Monitoramento de recursos naturais estratégicos utilizando veículo aéreo não tripulado, no município de Joinville, Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Victor Barbosa do
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216099
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2020.
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spelling Monitoramento de recursos naturais estratégicos utilizando veículo aéreo não tripulado, no município de Joinville, Santa CatarinaArquiteturaMonitorização ambientalPaisagensSensoriamento remotoFotogrametriaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2020.Esta pesquisa pretendeu gerar um método de utilização de veículos aéreos não tripulados (VANT) e câmeras de pequeno formato no monitoramento de recursos naturais estratégicos, servindo como suporte para a aplicação das diretrizes gerais do Estatuto da Cidade. Foi selecionada uma área de 188 ha à montante do ponto de captação de água para abastecimento do município, para identificar as mudanças no uso do solo e a evolução da vegetação nativa. Imagens aéreas de voo tripulado realizado em 2010 foram confrontadas com as imagens obtidas com o VANT em 2017. Foi utilizado o quadricóptero Phanton 4 Pro da DJI com câmera de 20 megapixel, o plano de voo foi elaborado do PrecisionFly com altura de 120m. O ortofotomosaico foi gerado no PhotoScan utilizando o GPS interno do VANT para georreferenciar as imagens. A precisão posicional foi verificada de acordo com a Norma de Execução N.02 do INCRA, utilizando 20 pontos de verificação implantados em solo e as coordenadas coletadas com GNSS/RTK antes da realização do voo.As discrepâncias posicionais variaram entre 0,55m e 1,92m, com erro quadrático médio de 1,20m. Utilizando o software ArcGIS/ESRI foram identificadas três categorias de uso do solo: (1) infraestrutura; (2) áreas agrícolas (3) floresta nativa. As análises mostraram que ao longo de 2 km do rio houve acréscimo de 1,037 ha de vegetação nativa.Conclui-se que os VANT são importantes instrumentos para o gerenciamento do uso e ocupação do solo pela administração municipal, com dinamismo, baixo custo e alta confiabilidade das informações geradas, devido aos avanços em autonomia e segurança das aeronaves, assim como, a resolução dos sensores embarcados e a automação dos programas de processamento das imagens.Abstract: This research aimed to generate a method to use unmanned aerial vehicles (UAVs) and small format cameras in the strategic natural resources monitoring, serving as support for City Statute general guidelines application. An area of 188 ha was selected upstream of the point of water collection to supply the municipality, to identify changes in land use and the native vegetation evolution. Aerial images of manned flight carried out in 2010 were compared with the images obtained with the UAV in 2017. The DJI Phanton 4 Pro quadcopter with a 20 megapixel camera was used, the flight plan was prepared by PrecisionFly at 120 m high. The orthofotomosaic was generated in PhotoScan using the UAV's internal GPS to georeference the images. Positional accuracy was verified in accordance with Execution Standard N.02 of INCRA, using 20 verification points implanted on the ground and the coordinates collected with GNSS / RTK before the flight. Positional discrepancies ranged between 0.55m and 1.92m, with an average square error of 1.20m. Using ArcGIS / ESRI software, three land use categories were identified: (1) infrastructure; (2) agricultural areas; (3) native forest. The analyzes showed that over 2 km of the river there was an increase of 1,037 ha of native vegetation. It is concluded that UAVs are important instruments for land use and occupation management by the municipal administration, with dynamism, low cost and high reliability of generated information, due to the advances in aircraft autonomy and safety, as well as, the resolution of the embedded sensors and the automation of image processing programs.Loch, CarlosCarmo, Victor Barbosa do2020-10-21T21:25:43Z2020-10-21T21:25:43Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis120 p.| il., gráfs.application/pdf369890https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216099porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-27T14:44:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216099Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-27T14:44:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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