Professoras de bebês: as dimensões educativas que constituem a especificidade da ação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Fabiana
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95578
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011
id UFSC_0bc271934510ba9ebbb855604f927621
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95578
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Professoras de bebês: as dimensões educativas que constituem a especificidade da ação docenteEducaçãoEducação infantilCriançasEducaçãoCrechesProfessorasFormaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011A presente pesquisa teve por objetivo identificar a especificidade que constitui a ação docente das profissionais que atuam diretamente com os bebês em creche, buscando, dessa forma, compreender as dimensões envolvidas na educação de crianças pequenas em espaços coletivos. A pesquisa foi realizada na rede municipal de educação infantil pública do município de Florianópolis, na totalidade das instituições que atendiam no ano de 2010 os grupos de bebês com faixa etária de 4 meses a 1 ano, denominados de G1. A metodologia utilizada foi a aplicação de questionário e de entrevistas com as profissionais que estavam no momento da investigação atuando diretamente com esse grupo de crianças. Quanto à metodologia para a análise do material, optou-se pela análise de conteúdo. O estudo evidenciou que a ação docente com os bebês é constituída por especificidades que denotam, principalmente, as particularidades da faixa etária dessas crianças, além de contar com uma #docência partilhada# que prevê outras pessoas envolvidas nessa rede de relações. Neste estudo compreende-se que #ser professora de bebês# trata-se de exercer uma docência, chamando-se a atenção para uma docência marcada por relações, visto que esse é o princípio central do ser professora de crianças pequenininhas. Por sua vez, essas relações se constituem através de dimensões educativas que consolidam a especificidade da ação docente das professoras de bebês, as quais nesta pesquisa correspondem à dimensão das relações de cuidado e à dimensão das relações corporais.Présente recherche a eu objectif identifier la spécificité qui constitue l'action enseignante des professionnelles qui agissent directement avec les bébés dans crèche, en cherchant, de cette forme, comprendre les dimensions engagées dans l'éducation d'enfants petits dans des espaces collectifs. La recherche a été réalisée dans le filet municipal d'éducation infantile publique de la ville de Florianópolis, dans la totalité des institutions qui faisaient attention dans l'année de 2010 les groupes de bébés avec bande étaire de 4 mois à 1 an, appelés de G1. La méthodologie utilisée a été l'application de questionnaire et d'entrevues avec les professionnelles qui étaient au moment de la recherche en agir directement avec ce groupe d'enfants. Combien à la méthodologie pour l'analyse du matériel, il s'est opté par l'analyse de contenu. L'étude il a prouvé que l'action enseignante avec les bébés est constituée par des spécificités elles lesquelles dénotent, principalement, les particularités de la bande étaire de ces enfants, outre compter avec un enseignement partagé qui prévoit autres personnes engagées dans ce filet de relations. Dans cette étude se comprend que #être enseignante# de bébés il s'agit d'exercer un enseignement, en s'appelant l'attention pour un enseignement marqué par des relations, vu que celui-là est le principe central de l'être enseignante d'enfants pequenininhas. À son tour, ces relations se constituent à travers des dimensions éducatives qui consolident la spécificité de l'action enseignante des enseignantes de bébés, lesquelles dans cette recherche correspondent à la dimension des relations de soins et à la dimension des relations corporelles.Florianópolis, SCRocha, Eloisa Acires CandalUniversidade Federal de Santa CatarinaDuarte, Fabiana2012-10-26T03:34:30Z2012-10-26T03:34:30Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis288 p.| grafs., tabs.application/pdf298646http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95578porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T10:24:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95578Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T10:24:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Professoras de bebês: as dimensões educativas que constituem a especificidade da ação docente
title Professoras de bebês: as dimensões educativas que constituem a especificidade da ação docente
spellingShingle Professoras de bebês: as dimensões educativas que constituem a especificidade da ação docente
Duarte, Fabiana
Educação
Educação infantil
Crianças
Educação
Creches
Professoras
Formação
title_short Professoras de bebês: as dimensões educativas que constituem a especificidade da ação docente
title_full Professoras de bebês: as dimensões educativas que constituem a especificidade da ação docente
title_fullStr Professoras de bebês: as dimensões educativas que constituem a especificidade da ação docente
title_full_unstemmed Professoras de bebês: as dimensões educativas que constituem a especificidade da ação docente
title_sort Professoras de bebês: as dimensões educativas que constituem a especificidade da ação docente
author Duarte, Fabiana
author_facet Duarte, Fabiana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Eloisa Acires Candal
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Fabiana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação infantil
Crianças
Educação
Creches
Professoras
Formação
topic Educação
Educação infantil
Crianças
Educação
Creches
Professoras
Formação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2012-10-26T03:34:30Z
2012-10-26T03:34:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 298646
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95578
identifier_str_mv 298646
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 288 p.| grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652271170355200