A ferramenta didática e digital Webquest e a memória afetiva: o professor como mediador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benck, Suelen
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200267
Resumo: TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagens e Educação a Distância
id UFSC_0c07e5a12c44f074276208f6908cbf13
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/200267
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A ferramenta didática e digital Webquest e a memória afetiva: o professor como mediadorWebquestMemória afetivaProfessorWebquestAffective memoryTeacherTCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagens e Educação a DistânciaEste relatório apresenta a elaboração de um conteúdo educacional digital a partir de uma Webquest, com propostas de atividades que visam reavivar a memória afetiva dos alunos dos anos finais do ensino fundamental. Nesse sentido, a elaboração das atividades teve como ponto de partida o conto “Banhos de Mar” de Clarice Lispector. Acreditamos que elaborar um material didático, através de uma criação midiática e voltada à memória afetiva, torna-se um recurso educacional produtivo e intrigante, tanto para o aluno como para o professor, já que possibilita uma dinâmica diferente do contexto da sala de aula. Desse modo, a construção deste trabalho foi pautada nos aportes teóricos de Bottentuit Junior e Santos (2014), sobre Webquest; Alvarez (2003) e Ranzolin (1985), quanto à obra de Clarice Lispector. Além disso, o presente relato busca de modo mais específico abordar o papel do professor no que se refere ao planejamento e uso de mídias digitais como uma ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Assim, os documentos oficiais, Proposta Curricular de Santa Catarina (1998 e 2014) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), trataram acerca das concepções de metodologia, conteúdo e aprendizagem; por fim, Geraldi (2012) e Simões et al. (2012) quanto ao texto na sala de aula, práticas de leitura e escrita. Em suma, buscamos construir um material em que professor e aluno ocupassem a posição de protagonistas, isto é, o professor na elaboração das atividades, através da sua formação, ancorado em suportes didáticos e teóricos que se unem à prática em sala de aula, e o aluno ao ser provocado para o autodidatismo, reconhecendo que os espaços virtuais, se bem utilizados, estão repletos de conhecimento e interação.This report presents the elaboration of digital educational content from a Webquest, with proposals of activities aimed at reviving the affective memory of students in the final years of elementary school. In this sense, the elaboration of the activities had as a start point the tale “Banhos de Mar” by Clarice Lispector. We believe that developing a didactic material, through a media creation and directed to the affective memory, becomes a productive and intriguing educational resource for both student and teacher, since it allows a different dynamic from the classroom context. Thus, the construction of this work was based on the theoretical contributions of Bottentuit Junior and Santos (2014), about Webquest; Alvarez (2003) and Ranzolin (1985), about the work of Clarice Lispector. In addition, the present report search in a more specifically way to talk about the teacher's role regarding the planning and use of digital media as a tool in the teaching-learning process. So, the official documents, Curricular Proposal of Santa Catarina (1998 and 2014) and the National Curricular Parameters (1998), talk about the conceptions of methodology, content and learning; Finally, Geraldi (2012) and Simões et al. (2012) about the text in the classroom, reading and writing practices. In short, we seek to build a material in which teacher and student occupy the position of protagonists, that is, the teacher in the elaboration of activities, through their formation, anchored in didactic and theoretical supports that join the practice in the classroom, and the student being provoked to self-learning, recognizing that virtual spaces, if well used, are full of knowledge and interaction.Treze TíliasAndersen, Elenice Maria LarrozaUniversidade Federal de Santa CatarinaBenck, Suelen2019-08-29T20:55:25Z2019-08-29T20:55:25Z2019-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis42application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200267porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-29T20:55:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/200267Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-08-29T20:55:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A ferramenta didática e digital Webquest e a memória afetiva: o professor como mediador
title A ferramenta didática e digital Webquest e a memória afetiva: o professor como mediador
spellingShingle A ferramenta didática e digital Webquest e a memória afetiva: o professor como mediador
Benck, Suelen
Webquest
Memória afetiva
Professor
Webquest
Affective memory
Teacher
title_short A ferramenta didática e digital Webquest e a memória afetiva: o professor como mediador
title_full A ferramenta didática e digital Webquest e a memória afetiva: o professor como mediador
title_fullStr A ferramenta didática e digital Webquest e a memória afetiva: o professor como mediador
title_full_unstemmed A ferramenta didática e digital Webquest e a memória afetiva: o professor como mediador
title_sort A ferramenta didática e digital Webquest e a memória afetiva: o professor como mediador
author Benck, Suelen
author_facet Benck, Suelen
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andersen, Elenice Maria Larroza
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Benck, Suelen
dc.subject.por.fl_str_mv Webquest
Memória afetiva
Professor
Webquest
Affective memory
Teacher
topic Webquest
Memória afetiva
Professor
Webquest
Affective memory
Teacher
description TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagens e Educação a Distância
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-29T20:55:25Z
2019-08-29T20:55:25Z
2019-07-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200267
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 42
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Treze Tílias
publisher.none.fl_str_mv Treze Tílias
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651989355069440