Adequação da linguagem na atuação do middle manager: estudo de caso em uma empresa de tecnologia da informação
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192778 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2018. |
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Adequação da linguagem na atuação do middle manager: estudo de caso em uma empresa de tecnologia da informaçãoAdministraçãoEstratégia organizacionalLinguagemTecnologias da informação e comunicaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2018.Este estudo buscou compreender como o middle manager age, no desempenho dos papéis definidos por Floyd e Wooldridge (1992), na perspectiva da estratégia como prática ou strategizing. Para isso, foi construído um referencial teórico abordando a Estratégia como Prática, o middle manager e temas relacionados à sua atuação: língua, linguagem, comunicação, sensemaking e sensegiving. A metodologia adotada foi qualitativa por meio do estudo de caso, o trabalho se desenvolveu dentro de uma perspectiva fenomenológica. As técnicas de coletas de dados foram entrevistas semiestruturadas, observação participante e não-participante e análise de documentos. A análise de resultados aconteceu por meio das técnicas de análise da narrativa e de análise pattern matching. Com o referencial teórico estudado e os dados coletados em uma empresa de tecnologia da informação em Florianópolis, encontrou-se como resultado que a ação do middle manager, na perspectiva da estratégia como prática, é mediada pela adequação da linguagem, num movimento que não se restringe aos seus papéis em si, mas que acontece em etapas, aumentando as possibilidades de ação e interação, num processo contínuo, retroalimentado em seu contato com o contexto, com as intenções e opções estratégicas.Abstract : In this study we aimed to understand how middle manager acts, performing the roles defined by Floyd and Wooldridge (1992), in the strategizing perspective. We built a theoretical framework encompassing strategizing, middle manager and subjects related to his work such as speech, language, communication, sensemaking and sensegiving. The chosen methodology was qualitative using case study method including phenomenology approach. The data collect techniques were semi-structured interviews, participant and non-participant observation and document analysis. Analysis results were made through narrative analisys and pattern matching analysis technique. With the theoretical framework and the data collected from an information technology company in Florianópolis, we found as results that middle manager's practice, in the strategizing perspective, is mediated by the adjustment of the language, in a movement that is not restricted by the roles itself, but it occurs in steps, increasing the actions and interactions possibilities, into a continuous process, with feedback taking place in the interactions with the context, strategic options and strategic intentions.Lavarda, Rosalia Aldraci BarbosaUniversidade Federal de Santa CatarinaRozsa Neto, Rubens2019-01-05T03:02:00Z2019-01-05T03:02:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis112 p.| il.application/pdf355332https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192778porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-05T03:02:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/192778Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-01-05T03:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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