Marketing político: vantagens do planejamento da comunicação em campanhas eleitorais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85340 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_0be5c24bd1d948c688b20e635b070ac8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85340 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaFerreira Júnior, Achiles BatistaPereira, Mauricio Fernandes2012-10-20T17:42:57Z2012-10-20T17:42:57Z20032003224362http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85340Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Marketing pode ser reconhecido como um suporte técnico de uma orientação ao mercado. A essência do marketing político consiste em detectar as qualidades do candidato, direcionando estratégias no sentido de alcançar o eleitorado que mais se identifique com estas qualidades, e por outro lado, amenizar as deficiências que o candidato possua. No Marketing Político, as estratégias baseiam-se no composto mercadológico. Visando analisar as vantagens do planejamento do marketing político como um instrumento determinante do sucesso de uma campanha eleitoral, este trabalho trata da questão da utilização do marketing, apresentado inicialmente as concepções históricas do Marketing eleitoral e do Marketing de negócios que o precede. Também são analisados casos onde o marketing eleitoral foi bem e mal sucedidos no âmbito de uma campanha. Nesse sentido, o trabalho apresenta e descreve os conceitos principais a respeito das abordagens históricas que se seguem às diversas definições de Planejamento e de Marketing concebidas e, na prática, a observação de casos autênticos, vivenciando a experiência de eleições passadas. Ainda no âmbito deste trabalho, mostra-se diferentes formas de Marketing e de planejamento, estudando a utilização do Marketing Político em campanhas eleitorais e sugerindo alternativas para o Marketing Político.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoMarketing politicoCampanha eleitoralPlanejamentoMarketing político: vantagens do planejamento da comunicação em campanhas eleitoraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL224362.pdfapplication/pdf326398https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/85340/1/224362.pdf1576e0992b759ae0f4a0ec6a688d7b70MD51TEXT224362.pdf.txt224362.pdf.txtExtracted Texttext/plain193322https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/85340/2/224362.pdf.txtf9de5d49f8665688693caa52b58a09d7MD52THUMBNAIL224362.pdf.jpg224362.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1261https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/85340/3/224362.pdf.jpg8843daa42f2bcce1a75acaf3e5d8ca4dMD53123456789/853402013-05-03 03:55:26.109oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85340Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T06:55:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing político: vantagens do planejamento da comunicação em campanhas eleitorais |
title |
Marketing político: vantagens do planejamento da comunicação em campanhas eleitorais |
spellingShingle |
Marketing político: vantagens do planejamento da comunicação em campanhas eleitorais Ferreira Júnior, Achiles Batista Engenharia de produção Marketing politico Campanha eleitoral Planejamento |
title_short |
Marketing político: vantagens do planejamento da comunicação em campanhas eleitorais |
title_full |
Marketing político: vantagens do planejamento da comunicação em campanhas eleitorais |
title_fullStr |
Marketing político: vantagens do planejamento da comunicação em campanhas eleitorais |
title_full_unstemmed |
Marketing político: vantagens do planejamento da comunicação em campanhas eleitorais |
title_sort |
Marketing político: vantagens do planejamento da comunicação em campanhas eleitorais |
author |
Ferreira Júnior, Achiles Batista |
author_facet |
Ferreira Júnior, Achiles Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira Júnior, Achiles Batista |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Mauricio Fernandes |
contributor_str_mv |
Pereira, Mauricio Fernandes |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia de produção Marketing politico Campanha eleitoral Planejamento |
topic |
Engenharia de produção Marketing politico Campanha eleitoral Planejamento |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2003 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-20T17:42:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-20T17:42:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85340 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
224362 |
identifier_str_mv |
224362 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/85340/1/224362.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/85340/2/224362.pdf.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/85340/3/224362.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1576e0992b759ae0f4a0ec6a688d7b70 f9de5d49f8665688693caa52b58a09d7 8843daa42f2bcce1a75acaf3e5d8ca4d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805481919086592 |