Um olhar sobre o Intérprete de libras, o aluno Surdo e o Professor no contexto da sala de aula inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nehls, Layra Fatima
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252615
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Educação. Curso de Letras Libras.
id UFSC_0725b2260365f82a48ba139fe93090bf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/252615
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Um olhar sobre o Intérprete de libras, o aluno Surdo e o Professor no contexto da sala de aula inclusiva: Interprete de Libras, Língua de Sinais, InclusãoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Educação. Curso de Letras Libras.O presente trabalho relata os aspectos relacionados sobre como acontece o processo de interação entre o Tradutor/Intérprete de Libras, o aluno Surdo e o Professor no decorrer das aulas, na transferência de conteúdos científicos, auxiliando na aprendizagem dos alunos Surdos, a fim de se verificar o processo de inclusão dos alunos surdos no ensino regular, foram realizadas entrevistas com os alunos Surdos, alunos Ouvintes e Professores Regentes seguidas de observações da interação os envolvidos no ambiente da sala de aula, entender melhor o processo de escolarização dos alunos surdos, dentro de uma perspectiva bilíngue. Alunos Surdos inseridos nas salas de aula do ensino regular, trás consigo, a presença do Tradutor/Intérprete de Libras em sala de aula, que é um profissional indispensável para a mediação do seu processo de ensino e aprendizagem sobre os conteúdos apresentados pelos professores regentes, bem como, para seu efetivo desenvolvimento, no qual esse aprendizado é assegurado igual aos demais alunos da sala de aula. Então esse processo de mediação dos conteúdos científicos necessita de uma relação de parceria entre professor regente, tradutor/intérprete de Libras e o aluno Surdo. A partir de experiências vividas enquanto interprete de Libras em sala de aula, já aconteceram várias situações de confusão sobre a função, ou seja, o papel do interprete de Libras, que tronaram o ambiente de cheio de ranços entre os envolvidos na sala de aula. Sendo assim essa pesquisa poderá ajudar a esclarecer esses mal entendidos sobre a verdadeira função do interprete de Libras no ensino regular. A problemática desta pesquisa está vinculada em detectar como é estabelecida a posição entre o professor e o Tradutor/Intérprete de Libras para que seja adequada em sala de aula, e possa favorecer o processo de ensino aprendizagem do aluno Surdo e sua permanência na escola. Através dos escritos de autores tais como: BRITO (1993), FERNANDES (1990; 2003) E PERRENOUD (2000), podemos considerar que o uso da LIBRAS no ambiente escolar, proporcione uma pedagogia diferenciada que se faz necessária, principalmente com a estimulação visual para melhor interpretação do contexto nas disciplinas no ambiente escolar e social e simultaneamente o uso da língua brasileira de Sinais. Esta pesquisa será dentro do aspecto qualitativo e quantitativo, para obter informações por intermédio dos professores do ensino regular, verificando quais as ações para o uso da língua de sinais com qualidade e proficiência pelos intérpretes de LIBRAS em sala de aula, bem como, indicar as estratégias utilizadas pelo professor e Tradutor/Intérprete de Libras no contexto educacional, como mediadores do conhecimento em sala de aula e suas possibilidades de trabalho em parceria. A coleta de dados dá-se por meio da observação de uma escola da rede estadual de educação de Santa Catarina, da cidade de Joinville, em uma turma de quarenta alunos ouvintes do ensino fundamental, em que ha um aluno surdo e um intérprete de Libras atuando. Para analisar as propostas pedagógicas e as estratégias metodológicas, desenvolvidas pelos professores e Intérprete de Língua de Sinais, a fim de se verificar o processo de inclusão dos alunos surdos no ensino regular, foram realizadas entrevistas com os três alunos Surdos, três alunos Ouvintes e três Professores Regentes seguidas de observações da interação os envolvidos no ambiente da sala de aula, entender melhor o processo de escolarização dos alunos surdos, dentro de uma perspectiva bilíngueJoinville, SCSchmitt, DeonísioSerpa, LauraUniversidade Federal de Santa CatarinaNehls, Layra Fatima2023-12-08T18:51:26Z2023-12-08T18:51:26Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisxx f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252615Florianópolis, SCporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-08T18:51:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/252615Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-08T18:51:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre o Intérprete de libras, o aluno Surdo e o Professor no contexto da sala de aula inclusiva
title Um olhar sobre o Intérprete de libras, o aluno Surdo e o Professor no contexto da sala de aula inclusiva
spellingShingle Um olhar sobre o Intérprete de libras, o aluno Surdo e o Professor no contexto da sala de aula inclusiva
Nehls, Layra Fatima
: Interprete de Libras, Língua de Sinais, Inclusão
title_short Um olhar sobre o Intérprete de libras, o aluno Surdo e o Professor no contexto da sala de aula inclusiva
title_full Um olhar sobre o Intérprete de libras, o aluno Surdo e o Professor no contexto da sala de aula inclusiva
title_fullStr Um olhar sobre o Intérprete de libras, o aluno Surdo e o Professor no contexto da sala de aula inclusiva
title_full_unstemmed Um olhar sobre o Intérprete de libras, o aluno Surdo e o Professor no contexto da sala de aula inclusiva
title_sort Um olhar sobre o Intérprete de libras, o aluno Surdo e o Professor no contexto da sala de aula inclusiva
author Nehls, Layra Fatima
author_facet Nehls, Layra Fatima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schmitt, Deonísio
Serpa, Laura
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Nehls, Layra Fatima
dc.subject.por.fl_str_mv : Interprete de Libras, Língua de Sinais, Inclusão
topic : Interprete de Libras, Língua de Sinais, Inclusão
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Educação. Curso de Letras Libras.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2023-12-08T18:51:26Z
2023-12-08T18:51:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252615
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xx f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652154419806208