RELAÇÕES RACIAIS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL BRASILEIRA: UM CAMPO EM ABERTO
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131890 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo dar visibilidade às percepções dos/as Trabalhadores/as Técnico-Administrativos em Educação na UFMG acerca das relações raciais estabelecidas no contexto acadêmico e do impacto destas sobre as suas vivências e atividades profissionais. O estudo que deu origem a este trabalho foi realizado na Universidade Federal de Minas Gerais. O suporte teórico metodológico utilizado foi a História Oral e como instrumento de coleta de dados foi realizado um questionário que objetivava levantar o pertencimento étnico-racial dos participantes e ainda entrevistas semi-estruturadas com 15 sujeitos autodeclarados pretos, pardos e brancos. Eles/as narraram sobre a percepção do racismo e a incidência do mesmo em suas trajetórias; os entraves provocados pelo pertencimento racial, dentre outros. Os estudos evidenciaram que os/as trabalhadores/as Técnico-Administrativos em Educação em geral, gozam de invisibilidade no contexto universitário, e que a mesma é mais aguda para os/as trabalhadores/as negros/as. |
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