O ensino de Geografia e a importância da alfabetização cartográfia nas séries iniciais: uma proposta metodológia para o ensino fundamental de 1ª a 4ª série

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Laércio de
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85894
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_0aa1a79aae30f98962702d3828f1173a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85894
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O ensino de Geografia e a importância da alfabetização cartográfia nas séries iniciais: uma proposta metodológia para o ensino fundamental de 1ª a 4ª sérieEngenharia de produçãoGeografia (Primeiro grau)GeografiaEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Esta dissertação tem o objetivo de apresentar uma proposta metodológica para o ensino de Geografia de 1.ª a 4.ª série do Ensino Fundamental, o qual resultará em uma coleção de quatro volumes. Para nortear a proposta deste trabalho, apresentamos a seguinte ordem: um histórico da ciência geográfica, mostrando seus primórdios com pensadores, como Karl Ritter, Humboldt, Friedrich Ratzel, Elisée Reclus, entre outros; depois, foi feita uma discussão sobre os fundamentos da Geografia enquanto ciência, apresentando o seu objeto de estudo; na seqüência, faz-se outra discussão e se estabelece uma relação entre o ensino da Geografia e a aprendizagem da Cartografia, como um dos pilares, para que o aluno consiga fazer uma leitura de mundo; por último, apresentou-se a proposta que se concretizará em uma coleção de 4 livros didáticos para o ensino de Geografia de 1.ª a 4.ª série, dos quais o primeiro já está concluído - no prelo.Florianópolis, SCCoelho, Christianne Coelho de Souza ReinischUniversidade Federal de Santa CatarinaMello, Laércio de2012-10-21T00:57:59Z2012-10-21T00:57:59Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisVIII,86 f.| il.application/pdf227754http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85894porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-10-21T00:58:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85894Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732012-10-21T01:58:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de Geografia e a importância da alfabetização cartográfia nas séries iniciais: uma proposta metodológia para o ensino fundamental de 1ª a 4ª série
title O ensino de Geografia e a importância da alfabetização cartográfia nas séries iniciais: uma proposta metodológia para o ensino fundamental de 1ª a 4ª série
spellingShingle O ensino de Geografia e a importância da alfabetização cartográfia nas séries iniciais: uma proposta metodológia para o ensino fundamental de 1ª a 4ª série
Mello, Laércio de
Engenharia de produção
Geografia (Primeiro grau)
Geografia
Estudo e ensino
title_short O ensino de Geografia e a importância da alfabetização cartográfia nas séries iniciais: uma proposta metodológia para o ensino fundamental de 1ª a 4ª série
title_full O ensino de Geografia e a importância da alfabetização cartográfia nas séries iniciais: uma proposta metodológia para o ensino fundamental de 1ª a 4ª série
title_fullStr O ensino de Geografia e a importância da alfabetização cartográfia nas séries iniciais: uma proposta metodológia para o ensino fundamental de 1ª a 4ª série
title_full_unstemmed O ensino de Geografia e a importância da alfabetização cartográfia nas séries iniciais: uma proposta metodológia para o ensino fundamental de 1ª a 4ª série
title_sort O ensino de Geografia e a importância da alfabetização cartográfia nas séries iniciais: uma proposta metodológia para o ensino fundamental de 1ª a 4ª série
author Mello, Laércio de
author_facet Mello, Laércio de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Christianne Coelho de Souza Reinisch
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Laércio de
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Geografia (Primeiro grau)
Geografia
Estudo e ensino
topic Engenharia de produção
Geografia (Primeiro grau)
Geografia
Estudo e ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003
2012-10-21T00:57:59Z
2012-10-21T00:57:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 227754
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85894
identifier_str_mv 227754
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv VIII,86 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652334664777728