A relação entre percepção e postura didático-pedagógica no ensino superior: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mecking, Maria Letizia Marchese
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80249
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_0af473b01a822a0a821165fd25c2a6d8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/80249
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A relação entre percepção e postura didático-pedagógica no ensino superior: um estudo de casoEngenharia de produçãoEnsino superiorAvaliaçãoProfessores universitariosAvaliaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este estudo procurou traçar um perfil dos professores universitários a partir da percepção que os alunos possuem da prática didático-pedagógica desenvolvida em sala de aula. Especificamente, pesquisou-se dados bibliográficos sobre o significado de Qualidade e a sua relação com o Ensino Superior, as Tendências Pedagógicas e suas interferências na prática docente e os principais elementos didáticos da prática pedagógica. Metodologicamente, optou-se pela abordagem qualitativa e a entrevista como técnica de estudo, a qual foi realizada com 15 (quinze) alunos do 2º ano do Curso de Pedagogia durante o período de setembro de 2000.O Universo de pesquisas foi escolhido levando-se em conta a disposição e o conhecimento teórico dos entrevistados. Os resultados dos estudos realizados demonstraram que a postura didático-pedagógica assumida pelos professores universitários do Curso de Pedagogia é percebida pelos alunos através dos elementos didáticos, os quais ressaltam a tendência da educação mais arraigada nos mesmos. Mediante todos os dados coletados acredita-se que a prática concreta do professor do ensino superior deve assentar-se em três pontos principais: o conteúdo da área na qual o professor é um especialista; sua visão de educação, de homem e de mundo, sendo que as habilidades e os conhecimentos devem lhe permitir uma efetiva ação pedagógica em sala de aula. Concluiu-se que visando a qualidade do Ensino Superior, o professor deverá resignificar a unidade entre aprendizagem e ensino, deve criar novos instrumentos de análise, planejamento e condução da ação educativa, porque o trabalho docente como vimos, é uma atividade consciente e sistemática, em cujo centro está a aprendizagem ou o estudo dos alunos sob a direção do professor.Florianópolis, SCAbreu, Aline França deCândido, Gesinaldo AtaídeUniversidade Federal de Santa CatarinaMecking, Maria Letizia Marchese2012-10-18T12:02:31Z2012-10-18T12:02:31Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf190586http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80249porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-10-18T12:02:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/80249Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732012-10-18T12:02:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre percepção e postura didático-pedagógica no ensino superior: um estudo de caso
title A relação entre percepção e postura didático-pedagógica no ensino superior: um estudo de caso
spellingShingle A relação entre percepção e postura didático-pedagógica no ensino superior: um estudo de caso
Mecking, Maria Letizia Marchese
Engenharia de produção
Ensino superior
Avaliação
Professores universitarios
Avaliação
title_short A relação entre percepção e postura didático-pedagógica no ensino superior: um estudo de caso
title_full A relação entre percepção e postura didático-pedagógica no ensino superior: um estudo de caso
title_fullStr A relação entre percepção e postura didático-pedagógica no ensino superior: um estudo de caso
title_full_unstemmed A relação entre percepção e postura didático-pedagógica no ensino superior: um estudo de caso
title_sort A relação entre percepção e postura didático-pedagógica no ensino superior: um estudo de caso
author Mecking, Maria Letizia Marchese
author_facet Mecking, Maria Letizia Marchese
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abreu, Aline França de
Cândido, Gesinaldo Ataíde
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Mecking, Maria Letizia Marchese
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Ensino superior
Avaliação
Professores universitarios
Avaliação
topic Engenharia de produção
Ensino superior
Avaliação
Professores universitarios
Avaliação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001
2012-10-18T12:02:31Z
2012-10-18T12:02:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 190586
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80249
identifier_str_mv 190586
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651950622769152