O ativismo gordo em campo: política, identidade e construção de significados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel, Natália Fonseca de Abreu
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205904
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2018.
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spelling O ativismo gordo em campo: política, identidade e construção de significadosSociologia políticaIdentidade (Psicologia)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2018.A presente investigação tem como objetivo a análise e descrição de maneiras pelas quais o ativismo gordo se legitima no Brasil abrangendo a construção de significados, organização e estratégias de ativistas gordos/as. Para tal são estudados aspectos sociais norteadores para a discussão sobre a construção da gordofobia na sociedade, tais quais: as mudanças na alimentação e no trabalho na sociedade contemporânea e neoliberal; a patologização da pessoa gorda e as controvérsias do discurso médico sobre obesidade; e o ativismo gordo. Também se analisa como agentes ativistas gordas/os se organizam em relação aos campos econômico e midiático estabelecendo relações de afeto, embate e disputa de significados. São recursos metodológicos neste trabalho a netnografia, entrevistas presenciais individuais semi-estruturadas, pesquisa de campo, grupos focais, análise de discurso e análise de conteúdo. Para realizar as análises propostas foram utilizados como referenciais teóricos principalmente os autores Pierre Bourdieu a partir dos conceitos de campo e habitus, Howard S. Becker a partir de conceitos e categorias da teoria sobre estabelecidos e outsiders, construção social do ponto de vista de Deborah Lupton e Viviana Zelizer à luz dos conceitos de esferas hostis e vidas conexas. Foi possível concluir que os conceitos construídos por ativistas gordas/os são estabelecidos por meio de disputa de significados dentro desse grupo de outsiders sem inclinação política homogênea, e fora deste grupo disputando significados em relação a conceitos legitimados pelo discurso médico e no imaginário popular que fazem parte da estigmatização do corpo gordo. Há incorporação do uso de categorias nativas do ativismo gordo por parte da mídia e do mercado. Nota-se a influência de outros ativismos relacionados à multiplicidade identitária como LGBTQ+, feminismos e movimento negro nas pautas do ativismo gordo. A partir da relação com diversos campos, são estabelecidas práticas e traçadas estratégias de resistência e/ou adequação por parte de ativistas gordas/os.Abstract : The purpose of this master thesis is to analyze and describe the ways in which fat activism legitimizes itself in Brazil, encompassing the construction of meanings, organization and strategies of fat activists. In order to do so, we have studied social aspects that guide the discussion about the construction of fatphobia such as: changes in eating and work in contemporary and neoliberal Society; the pathologization of the fat person and the controversies of medical discourse on obesity; and fat activism. It is also analyzed how fat activist agents organize themselves in relation to the economic and mediatic fields establishing relations of affection, clash and dispute of meanings. Methodological resources in this work are netnography, semi-structured individual face-to-face interviews, field research, focus groups, discourse analysis and content analysis. To analyze the data were used as theoretical references mainly the authors Pierre Bourdieu based on the concepts of field and habitus, Howard S. Becker based on concepts and categories of his established and outsiders theory, social construction by Deborah Lupton s point of view and Viviana Zelizer under the concepts of hostile worlds and connected lives. It was possible to conclude that the concepts constructed by fat activists are established through a dispute of meanings within this group of outsiders without homogenous political inclination, and outside this group disputing meanings in relation to concepts legitimized by the medical discourse and the popular imaginary which are part of the stigmatization of the fat body. There is incorporation of the use of native categories of fat activism by the media and the market. We can notice the influence of other activisms related to the multiplicity of identities such as LGBTQ+, feminisms and the black movement in the fat activism claims. From the relationship with several fields, practices are established and strategies of resistance and/or adequacy are drawn by fat activists.Mazon, Marcia da SilvaRangel, Natália Fonseca de Abreu2020-03-31T14:22:58Z2020-03-31T14:22:58Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis178 p.| il.application/pdf359011https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205904porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-13T14:59:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/205904Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-07-13T14:59:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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