O design gráfico e a neurociência: a percepção visual da assinatura gráfica de marca e suas respostas neurocerebrais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ceccato, Patricia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107620
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2013
id UFSC_0abecf7c0b89a071d069005627e19718
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/107620
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O design gráfico e a neurociência: a percepção visual da assinatura gráfica de marca e suas respostas neurocerebraisDesenho graficoIdentidade visualGestão de designNeurociênciasGestão de MarcasSoftware de aplicaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2013A presente pesquisa responde se as respostas neurocerebrais reativa e analítica dos consumidores geradas a partir da percepção visual de assinaturas gráficas de marca podem gerar diferentes avaliações das mesmas. Ao longo do trabalho são relacionados conceitos de marca, branding, gestão do design, design gráfico, identidade visual, avaliações e neurociência coletados através de pesquisa bibliográfica, como forma de fundamentar teoricamente a pesquisa quanti e qualitativa. A coleta de dados envolve também uma ferramenta de investigação: um aplicativo para tablet que exibe assinaturas gráficas de marcas, primeiramente por um curto, e posteriormente um maior período de tempo cada uma. A finalidade do aplicativo é coletar dados quantitativos referentes às respostas rápida (reativa e emocional), e lenta (analítica e racional) que o consumidor faz a partir da percepção visual das assinaturas gráficas de marcas com o intuito de descobrir se elas ocasionam alguma diferença nas avaliações das mesmas. Os dados quantitativos são descritos e interpretados, etapa na qual são cruzados com as referências bibliográficas dentro da perspectiva teórica adotada no início da pesquisa, determinando assim a etapa qualitativa da mesma. A partir disso, fica definido o objetivo geral da pesquisa, que é analisar se as respostas neurocerebrais reativa e analítica geradas a partir da percepção visual de assinaturas gráficas de marca originam avaliações diferentes das mesmas. Constata-se, ao fim da pesquisa, que apesar de a maior parte das assinaturas gráficas terem apresentado uma variação entre as respostas dadas pelos integrantes da amostra nas avaliações feitas nos dois tempos de exibição, como foram em parte negativas e em parte positivas, o resultado final da diferença entre a média das duas avaliações foi um empate técnico. Não foi possível afirmar, com 95% de confiança, que as respostas neurocerebrais reativa e analítica geradas a partir da percepção visual de assinaturas gráficas de marca geraram avaliações diferentes das mesmas. Uma possível explicação seria uma preponderância da resposta emocional mesmo após o processamento analítico. <br>Gomez, Luiz Salomão RibasUniversidade Federal de Santa CatarinaCeccato, Patricia2013-12-06T00:38:44Z2013-12-06T00:38:44Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis192 p.| il., tabs.application/pdf318719https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107620porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:11:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/107620Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:11:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O design gráfico e a neurociência: a percepção visual da assinatura gráfica de marca e suas respostas neurocerebrais
title O design gráfico e a neurociência: a percepção visual da assinatura gráfica de marca e suas respostas neurocerebrais
spellingShingle O design gráfico e a neurociência: a percepção visual da assinatura gráfica de marca e suas respostas neurocerebrais
Ceccato, Patricia
Desenho grafico
Identidade visual
Gestão de design
Neurociências
Gestão de Marcas
Software de aplicação
title_short O design gráfico e a neurociência: a percepção visual da assinatura gráfica de marca e suas respostas neurocerebrais
title_full O design gráfico e a neurociência: a percepção visual da assinatura gráfica de marca e suas respostas neurocerebrais
title_fullStr O design gráfico e a neurociência: a percepção visual da assinatura gráfica de marca e suas respostas neurocerebrais
title_full_unstemmed O design gráfico e a neurociência: a percepção visual da assinatura gráfica de marca e suas respostas neurocerebrais
title_sort O design gráfico e a neurociência: a percepção visual da assinatura gráfica de marca e suas respostas neurocerebrais
author Ceccato, Patricia
author_facet Ceccato, Patricia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomez, Luiz Salomão Ribas
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ceccato, Patricia
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho grafico
Identidade visual
Gestão de design
Neurociências
Gestão de Marcas
Software de aplicação
topic Desenho grafico
Identidade visual
Gestão de design
Neurociências
Gestão de Marcas
Software de aplicação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-06T00:38:44Z
2013-12-06T00:38:44Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 318719
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107620
identifier_str_mv 318719
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 192 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652154408271872