A robótica educacional e seu potencial como ferramenta de explicitação de invariantes operatórios relacionados a conceitos matemáticos / Educational robotics and its potential as an explanatory tool for operative invariants related to mathematical concepts
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19756 |
Resumo: | Resumo do trabalho. A utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) têm sido objeto de discussão de diversos trabalhos na área de Educação Matemática. Em muitos desses trabalhos, a proposta apresentada envolve a abordagem das TDIC numa perspectiva problematizadora. Nesse conjunto de propostas, a Robótica Educacional se insere como uma opção com perspectivas interessantes, mas ainda não muito exploradas. O presente trabalho é parte de uma pesquisa que tem por finalidade identificar o potencial desses recursos tecnológicos em promover a explicitação de invariantes operatórios relacionados a conceitos matemáticos, em especial, funções e geometria analítica. Apresenta-se como problema de pesquisa o seguinte questionamento: quais as relações que se pode estabelecer entre o uso da robótica educacional e a explicitação dos invariantes operatórios mobilizados pelos sujeitos da pesquisa na resolução de problemas em matemática? Em especial, foram desenvolvidas atividades envolvendo o uso de um dispositivo robótico para analisar a geometria de um espaço fechado onde o citado dispositivo realizava medidas de distância com seu sensor ultrassônico enquanto executava um giro em torno de si mesmo. Os dados gerados foram usados para traçar gráficos, os quais foram apresentados aos sujeitos da pesquisa. Estes consistiram num grupo de catorze estudantes de um curso de licenciatura em matemática. Os resultados obtidos possibilitam identificar nas representações escritas dos pesquisados alguns invariantes operatórios, embora ainda seja uma constatação preliminar. |
id |
VERACRUZ-0_3c47d17092a038cc3cb500ab9ae69eeb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19756 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A robótica educacional e seu potencial como ferramenta de explicitação de invariantes operatórios relacionados a conceitos matemáticos / Educational robotics and its potential as an explanatory tool for operative invariants related to mathematical conceptseducação matemáticatecnologiarobóticacampos conceituaisinvariantes operatórios.Resumo do trabalho. A utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) têm sido objeto de discussão de diversos trabalhos na área de Educação Matemática. Em muitos desses trabalhos, a proposta apresentada envolve a abordagem das TDIC numa perspectiva problematizadora. Nesse conjunto de propostas, a Robótica Educacional se insere como uma opção com perspectivas interessantes, mas ainda não muito exploradas. O presente trabalho é parte de uma pesquisa que tem por finalidade identificar o potencial desses recursos tecnológicos em promover a explicitação de invariantes operatórios relacionados a conceitos matemáticos, em especial, funções e geometria analítica. Apresenta-se como problema de pesquisa o seguinte questionamento: quais as relações que se pode estabelecer entre o uso da robótica educacional e a explicitação dos invariantes operatórios mobilizados pelos sujeitos da pesquisa na resolução de problemas em matemática? Em especial, foram desenvolvidas atividades envolvendo o uso de um dispositivo robótico para analisar a geometria de um espaço fechado onde o citado dispositivo realizava medidas de distância com seu sensor ultrassônico enquanto executava um giro em torno de si mesmo. Os dados gerados foram usados para traçar gráficos, os quais foram apresentados aos sujeitos da pesquisa. Estes consistiram num grupo de catorze estudantes de um curso de licenciatura em matemática. Os resultados obtidos possibilitam identificar nas representações escritas dos pesquisados alguns invariantes operatórios, embora ainda seja uma constatação preliminar. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1975610.34117/bjdv6n11-233Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 87316-87327Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 87316-87327Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 87316-873272525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19756/15835Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Clodogil Fabiano Ribeiro dosPinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel2020-12-16T11:07:59Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19756Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:09.913987Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A robótica educacional e seu potencial como ferramenta de explicitação de invariantes operatórios relacionados a conceitos matemáticos / Educational robotics and its potential as an explanatory tool for operative invariants related to mathematical concepts |
title |
A robótica educacional e seu potencial como ferramenta de explicitação de invariantes operatórios relacionados a conceitos matemáticos / Educational robotics and its potential as an explanatory tool for operative invariants related to mathematical concepts |
spellingShingle |
A robótica educacional e seu potencial como ferramenta de explicitação de invariantes operatórios relacionados a conceitos matemáticos / Educational robotics and its potential as an explanatory tool for operative invariants related to mathematical concepts Santos, Clodogil Fabiano Ribeiro dos educação matemática tecnologia robótica campos conceituais invariantes operatórios. |
title_short |
A robótica educacional e seu potencial como ferramenta de explicitação de invariantes operatórios relacionados a conceitos matemáticos / Educational robotics and its potential as an explanatory tool for operative invariants related to mathematical concepts |
title_full |
A robótica educacional e seu potencial como ferramenta de explicitação de invariantes operatórios relacionados a conceitos matemáticos / Educational robotics and its potential as an explanatory tool for operative invariants related to mathematical concepts |
title_fullStr |
A robótica educacional e seu potencial como ferramenta de explicitação de invariantes operatórios relacionados a conceitos matemáticos / Educational robotics and its potential as an explanatory tool for operative invariants related to mathematical concepts |
title_full_unstemmed |
A robótica educacional e seu potencial como ferramenta de explicitação de invariantes operatórios relacionados a conceitos matemáticos / Educational robotics and its potential as an explanatory tool for operative invariants related to mathematical concepts |
title_sort |
A robótica educacional e seu potencial como ferramenta de explicitação de invariantes operatórios relacionados a conceitos matemáticos / Educational robotics and its potential as an explanatory tool for operative invariants related to mathematical concepts |
author |
Santos, Clodogil Fabiano Ribeiro dos |
author_facet |
Santos, Clodogil Fabiano Ribeiro dos Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel |
author_role |
author |
author2 |
Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Clodogil Fabiano Ribeiro dos Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação matemática tecnologia robótica campos conceituais invariantes operatórios. |
topic |
educação matemática tecnologia robótica campos conceituais invariantes operatórios. |
description |
Resumo do trabalho. A utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) têm sido objeto de discussão de diversos trabalhos na área de Educação Matemática. Em muitos desses trabalhos, a proposta apresentada envolve a abordagem das TDIC numa perspectiva problematizadora. Nesse conjunto de propostas, a Robótica Educacional se insere como uma opção com perspectivas interessantes, mas ainda não muito exploradas. O presente trabalho é parte de uma pesquisa que tem por finalidade identificar o potencial desses recursos tecnológicos em promover a explicitação de invariantes operatórios relacionados a conceitos matemáticos, em especial, funções e geometria analítica. Apresenta-se como problema de pesquisa o seguinte questionamento: quais as relações que se pode estabelecer entre o uso da robótica educacional e a explicitação dos invariantes operatórios mobilizados pelos sujeitos da pesquisa na resolução de problemas em matemática? Em especial, foram desenvolvidas atividades envolvendo o uso de um dispositivo robótico para analisar a geometria de um espaço fechado onde o citado dispositivo realizava medidas de distância com seu sensor ultrassônico enquanto executava um giro em torno de si mesmo. Os dados gerados foram usados para traçar gráficos, os quais foram apresentados aos sujeitos da pesquisa. Estes consistiram num grupo de catorze estudantes de um curso de licenciatura em matemática. Os resultados obtidos possibilitam identificar nas representações escritas dos pesquisados alguns invariantes operatórios, embora ainda seja uma constatação preliminar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19756 10.34117/bjdv6n11-233 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19756 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n11-233 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19756/15835 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 87316-87327 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 87316-87327 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 87316-87327 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645491595902976 |