A dimensão corporal na relação educativa com bebês: na perspectiva das professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Demetrio, Rubia Vanessa Vicente
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167723
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.
id UFSC_7540e6ad4b5c1a0c8703b07429c0372c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/167723
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A dimensão corporal na relação educativa com bebês: na perspectiva das professorasEducaçãoEducação infantilCrechesProfessorasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.A presente pesquisa, em nível de mestrado, teve como objetivo analisar como as professoras compreendem o lugar que a dimensão corporal ocupa nas relações educativas em um grupo de bebês ? G1, na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Partindo do princípio de que a relação estabelecida entre a professora e os bebês é primordialmente corporal, questionou-se de que modo essa dimensão compõe a especificidade da relação educativa com esse grupo. A metodologia utilizada foi a aplicação de um questionário respondido por 12 professoras, que atuam com o grupo de bebês; e, para análise dos dados, optou-se pela Análise de Conteúdo. O processo de análise dos dados foi pautado em um diálogo interdisciplinar, sobretudo, por meio das pesquisas recentes da área da Educação, que elegeram as relações educativas com bebês e crianças pequenas como seu objeto de estudo e que se pautaram em Vygotsky (2008), Bakthin (2008) e Wallon (1975). O estudo evidenciou que a dimensão corporal compõe a especificidade educativa do grupo de bebês, principalmente identificadas nas ações de cuidado, ações de brincadeira e ações de comunicação; possibilitou observar que as relações estabelecidas no grupo de bebês exigem da professora uma disposição corporal para atender às necessidades físicas, emocionais e relacionais dos bebês, ocasionando um desgaste do corpo adulto e uma necessidade de compartilhamento da docência com um terceiro profissional. Outro aspecto analisado refere-se à potência presente na ação dos bebês nas relações educativas da creche, especificamente marcadas nas ações de brincadeira, de interação e de comunicação.Rocha, Eloisa Acires CandalAgostinho, Kátia AdairUniversidade Federal de Santa CatarinaDemetrio, Rubia Vanessa Vicente2016-09-20T04:14:15Z2016-09-20T04:14:15Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis179 p.| il, grafs.application/pdf340553https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167723porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-20T04:14:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/167723Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-20T04:14:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão corporal na relação educativa com bebês: na perspectiva das professoras
title A dimensão corporal na relação educativa com bebês: na perspectiva das professoras
spellingShingle A dimensão corporal na relação educativa com bebês: na perspectiva das professoras
Demetrio, Rubia Vanessa Vicente
Educação
Educação infantil
Creches
Professoras
title_short A dimensão corporal na relação educativa com bebês: na perspectiva das professoras
title_full A dimensão corporal na relação educativa com bebês: na perspectiva das professoras
title_fullStr A dimensão corporal na relação educativa com bebês: na perspectiva das professoras
title_full_unstemmed A dimensão corporal na relação educativa com bebês: na perspectiva das professoras
title_sort A dimensão corporal na relação educativa com bebês: na perspectiva das professoras
author Demetrio, Rubia Vanessa Vicente
author_facet Demetrio, Rubia Vanessa Vicente
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Eloisa Acires Candal
Agostinho, Kátia Adair
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Demetrio, Rubia Vanessa Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação infantil
Creches
Professoras
topic Educação
Educação infantil
Creches
Professoras
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-20T04:14:15Z
2016-09-20T04:14:15Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 340553
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167723
identifier_str_mv 340553
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 179 p.| il, grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652414246453248