SINAES, ENADE E CPC: uma discussão bibliográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253881 |
Resumo: | O presente artigo discute sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), iniciando pela concepção da avaliação no contexto educacional, sua consolidação na educação superior e a implantação e amadurecimento do SINAES e dos indicadores de qualidade da educação. Os principais marcos regulatórios dos indicadores de qualidade do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e do Conceito Preliminar de Curso (CPC) são tratados, assim como, seus conceitos, instrumentos, insumos, pesos, periodicidades e o grau de aplicabilidade desses conceitos para os órgãos formuladores de políticas públicas e para as instituições de ensino superior. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e documental, com buscas nas bases acadêmico-cientifica do portal da CAPES, SciELO, google acadêmico, periódicos especializados e site e documentos do INEP/MEC e do Planalto. O estudo evidenciou que o ENADE pode interferir nos conceitos dos indicadores de qualidade da educação da educação superior, na formulação políticas públicas educacionais e no gerenciamento dos processos de desenvolvimento institucionais. |
id |
UFSC_074655e4cbe653f12be6fc1ca87b58cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/253881 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
SINAES, ENADE E CPC: uma discussão bibliográficaO presente artigo discute sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), iniciando pela concepção da avaliação no contexto educacional, sua consolidação na educação superior e a implantação e amadurecimento do SINAES e dos indicadores de qualidade da educação. Os principais marcos regulatórios dos indicadores de qualidade do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e do Conceito Preliminar de Curso (CPC) são tratados, assim como, seus conceitos, instrumentos, insumos, pesos, periodicidades e o grau de aplicabilidade desses conceitos para os órgãos formuladores de políticas públicas e para as instituições de ensino superior. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e documental, com buscas nas bases acadêmico-cientifica do portal da CAPES, SciELO, google acadêmico, periódicos especializados e site e documentos do INEP/MEC e do Planalto. O estudo evidenciou que o ENADE pode interferir nos conceitos dos indicadores de qualidade da educação da educação superior, na formulação políticas públicas educacionais e no gerenciamento dos processos de desenvolvimento institucionais.INPEAU/UFSC2024-01-04T14:52:19Z2024-01-04T14:52:19Z2023-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253881DANTAS, VALDILÉIA FERREIRA VILHENASILVA, JÚLIO EDUARDO ORNELASRIBEIRO, GISELLE DOS SANTOSporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-04T14:52:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253881Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-01-04T14:52:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SINAES, ENADE E CPC: uma discussão bibliográfica |
title |
SINAES, ENADE E CPC: uma discussão bibliográfica |
spellingShingle |
SINAES, ENADE E CPC: uma discussão bibliográfica DANTAS, VALDILÉIA FERREIRA VILHENA |
title_short |
SINAES, ENADE E CPC: uma discussão bibliográfica |
title_full |
SINAES, ENADE E CPC: uma discussão bibliográfica |
title_fullStr |
SINAES, ENADE E CPC: uma discussão bibliográfica |
title_full_unstemmed |
SINAES, ENADE E CPC: uma discussão bibliográfica |
title_sort |
SINAES, ENADE E CPC: uma discussão bibliográfica |
author |
DANTAS, VALDILÉIA FERREIRA VILHENA |
author_facet |
DANTAS, VALDILÉIA FERREIRA VILHENA SILVA, JÚLIO EDUARDO ORNELAS RIBEIRO, GISELLE DOS SANTOS |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, JÚLIO EDUARDO ORNELAS RIBEIRO, GISELLE DOS SANTOS |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DANTAS, VALDILÉIA FERREIRA VILHENA SILVA, JÚLIO EDUARDO ORNELAS RIBEIRO, GISELLE DOS SANTOS |
description |
O presente artigo discute sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), iniciando pela concepção da avaliação no contexto educacional, sua consolidação na educação superior e a implantação e amadurecimento do SINAES e dos indicadores de qualidade da educação. Os principais marcos regulatórios dos indicadores de qualidade do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e do Conceito Preliminar de Curso (CPC) são tratados, assim como, seus conceitos, instrumentos, insumos, pesos, periodicidades e o grau de aplicabilidade desses conceitos para os órgãos formuladores de políticas públicas e para as instituições de ensino superior. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e documental, com buscas nas bases acadêmico-cientifica do portal da CAPES, SciELO, google acadêmico, periódicos especializados e site e documentos do INEP/MEC e do Planalto. O estudo evidenciou que o ENADE pode interferir nos conceitos dos indicadores de qualidade da educação da educação superior, na formulação políticas públicas educacionais e no gerenciamento dos processos de desenvolvimento institucionais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-15 2024-01-04T14:52:19Z 2024-01-04T14:52:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253881 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253881 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652277478588416 |