Análise da eficiência ferroviária no Brasil nos anos entre 2009 a 2013
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163137 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
id |
UFSC_0b0ed4efa1d171403eeaf7aa1064a650 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/163137 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa Catarina.Pereira, Milena AraujoRosa, Fabrícia Silva daLunkes, Rogério João2016-06-04T21:59:26Z2016-06-04T21:59:26Z2015https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163137TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências ContábeisDiante da internacionalização do comércio, apenas mercados com estruturas de transporte eficientes conseguem competir globalmente e, as ferrovias são um elo importante desta cadeia. Neste contexto, o objetivo geral da pesquisa consiste em analisar a eficiência das empresas concessionárias da malha ferroviária brasileira, no período de 2009 a 2013. Esta pes- quisa classifica-se como descritiva, com abordagem quali e quantitativa e conduzida por meio de um estudo documental com dados secundários. Utiliza-se do instrumento de análise estatística Data Envelopment Analvsis – DEA com o intuito de verificar a eficiência de, onze empresas ferroviárias brasileiras. Nesta análise são utilizadas as seguintes variáveis de inputs: área de concessão, número de empregados, gastos com pessoal, gastos com depreciação, outros gastos e total de gastos, bem como a receita líquida é utilizada como output. Os resultados da pesquisa mostram que para o período analisado os níveis de eficiência variam, destacando-se a ALLMN, MRS, EFPO e FNS.Given the internationalization of trade, only markets with efficient transport infrastructure can compete globally, and the railways are an important link in this chain. In this context, the research general objective is to analyze the efficiency of the Brazilian concessionaires rail network, from 2009 to 2013. This research is classified as descriptive, with a qualitative approach and conducted through a desk study using secondary data. We use the statistical analysis of instrument data envel- opment Analvsis - DEA in order to verify the efficiency of eleven Brazilian railway companies. In this analysis are used the following input variables: concession area, number of employees, personnel expenses, depreciation expenses, other expenses and total expenditure and net income is used as output. The survey results for the reporting period show that the efficiency levels vary, highlighting the ALLMN, MRS, EFPO and FNS.f.8 fls.Transportes v. 23, n. 2Sistema FerroviárioEficiência FerroviáriaDEAAnálise da eficiência ferroviária no Brasil nos anos entre 2009 a 2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMilena Araújo Pereira.pdfMilena Araújo Pereira.pdfArtigoapplication/pdf883499https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/163137/1/Milena%20Ara%c3%bajo%20Pereira.pdf4bcbc3a31f893b02dfdbc7ecbc47b12aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/163137/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52123456789/1631372016-06-04 18:59:26.163oai:repositorio.ufsc.br:123456789/163137Vm9jw6ogdGVtIGEgbGliZXJkYWRlIGRlOiBDb21wYXJ0aWxoYXIg4oCUIGNvcGlhciwgZGlzdHJpYnVpciBlIHRyYW5zbWl0aXIgYSBvYnJhLiBSZW1peGFyIOKAlCBjcmlhciBvYnJhcyBkZXJpdmFkYXMuClNvYiBhcyBzZWd1aW50ZXMgY29uZGnDp8O1ZXM6IEF0cmlidWnDp8OjbyDigJQgVm9jw6ogZGV2ZSBjcmVkaXRhciBhIG9icmEgZGEgZm9ybWEgZXNwZWNpZmljYWRhIHBlbG8gYXV0b3Igb3UgbGljZW5jaWFudGUgKG1hcyBuw6NvIGRlIG1hbmVpcmEgcXVlIHN1Z2lyYSBxdWUgZXN0ZXMgY29uY2VkZW0gcXVhbHF1ZXIgYXZhbCBhIHZvY8OqIG91IGFvIHNldSB1c28gZGEgb2JyYSkuIFVzbyBuw6NvLWNvbWVyY2lhbCDigJQgVm9jw6ogbsOjbyBwb2RlIHVzYXIgZXN0YSBvYnJhIHBhcmEgZmlucyBjb21lcmNpYWlzLgpGaWNhbmRvIGNsYXJvIHF1ZTogUmVuw7puY2lhIOKAlCBRdWFscXVlciBkYXMgY29uZGnDp8O1ZXMgYWNpbWEgcG9kZSBzZXIgcmVudW5jaWFkYSBzZSB2b2PDqiBvYnRpdmVyIHBlcm1pc3PDo28gZG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMuIERvbcOtbmlvIFDDumJsaWNvIOKAlCBPbmRlIGEgb2JyYSBvdSBxdWFscXVlciBkZSBzZXVzIGVsZW1lbnRvcyBlc3RpdmVyIGVtIGRvbcOtbmlvIHDDumJsaWNvIHNvYiBvIGRpcmVpdG8gYXBsaWPDoXZlbCwgZXN0YSBjb25kacOnw6NvIG7Do28gw6ksIGRlIG1hbmVpcmEgYWxndW1hLCBhZmV0YWRhIHBlbGEgbGljZW7Dp2EuIE91dHJvcyBEaXJlaXRvcyDigJQgT3Mgc2VndWludGVzIGRpcmVpdG9zIG7Do28gc8OjbywgZGUgbWFuZWlyYSBhbGd1bWEsIGFmZXRhZG9zIHBlbGEgbGljZW7Dp2E6IExpbWl0YcOnw7VlcyBlIGV4Y2XDp8O1ZXMgYW9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIG91IHF1YWlzcXVlciB1c29zIGxpdnJlcyBhcGxpY8OhdmVpczsgT3MgZGlyZWl0b3MgbW9yYWlzIGRvIGF1dG9yOyBEaXJlaXRvcyBxdWUgb3V0cmFzIHBlc3NvYXMgcG9kZW0gdGVyIHNvYnJlIGEgb2JyYSBvdSBzb2JyZSBhIHV0aWxpemHDp8OjbyBkYSBvYnJhLCB0YWlzIGNvbW8gZGlyZWl0b3MgZGUgaW1hZ2VtIG91IHByaXZhY2lkYWRlLiBBdmlzbyDigJQgUGFyYSBxdWFscXVlciByZXV0aWxpemHDp8OjbyBvdSBkaXN0cmlidWnDp8Ojbywgdm9jw6ogZGV2ZSBkZWl4YXIgY2xhcm8gYSB0ZXJjZWlyb3Mgb3MgdGVybW9zIGRhIGxpY2Vuw6dhIGEgcXVlIHNlIGVuY29udHJhIHN1Ym1ldGlkYSBlc3RhIG9icmEuIEEgbWVsaG9yIG1hbmVpcmEgZGUgZmF6ZXIgaXNzbyDDqSBjb20gdW0gbGluayBwYXJhIGVzdGEgcMOhZ2luYS4KTGljZW7Dp2EgQ3JlYXRpdmUgQ29tbW9ucyAtIGh0dHA6Ly9jcmVhdGl2ZWNvbW1vbnMub3JnL2xpY2Vuc2VzL2J5LW5jLzMuMC9ici8KRepositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-06-04T21:59:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise da eficiência ferroviária no Brasil nos anos entre 2009 a 2013 |
title |
Análise da eficiência ferroviária no Brasil nos anos entre 2009 a 2013 |
spellingShingle |
Análise da eficiência ferroviária no Brasil nos anos entre 2009 a 2013 Pereira, Milena Araujo Sistema Ferroviário Eficiência Ferroviária DEA |
title_short |
Análise da eficiência ferroviária no Brasil nos anos entre 2009 a 2013 |
title_full |
Análise da eficiência ferroviária no Brasil nos anos entre 2009 a 2013 |
title_fullStr |
Análise da eficiência ferroviária no Brasil nos anos entre 2009 a 2013 |
title_full_unstemmed |
Análise da eficiência ferroviária no Brasil nos anos entre 2009 a 2013 |
title_sort |
Análise da eficiência ferroviária no Brasil nos anos entre 2009 a 2013 |
author |
Pereira, Milena Araujo |
author_facet |
Pereira, Milena Araujo |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Milena Araujo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rosa, Fabrícia Silva da |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Lunkes, Rogério João |
contributor_str_mv |
Rosa, Fabrícia Silva da Lunkes, Rogério João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema Ferroviário Eficiência Ferroviária DEA |
topic |
Sistema Ferroviário Eficiência Ferroviária DEA |
description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-04T21:59:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-06-04T21:59:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163137 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163137 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
f. 8 fls. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Transportes v. 23, n. 2 |
publisher.none.fl_str_mv |
Transportes v. 23, n. 2 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/163137/1/Milena%20Ara%c3%bajo%20Pereira.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/163137/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4bcbc3a31f893b02dfdbc7ecbc47b12a 11ee89cd31d893362820eab7c4d46734 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805039767093248 |