Teacher talk: a description of classroom interaction
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1987 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157530 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão |
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Teacher talk: a description of classroom interactionLingua inglesaEstudo e ensinoPsicologia da aprendizagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e ExpressãoEsta dissertação tem por objetivo principal descrever a interação verbal professor/aluno em salas de aulas de cursos particulares onde se ensina a língua inglesa no Brasil. Partindo do pressuposto de que a fala de sala de aula usada pelo professor para conduzir o processo ensino-aprendizagem é possível de ser analisada, descrita e caracterizada a nível lingüístico, a referida dissertação baseia-se teoricamente no modelo Birmingham de interação em sala de aula. Feita a análise, que foi aplicada a quatro aulas de inglês básico (false beginners) e duas iniciantes (beginners), gravadas em três cursos de língua, mostrou-se que, de acordo com a teoria desenvolvida por Sinclair and Coulthard (1975), Sinclair et al (1982), a estrutura da fala do professor pode ser descrita em termos de Initiation (I), Response (R), e Follow-up (F). As aulas são conduzidas, de certa maneira, informalmente por professores jovens e dinâmicos, mas o conteúdo permanece formal porque as atividades de língua desenvolvidas durante as aulas são do tipo "citation" (Willis, 1983) onde o objetivo é fazer com que os alunos consigam se expressar corretamente, o que mostra que o ensino de inglês, de acordo com as aulas analisadas, ainda é motivado na aprendizagem da gramática da língua, apesar das novas orientações ao ensino de língua estarem centradas mais na promoção da capcidade do aluno em comunicar-se através da língua do que ensino tradicional da gramática. Analisando a língua usada em salas de aula em "inner layer" e "outer layer" (Willis, 1981), ficou claro que quando a língua materna é a usada para se ensinar inglês, o que é comunicativo em sala de aula (outer layer) é conseqüentemente dado em Português, sendo que o Inglês é usado apenas para praticar as estruturas da língua (inner layer).Caldas-Coulthard, Carmen RosaUniversidade Federal de Santa CatarinaMundim, Rosa Yoshiko Mochidome2016-01-08T15:43:29Z2016-01-08T15:43:29Z1987info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf79222https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157530engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-08T15:43:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/157530Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T15:43:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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