OS CLUBES DE ROBÓTICA COMO INSTÂNCIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS RELACIONADOS A CONCEITOS MATEMÁTICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Clodogil Fabiano Ribeiro dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: KOLODA, André Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199410
Resumo: O Projeto de Extensão “Clubes de Robótica e Automação em Instituições Públicas de Educação Básica”, proposto à Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), congregou alunos de escolas, de ensino fundamental e médio, interessados em projetos de robótica e automação. As atividades envolveram conhecimentos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). O citado projeto de extensão é um produto educacional vinculado à pesquisa de doutorado do Coordenador. Entre as ações vislumbradas está a montagem de kits, criação de projetos próprios e a automatização de brinquedos. Nas atividades os estudantes mobilizam conhecimentos na área de STEM. A ideia dos Clubes de Robótica originou-se dos clubes de ciências. A orientação teórica da presente proposta é a abordagem construcionista das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). O projeto de extensão foi implementado em três instituições públicas de ensino, envolvendo estudantes de graduação como monitores dos Clubes. A expectativa foi contribuir para que o ambiente escolar se torne uma instância de produção de conhecimento. Os resultados obtidos demonstram a viabilidade da ação extensionista enquanto incentivadora da criatividade e do espírito inovador.
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