A ferramenta didática e digital Webquest e a Memória Afetiva: a leitura emocional como ponto de partida.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200270 |
Resumo: | TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância |
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A ferramenta didática e digital Webquest e a Memória Afetiva: a leitura emocional como ponto de partida.WebquestMemória afetivaLeitura emocionalTCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a DistânciaA evolução da tecnologia está presente dentro e fora das salas de aula, nos mais diferenciados aparelhos eletrônicos. podendo ser uma ferramenta aliada aos professores e aos alunos na aquisição de conhecimentos, tornando-os colaboradores nesse processo pedagógico. Este relatório parte do objetivo geral de criar um conteúdo educacional digital, uma Webquest, a partir do texto “Banhos de Mar” de Clarice Lispector, com propostas de atividades que reavivem a memória afetiva dos alunos dos anos finais do ensino fundamental. Apontada a leitura emocional como instrumento para reavivar a memória afetiva, a proposta deste trabalho, que é criar um conteúdo midiático como ferramenta educacional, vai ao encontro dos interesses tanto para o professor quanto para o aluno. Nesse sentido, a criação da Webquest pode auxiliar em sala de aula no que diz respeito ao uso da literatura, da produção textual, e também da questão sentimental, como elementos que reavivam a Memória afetiva. Para isso, consideram-se: as premissas teóricas de Alvarez (2003) e Ranzolin (1985), que serão abordadas a partir de discussões da obra literária de Clarice Lispector; os documentos oficiais Proposta Curricular de Santa Catarina (1998 e 2014) e Parâmetros Curriculares Nacionais (1997 e 1998), que serão importantes no que toca aos elementos acerca da literatura juntamente à sala de aula; e, quanto à ferramenta Webquest, o estudo de Bottenuit Junior e Santos (2014), que dará base para as reflexões de trabalhos já realizados na área, bem como as próprias premissas básicas da temática. E, no que diz respeito ao uso da leitura emocional como instrumento para reavivar a memória afetiva, o aporte teórico será o de Coelho (2000), Martins (2003 [1994]) e Vygotski (1991), construindo uma ponte entre o aluno Leitor e as práticas de leitura pensadas pelo professor enquanto mediador. Portanto, a criação da Webquest vem como uma via de mão dupla no exercício de reavivar a memória afetiva dos educandos e auxiliar o/a professor/a com uma proposta de uma leitura emocional diferenciada e atrativa, e, assim, contribuir para a formação de indivíduos críticos que estão em constante busca pelo conhecimento.The evolution of technology is present inside and outside the classrooms, in the most different electronic devices. It can be a tool combined with teachers and students in the acquisition of knowledge, making them collaborators in this pedagogical process. This report builds on the overall goal of creating digital educational content, a Webquest, from Clarice Lispector's “Banhos de Mar” text, with proposed activities that revive the emotional memory of students in the final years of elementary school. Aiming emotional reading as an instrument to revive affective memory, the purpose of this paper, which is to create a media content as an educational tool, meets the interests of both the teacher and the student. In this sense, the creation of the Webquest can help in the classroom regarding the use of literature, textual production, and also the sentimental issue, as elements that revive affective memory. For this, we consider: the theoretical premises of Alvarez (2003) and Ranzolin (1985), which will be approached from discussions of the literary work of Clarice Lispector; the official documents “Proposta Curricular de Santa Catarina” (1998 and 2014) and “Parâmetros Curriculares Nacionais” (1997 and 1998), which will be important regarding the elements about literature together with the classroom; and, regarding the Webquest tool, the study by Bottenuit Junior and Santos (2014), which will give basis for the reflections of works already done in the area, as well as the basic premises of the theme. And, regarding the use of emotional reading as an instrument to revive affective memory, the theoretical support will be that of Coelho (2000), Martins (2003 [1994]) and Vygotski (1991), building a bridge between the student Reader and the reading practices thought by the teacher as a mediator. Therefore, the creation of the Webquest comes as a two-way street in the exercise of reviving the students' affective memory and helping the teacher with a proposal of a differentiated and attractive emotional reading, and thus contribute to the formation of critical individuals who are constantly searching for knowledge.Treze Tílias, SCAndersen, Elenice Maria LarrozaUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Janaine Lucia2019-08-29T21:01:36Z2019-08-29T21:01:36Z2019-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis38application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200270porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-29T21:01:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/200270Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-08-29T21:01:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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