sobretudo ao nível de pós-graduação, buscou-se neste artigo identificar o índice de evasão discente na pós-graduação nacional, por meio de uma pesquisa descritiva de cunho qualitativa. No tocante a caracterização da pós-graduação e identificação de modelos de cálculo do índice de evasão, ambos foram desenvolvidos diretamente na seção da fundamentação teórica. Já a sistemática de cálculo de evasão na pós-graduação, foi desenvolvida com base no sistema geocapes, estimando tanto os dados de ingressantes, como o de evasão. Este processo foi realizado na etapa de resultados. Em síntese, observa-se que o fenômeno da evasão discente não é abordado de forma satisfatória na pós-graduação. O índice de evasão chega a 30,06% no período 2015-2016. A situação fica mais crítica ao analisar o índice de evasão acumulado no período 2000-2016, o qual atinge 38,48%. Tal contexto deixa clara a necessidade de maior atenção sobre este aspecto tanto por parte dos agentes do governo, quanto das próprias instituições de ensino superior – IES.
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