A SUSTENTABILIDADE NA PERSPECTIVA DE DISCENTES DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL: NA PRÁTICA A SUSTENTABILIDADE FICA NO DISCURSO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181015 |
Resumo: | Investigou-se o ponto de vista de discentes de graduação em administração acerca da noção de sustentabilidade. Articulou-se a teoria dos stakeholders, com o corpo de conhecimento acerca da sustentabilidade, da ética e da formação do administrador. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa survey, cuja coleta envolveu a triangulação de dados por meio da aplicação de questionários e pesquisa documental. Os dados coletados por meio de questionários foram submetidos à análise estatística. A amostra contou com 233 discentes (30,98% do tamanho da população) de todos os períodos do curso e dos turnos matutino e noturno. A síntese dos resultados revela que, do ponto de vista dos respondentes, a noção de sustentabilidade, que pressupõe o tratamento equitativo das dimensões econômica, sociocultural e ambiental, fica apenas no campo do discurso (comportamento esperado) e não se materializa na prática (comportamento efetivo). As evidências indicam que a dimensão econômica prevalece sobre as demais, principalmente, quando a lucratividade do acionista e a sobrevivência da organização são os objetos de investigação. Reflexões acerca do processo de formação do administrador são necessárias, sobretudo pelos indícios de que o modelo de formação cartesiano e voltado para a lucratividade ainda prevalece frente a educação voltada para a sustentabilidade. |
id |
UFSC_0adeca96e6f962ba0d61304166698e72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181015 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A SUSTENTABILIDADE NA PERSPECTIVA DE DISCENTES DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL: NA PRÁTICA A SUSTENTABILIDADE FICA NO DISCURSOSustentabilidadeFormação do AdministradorStakeholdersComportamento EsperadoComportamento EfetivoInvestigou-se o ponto de vista de discentes de graduação em administração acerca da noção de sustentabilidade. Articulou-se a teoria dos stakeholders, com o corpo de conhecimento acerca da sustentabilidade, da ética e da formação do administrador. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa survey, cuja coleta envolveu a triangulação de dados por meio da aplicação de questionários e pesquisa documental. Os dados coletados por meio de questionários foram submetidos à análise estatística. A amostra contou com 233 discentes (30,98% do tamanho da população) de todos os períodos do curso e dos turnos matutino e noturno. A síntese dos resultados revela que, do ponto de vista dos respondentes, a noção de sustentabilidade, que pressupõe o tratamento equitativo das dimensões econômica, sociocultural e ambiental, fica apenas no campo do discurso (comportamento esperado) e não se materializa na prática (comportamento efetivo). As evidências indicam que a dimensão econômica prevalece sobre as demais, principalmente, quando a lucratividade do acionista e a sobrevivência da organização são os objetos de investigação. Reflexões acerca do processo de formação do administrador são necessárias, sobretudo pelos indícios de que o modelo de formação cartesiano e voltado para a lucratividade ainda prevalece frente a educação voltada para a sustentabilidade.2017-11-17T17:22:07Z2017-11-17T17:22:07Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181015SILVA JUNIOR, ANNOR DASILVA, PRISCILLA DE OLIVEIRA MARTINS DAVASCONCELOS, KÁTIA CYRLENE DE ARAÚJOSILVA, VITOR CORREA DABRITO, SARAH LUIZA MARTINS SILVA DEMONTEIRO, JOSÉ MICHEL ROCHAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T17:22:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181015Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T17:22:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A SUSTENTABILIDADE NA PERSPECTIVA DE DISCENTES DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL: NA PRÁTICA A SUSTENTABILIDADE FICA NO DISCURSO |
title |
A SUSTENTABILIDADE NA PERSPECTIVA DE DISCENTES DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL: NA PRÁTICA A SUSTENTABILIDADE FICA NO DISCURSO |
spellingShingle |
A SUSTENTABILIDADE NA PERSPECTIVA DE DISCENTES DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL: NA PRÁTICA A SUSTENTABILIDADE FICA NO DISCURSO SILVA JUNIOR, ANNOR DA Sustentabilidade Formação do Administrador Stakeholders Comportamento Esperado Comportamento Efetivo |
title_short |
A SUSTENTABILIDADE NA PERSPECTIVA DE DISCENTES DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL: NA PRÁTICA A SUSTENTABILIDADE FICA NO DISCURSO |
title_full |
A SUSTENTABILIDADE NA PERSPECTIVA DE DISCENTES DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL: NA PRÁTICA A SUSTENTABILIDADE FICA NO DISCURSO |
title_fullStr |
A SUSTENTABILIDADE NA PERSPECTIVA DE DISCENTES DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL: NA PRÁTICA A SUSTENTABILIDADE FICA NO DISCURSO |
title_full_unstemmed |
A SUSTENTABILIDADE NA PERSPECTIVA DE DISCENTES DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL: NA PRÁTICA A SUSTENTABILIDADE FICA NO DISCURSO |
title_sort |
A SUSTENTABILIDADE NA PERSPECTIVA DE DISCENTES DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL: NA PRÁTICA A SUSTENTABILIDADE FICA NO DISCURSO |
author |
SILVA JUNIOR, ANNOR DA |
author_facet |
SILVA JUNIOR, ANNOR DA SILVA, PRISCILLA DE OLIVEIRA MARTINS DA VASCONCELOS, KÁTIA CYRLENE DE ARAÚJO SILVA, VITOR CORREA DA BRITO, SARAH LUIZA MARTINS SILVA DE MONTEIRO, JOSÉ MICHEL ROCHA |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, PRISCILLA DE OLIVEIRA MARTINS DA VASCONCELOS, KÁTIA CYRLENE DE ARAÚJO SILVA, VITOR CORREA DA BRITO, SARAH LUIZA MARTINS SILVA DE MONTEIRO, JOSÉ MICHEL ROCHA |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA JUNIOR, ANNOR DA SILVA, PRISCILLA DE OLIVEIRA MARTINS DA VASCONCELOS, KÁTIA CYRLENE DE ARAÚJO SILVA, VITOR CORREA DA BRITO, SARAH LUIZA MARTINS SILVA DE MONTEIRO, JOSÉ MICHEL ROCHA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sustentabilidade Formação do Administrador Stakeholders Comportamento Esperado Comportamento Efetivo |
topic |
Sustentabilidade Formação do Administrador Stakeholders Comportamento Esperado Comportamento Efetivo |
description |
Investigou-se o ponto de vista de discentes de graduação em administração acerca da noção de sustentabilidade. Articulou-se a teoria dos stakeholders, com o corpo de conhecimento acerca da sustentabilidade, da ética e da formação do administrador. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa survey, cuja coleta envolveu a triangulação de dados por meio da aplicação de questionários e pesquisa documental. Os dados coletados por meio de questionários foram submetidos à análise estatística. A amostra contou com 233 discentes (30,98% do tamanho da população) de todos os períodos do curso e dos turnos matutino e noturno. A síntese dos resultados revela que, do ponto de vista dos respondentes, a noção de sustentabilidade, que pressupõe o tratamento equitativo das dimensões econômica, sociocultural e ambiental, fica apenas no campo do discurso (comportamento esperado) e não se materializa na prática (comportamento efetivo). As evidências indicam que a dimensão econômica prevalece sobre as demais, principalmente, quando a lucratividade do acionista e a sobrevivência da organização são os objetos de investigação. Reflexões acerca do processo de formação do administrador são necessárias, sobretudo pelos indícios de que o modelo de formação cartesiano e voltado para a lucratividade ainda prevalece frente a educação voltada para a sustentabilidade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-17T17:22:07Z 2017-11-17T17:22:07Z 2017-11-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-03-5 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181015 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-03-5 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651943545929728 |