A robótica educacional e seu potencial como ferramenta de explicitação de invariantes operatórios relacionados a conceitos matemáticos / Educational robotics and its potential as an explanatory tool for operative invariants related to mathematical concepts

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Clodogil Fabiano Ribeiro dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19756
Resumo: Resumo do trabalho. A utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) têm sido objeto de discussão de diversos trabalhos na área de Educação Matemática. Em muitos desses trabalhos, a proposta apresentada envolve a abordagem das TDIC numa perspectiva problematizadora. Nesse conjunto de propostas, a Robótica Educacional se insere como uma opção com perspectivas interessantes, mas ainda não muito exploradas. O presente trabalho é parte de uma pesquisa que tem por finalidade identificar o potencial desses recursos tecnológicos em promover a explicitação de invariantes operatórios relacionados a conceitos matemáticos, em especial, funções e geometria analítica. Apresenta-se como problema de pesquisa o seguinte questionamento: quais as relações que se pode estabelecer entre o uso da robótica educacional e a explicitação dos invariantes operatórios mobilizados pelos sujeitos da pesquisa na resolução de problemas em matemática? Em especial, foram desenvolvidas atividades envolvendo o uso de um dispositivo robótico para analisar a geometria de um espaço fechado onde o citado dispositivo realizava medidas de distância com seu sensor ultrassônico enquanto executava um giro em torno de si mesmo. Os dados gerados foram usados para traçar gráficos, os quais foram apresentados aos sujeitos da pesquisa. Estes consistiram num grupo de catorze estudantes de um curso de licenciatura em matemática. Os resultados obtidos possibilitam identificar nas representações escritas dos pesquisados alguns invariantes operatórios, embora ainda seja uma constatação preliminar. 
id VERACRUZ-0_3c47d17092a038cc3cb500ab9ae69eeb
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19756
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A robótica educacional e seu potencial como ferramenta de explicitação de invariantes operatórios relacionados a conceitos matemáticos / Educational robotics and its potential as an explanatory tool for operative invariants related to mathematical conceptseducação matemáticatecnologiarobóticacampos conceituaisinvariantes operatórios.Resumo do trabalho. A utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) têm sido objeto de discussão de diversos trabalhos na área de Educação Matemática. Em muitos desses trabalhos, a proposta apresentada envolve a abordagem das TDIC numa perspectiva problematizadora. Nesse conjunto de propostas, a Robótica Educacional se insere como uma opção com perspectivas interessantes, mas ainda não muito exploradas. O presente trabalho é parte de uma pesquisa que tem por finalidade identificar o potencial desses recursos tecnológicos em promover a explicitação de invariantes operatórios relacionados a conceitos matemáticos, em especial, funções e geometria analítica. Apresenta-se como problema de pesquisa o seguinte questionamento: quais as relações que se pode estabelecer entre o uso da robótica educacional e a explicitação dos invariantes operatórios mobilizados pelos sujeitos da pesquisa na resolução de problemas em matemática? Em especial, foram desenvolvidas atividades envolvendo o uso de um dispositivo robótico para analisar a geometria de um espaço fechado onde o citado dispositivo realizava medidas de distância com seu sensor ultrassônico enquanto executava um giro em torno de si mesmo. Os dados gerados foram usados para traçar gráficos, os quais foram apresentados aos sujeitos da pesquisa. Estes consistiram num grupo de catorze estudantes de um curso de licenciatura em matemática. Os resultados obtidos possibilitam identificar nas representações escritas dos pesquisados alguns invariantes operatórios, embora ainda seja uma constatação preliminar. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1975610.34117/bjdv6n11-233Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 87316-87327Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 87316-87327Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 87316-873272525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19756/15835Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Clodogil Fabiano Ribeiro dosPinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel2020-12-16T11:07:59Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19756Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:09.913987Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A robótica educacional e seu potencial como ferramenta de explicitação de invariantes operatórios relacionados a conceitos matemáticos / Educational robotics and its potential as an explanatory tool for operative invariants related to mathematical concepts
title A robótica educacional e seu potencial como ferramenta de explicitação de invariantes operatórios relacionados a conceitos matemáticos / Educational robotics and its potential as an explanatory tool for operative invariants related to mathematical concepts
spellingShingle A robótica educacional e seu potencial como ferramenta de explicitação de invariantes operatórios relacionados a conceitos matemáticos / Educational robotics and its potential as an explanatory tool for operative invariants related to mathematical concepts
Santos, Clodogil Fabiano Ribeiro dos
educação matemática
tecnologia
robótica
campos conceituais
invariantes operatórios.
title_short A robótica educacional e seu potencial como ferramenta de explicitação de invariantes operatórios relacionados a conceitos matemáticos / Educational robotics and its potential as an explanatory tool for operative invariants related to mathematical concepts
title_full A robótica educacional e seu potencial como ferramenta de explicitação de invariantes operatórios relacionados a conceitos matemáticos / Educational robotics and its potential as an explanatory tool for operative invariants related to mathematical concepts
title_fullStr A robótica educacional e seu potencial como ferramenta de explicitação de invariantes operatórios relacionados a conceitos matemáticos / Educational robotics and its potential as an explanatory tool for operative invariants related to mathematical concepts
title_full_unstemmed A robótica educacional e seu potencial como ferramenta de explicitação de invariantes operatórios relacionados a conceitos matemáticos / Educational robotics and its potential as an explanatory tool for operative invariants related to mathematical concepts
title_sort A robótica educacional e seu potencial como ferramenta de explicitação de invariantes operatórios relacionados a conceitos matemáticos / Educational robotics and its potential as an explanatory tool for operative invariants related to mathematical concepts
author Santos, Clodogil Fabiano Ribeiro dos
author_facet Santos, Clodogil Fabiano Ribeiro dos
Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
author_role author
author2 Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Clodogil Fabiano Ribeiro dos
Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
dc.subject.por.fl_str_mv educação matemática
tecnologia
robótica
campos conceituais
invariantes operatórios.
topic educação matemática
tecnologia
robótica
campos conceituais
invariantes operatórios.
description Resumo do trabalho. A utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) têm sido objeto de discussão de diversos trabalhos na área de Educação Matemática. Em muitos desses trabalhos, a proposta apresentada envolve a abordagem das TDIC numa perspectiva problematizadora. Nesse conjunto de propostas, a Robótica Educacional se insere como uma opção com perspectivas interessantes, mas ainda não muito exploradas. O presente trabalho é parte de uma pesquisa que tem por finalidade identificar o potencial desses recursos tecnológicos em promover a explicitação de invariantes operatórios relacionados a conceitos matemáticos, em especial, funções e geometria analítica. Apresenta-se como problema de pesquisa o seguinte questionamento: quais as relações que se pode estabelecer entre o uso da robótica educacional e a explicitação dos invariantes operatórios mobilizados pelos sujeitos da pesquisa na resolução de problemas em matemática? Em especial, foram desenvolvidas atividades envolvendo o uso de um dispositivo robótico para analisar a geometria de um espaço fechado onde o citado dispositivo realizava medidas de distância com seu sensor ultrassônico enquanto executava um giro em torno de si mesmo. Os dados gerados foram usados para traçar gráficos, os quais foram apresentados aos sujeitos da pesquisa. Estes consistiram num grupo de catorze estudantes de um curso de licenciatura em matemática. Os resultados obtidos possibilitam identificar nas representações escritas dos pesquisados alguns invariantes operatórios, embora ainda seja uma constatação preliminar. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19756
10.34117/bjdv6n11-233
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19756
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n11-233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19756/15835
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 87316-87327
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 87316-87327
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 87316-87327
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645491595902976