A ferramenta didática e digital Webquest e a memória afetiva: o professor como mediador
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200267 |
Resumo: | TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagens e Educação a Distância |
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A ferramenta didática e digital Webquest e a memória afetiva: o professor como mediadorWebquestMemória afetivaProfessorWebquestAffective memoryTeacherTCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagens e Educação a DistânciaEste relatório apresenta a elaboração de um conteúdo educacional digital a partir de uma Webquest, com propostas de atividades que visam reavivar a memória afetiva dos alunos dos anos finais do ensino fundamental. Nesse sentido, a elaboração das atividades teve como ponto de partida o conto “Banhos de Mar” de Clarice Lispector. Acreditamos que elaborar um material didático, através de uma criação midiática e voltada à memória afetiva, torna-se um recurso educacional produtivo e intrigante, tanto para o aluno como para o professor, já que possibilita uma dinâmica diferente do contexto da sala de aula. Desse modo, a construção deste trabalho foi pautada nos aportes teóricos de Bottentuit Junior e Santos (2014), sobre Webquest; Alvarez (2003) e Ranzolin (1985), quanto à obra de Clarice Lispector. Além disso, o presente relato busca de modo mais específico abordar o papel do professor no que se refere ao planejamento e uso de mídias digitais como uma ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Assim, os documentos oficiais, Proposta Curricular de Santa Catarina (1998 e 2014) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), trataram acerca das concepções de metodologia, conteúdo e aprendizagem; por fim, Geraldi (2012) e Simões et al. (2012) quanto ao texto na sala de aula, práticas de leitura e escrita. Em suma, buscamos construir um material em que professor e aluno ocupassem a posição de protagonistas, isto é, o professor na elaboração das atividades, através da sua formação, ancorado em suportes didáticos e teóricos que se unem à prática em sala de aula, e o aluno ao ser provocado para o autodidatismo, reconhecendo que os espaços virtuais, se bem utilizados, estão repletos de conhecimento e interação.This report presents the elaboration of digital educational content from a Webquest, with proposals of activities aimed at reviving the affective memory of students in the final years of elementary school. In this sense, the elaboration of the activities had as a start point the tale “Banhos de Mar” by Clarice Lispector. We believe that developing a didactic material, through a media creation and directed to the affective memory, becomes a productive and intriguing educational resource for both student and teacher, since it allows a different dynamic from the classroom context. Thus, the construction of this work was based on the theoretical contributions of Bottentuit Junior and Santos (2014), about Webquest; Alvarez (2003) and Ranzolin (1985), about the work of Clarice Lispector. In addition, the present report search in a more specifically way to talk about the teacher's role regarding the planning and use of digital media as a tool in the teaching-learning process. So, the official documents, Curricular Proposal of Santa Catarina (1998 and 2014) and the National Curricular Parameters (1998), talk about the conceptions of methodology, content and learning; Finally, Geraldi (2012) and Simões et al. (2012) about the text in the classroom, reading and writing practices. In short, we seek to build a material in which teacher and student occupy the position of protagonists, that is, the teacher in the elaboration of activities, through their formation, anchored in didactic and theoretical supports that join the practice in the classroom, and the student being provoked to self-learning, recognizing that virtual spaces, if well used, are full of knowledge and interaction.Treze TíliasAndersen, Elenice Maria LarrozaUniversidade Federal de Santa CatarinaBenck, Suelen2019-08-29T20:55:25Z2019-08-29T20:55:25Z2019-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis42application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200267porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-29T20:55:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/200267Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-08-29T20:55:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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