A SUSTENTABILIDADE NA PERSPECTIVA DE DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL: PREVALECE O OPORTUNISMO E O UTILITARISMO
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181016 |
Resumo: | Investigou-se o ponto de vista de discentes de graduação em ciências contábeis acerca da noção de sustentabilidade. Teoricamente, articulou-se a teoria dos stakeholders, com o corpo de conhecimento acerca da sustentabilidade, de ética e da formação do educacional e profissional do contador. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa survey, cuja coleta envolveu a triangulação de dados por meio da aplicação de questionários e pesquisa documental. Os dados coletados por meio de questionários foram submetidos à análise estatística. A amostra contou com 285 discentes (39,47% do tamanho da população) de todos os períodos do curso e dos turnos matutino e noturno. A síntese dos resultados revela que a noção de sustentabilidade predominante na literatura, que pressupõe o tratamento equitativo das dimensões econômica, sociocultural e ambiental, não é compartilhada pelos respondentes. Segundo o ponto de vista dos respondentes, ao invés de um tratamento equitativo entre as dimensões, há uma prevalência da dimensão econômica frente as demais dimensões. Em parte, esta prevalência está ancorada na lógica oportunista e utilitarista que permeia a formação do contador. Os resultados remetem a uma necessidade de reflexões acerca da formação educacional desses discentes, sobretudo, pela necessidade de se repensar o modelo de educação vigente rumo a uma lógica sustentável. |
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Investigou-se o ponto de vista de discentes de graduação em ciências contábeis acerca da noção de sustentabilidade. Teoricamente, articulou-se a teoria dos stakeholders, com o corpo de conhecimento acerca da sustentabilidade, de ética e da formação do educacional e profissional do contador. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa survey, cuja coleta envolveu a triangulação de dados por meio da aplicação de questionários e pesquisa documental. Os dados coletados por meio de questionários foram submetidos à análise estatística. A amostra contou com 285 discentes (39,47% do tamanho da população) de todos os períodos do curso e dos turnos matutino e noturno. A síntese dos resultados revela que a noção de sustentabilidade predominante na literatura, que pressupõe o tratamento equitativo das dimensões econômica, sociocultural e ambiental, não é compartilhada pelos respondentes. Segundo o ponto de vista dos respondentes, ao invés de um tratamento equitativo entre as dimensões, há uma prevalência da dimensão econômica frente as demais dimensões. Em parte, esta prevalência está ancorada na lógica oportunista e utilitarista que permeia a formação do contador. Os resultados remetem a uma necessidade de reflexões acerca da formação educacional desses discentes, sobretudo, pela necessidade de se repensar o modelo de educação vigente rumo a uma lógica sustentável. |
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