A relação entre percepção e postura didático-pedagógica no ensino superior: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80249 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_0af473b01a822a0a821165fd25c2a6d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/80249 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A relação entre percepção e postura didático-pedagógica no ensino superior: um estudo de casoEngenharia de produçãoEnsino superiorAvaliaçãoProfessores universitariosAvaliaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este estudo procurou traçar um perfil dos professores universitários a partir da percepção que os alunos possuem da prática didático-pedagógica desenvolvida em sala de aula. Especificamente, pesquisou-se dados bibliográficos sobre o significado de Qualidade e a sua relação com o Ensino Superior, as Tendências Pedagógicas e suas interferências na prática docente e os principais elementos didáticos da prática pedagógica. Metodologicamente, optou-se pela abordagem qualitativa e a entrevista como técnica de estudo, a qual foi realizada com 15 (quinze) alunos do 2º ano do Curso de Pedagogia durante o período de setembro de 2000.O Universo de pesquisas foi escolhido levando-se em conta a disposição e o conhecimento teórico dos entrevistados. Os resultados dos estudos realizados demonstraram que a postura didático-pedagógica assumida pelos professores universitários do Curso de Pedagogia é percebida pelos alunos através dos elementos didáticos, os quais ressaltam a tendência da educação mais arraigada nos mesmos. Mediante todos os dados coletados acredita-se que a prática concreta do professor do ensino superior deve assentar-se em três pontos principais: o conteúdo da área na qual o professor é um especialista; sua visão de educação, de homem e de mundo, sendo que as habilidades e os conhecimentos devem lhe permitir uma efetiva ação pedagógica em sala de aula. Concluiu-se que visando a qualidade do Ensino Superior, o professor deverá resignificar a unidade entre aprendizagem e ensino, deve criar novos instrumentos de análise, planejamento e condução da ação educativa, porque o trabalho docente como vimos, é uma atividade consciente e sistemática, em cujo centro está a aprendizagem ou o estudo dos alunos sob a direção do professor.Florianópolis, SCAbreu, Aline França deCândido, Gesinaldo AtaídeUniversidade Federal de Santa CatarinaMecking, Maria Letizia Marchese2012-10-18T12:02:31Z2012-10-18T12:02:31Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf190586http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80249porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-10-18T12:02:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/80249Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732012-10-18T12:02:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação entre percepção e postura didático-pedagógica no ensino superior: um estudo de caso |
title |
A relação entre percepção e postura didático-pedagógica no ensino superior: um estudo de caso |
spellingShingle |
A relação entre percepção e postura didático-pedagógica no ensino superior: um estudo de caso Mecking, Maria Letizia Marchese Engenharia de produção Ensino superior Avaliação Professores universitarios Avaliação |
title_short |
A relação entre percepção e postura didático-pedagógica no ensino superior: um estudo de caso |
title_full |
A relação entre percepção e postura didático-pedagógica no ensino superior: um estudo de caso |
title_fullStr |
A relação entre percepção e postura didático-pedagógica no ensino superior: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A relação entre percepção e postura didático-pedagógica no ensino superior: um estudo de caso |
title_sort |
A relação entre percepção e postura didático-pedagógica no ensino superior: um estudo de caso |
author |
Mecking, Maria Letizia Marchese |
author_facet |
Mecking, Maria Letizia Marchese |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Abreu, Aline França de Cândido, Gesinaldo Ataíde Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mecking, Maria Letizia Marchese |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Ensino superior Avaliação Professores universitarios Avaliação |
topic |
Engenharia de produção Ensino superior Avaliação Professores universitarios Avaliação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001 2012-10-18T12:02:31Z 2012-10-18T12:02:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
190586 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80249 |
identifier_str_mv |
190586 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80249 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651950622769152 |