O Futuro da Engenharia Civil: perspectivas para a formação 4.0

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Bárbara Bonfim
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232791
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.
id UFSC_0a834b4a97fb8fea0e691a05e59f27e0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/232791
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O Futuro da Engenharia Civil: perspectivas para a formação 4.0Engenharia CivilFormação em Engenharia CivilFormação 4.0Educação CorporativaSoft skills e hard skillsTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.A Construção Civil tem um grande papel para o desenvolvimento do país, e com o objetivo de melhorar os seus resultados e desempenho, viu-se o setor abrir espaço para a adesão de novas tecnologias e soluções nos últimos anos, o que vem gerando mudanças no comportamento do mercado de trabalho e, consequentemente, mudanças no perfil esperado dos profissionais que o compõem, para suportar esse crescimento. Nesse sentido, sabe-se que uma empresa é formada pela soma de pessoas presentes na Organização, para torná-la mais competitiva e produtiva, é necessário perfis profissionais cada vez melhores. Uma vez que a tecnologia vem para auxiliar na otimização de processos, o diferencial humano precisa destacar as habilidades e competências do indivíduo. A formação dos profissionais de engenharia civil que, até então, tem um grande foco no conhecimento técnico, vai precisar cada vez mais se atentar às demandas de competências do mercado de trabalho, que vai exigir muitas vezes, uma aprendizagem ativa, constante e com as habilidades pessoais e comportamentais (soft skills) igualmente desenvolvidas. Para esclarecer a demanda dessas habilidades por parte do mercado, este trabalho se propõe a investigar as dores e necessidades no perfil do profissional de Engenharia Civil, através da ótica dos estudantes, profissionais formados atuantes em diferentes áreas e por Construtoras contratantes, à luz das Diretrizes Curriculares do Curso de Engenharia e das tendências da Indústria 4.0 e da Formação 4.0.The Civil Construction has a great role for the development of the country, and with the objective of improving results and performance, the sector has opened space for the adhesion of new technologies and solutions in the last years, which has been generating changes in the behavior of the labor market and, consequently, changes in the expected profile of the professionals who compose it, to support this growth. In this sense, it is known that a company is formed by the sum of people present in the Organization, in order to make it more competitive and productive, increasingly better professional profiles are needed. Since technology comes to assist in the optimization of processes, the human differential needs to highlight the individual's skills and competences. The training of civil engineering professionals, who, until then, have had a strong focus on technical knowledge, will increasingly need to pay attention to the skills demands of the labor market, which will often require active, constant learning and with the personal and behavioral skills (soft skills) equally developed. In order to clarify the demand for these skills by the market, this work proposes to investigate the pains and needs in the profile of the Civil Engineering professional, through the perspective of students, trained professionals working in different areas and by contracting construction companies, in the light of the Guidelines Curriculum for the Engineering Course and trends in Industry 4.0 and Training 4.0.Florianópolis, SCLobo, EduardoUniversidade Federal de Santa CatarinaLeal, Bárbara Bonfim2022-03-24T15:54:50Z2022-03-24T15:54:50Z2022-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis130 papplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232791info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-03-24T15:54:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/232791Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-03-24T15:54:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Futuro da Engenharia Civil: perspectivas para a formação 4.0
title O Futuro da Engenharia Civil: perspectivas para a formação 4.0
spellingShingle O Futuro da Engenharia Civil: perspectivas para a formação 4.0
Leal, Bárbara Bonfim
Engenharia Civil
Formação em Engenharia Civil
Formação 4.0
Educação Corporativa
Soft skills e hard skills
title_short O Futuro da Engenharia Civil: perspectivas para a formação 4.0
title_full O Futuro da Engenharia Civil: perspectivas para a formação 4.0
title_fullStr O Futuro da Engenharia Civil: perspectivas para a formação 4.0
title_full_unstemmed O Futuro da Engenharia Civil: perspectivas para a formação 4.0
title_sort O Futuro da Engenharia Civil: perspectivas para a formação 4.0
author Leal, Bárbara Bonfim
author_facet Leal, Bárbara Bonfim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lobo, Eduardo
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Bárbara Bonfim
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia Civil
Formação em Engenharia Civil
Formação 4.0
Educação Corporativa
Soft skills e hard skills
topic Engenharia Civil
Formação em Engenharia Civil
Formação 4.0
Educação Corporativa
Soft skills e hard skills
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-24T15:54:50Z
2022-03-24T15:54:50Z
2022-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232791
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 130 p
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652062020337664