Mas afinal o que são problemas? Uma análise histórica sobre mudanças em definições,finalidadese tipologias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertini, Luciane de Fatima
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza, Andréia Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234375
Resumo: Este artigo encontra-se disponível no seguinte link:https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3057
id UFSC_0d95de44c728f1738ea346697f989931
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234375
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Mas afinal o que são problemas? Uma análise histórica sobre mudanças em definições,finalidadese tipologiasWhat are problems? A historical analysis of changes in definitions, purposes and typologies¿Qué son los problemas? Un análisis histórico de los cambios en las definiciones, propósitos y tipologíasDocumentos EscolaresSaberes ProfissionaisProblemas AritméticosEste artigo encontra-se disponível no seguinte link:https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3057Neste texto,a partir da análise de diferentes documentos escolares, tais como livros/manuais, artigos de revistas pedagógicas e programas de ensino, bem como pesquisas já realizadas no âmbito da História da educação matemática (BERTINI, 2018; MACIEL,2019; OLIVEIRA,2017; PAVARIN, 2020; SOUZA,2017), discutem-se as transformações ocorridas em relação à definição(o que seriam os problemas e a diferença entre eles e exercícios), finalidades(para que serviriam os problemas) e tipologias(criação de diversos tipos) dos problemas. Utilizaram-se os conceitos de cultura escolar (JULIA,2001), disciplinas escolares (CHERVEL, 1990) e saber profissional (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2017) de modo a analisar essas fontes e caracterizar as diferenças acerca dos problemas aritméticos. Observou-se que as modificações ocorridas nos problemas são frutos de discursos que disseminaram inovações pedagógicas e que circularam em determinado tempo. Essas transformações parecem ser decorrentes das tensões entre os diferentes campos disciplinares tais como matemática, ciências da educação e psicologia e que foram apropriadas pela matemática escolar.Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa)2022-05-12T17:29:30Z2022-05-12T17:29:30Z2021-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBERTINI, Luciane Fatima; SOUZA, Andreia Fernandes. Mas afinal o que são problemas? Uma análise histórica sobre mudanças em definições, finalidades e tipologias. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-19, 2021.2179-426Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234375v.12;1-19Bertini, Luciane de FatimaSouza, Andréia Fernandesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-15T12:42:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234375Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-15T12:42:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Mas afinal o que são problemas? Uma análise histórica sobre mudanças em definições,finalidadese tipologias
What are problems? A historical analysis of changes in definitions, purposes and typologies
¿Qué son los problemas? Un análisis histórico de los cambios en las definiciones, propósitos y tipologías
title Mas afinal o que são problemas? Uma análise histórica sobre mudanças em definições,finalidadese tipologias
spellingShingle Mas afinal o que são problemas? Uma análise histórica sobre mudanças em definições,finalidadese tipologias
Bertini, Luciane de Fatima
Documentos Escolares
Saberes Profissionais
Problemas Aritméticos
title_short Mas afinal o que são problemas? Uma análise histórica sobre mudanças em definições,finalidadese tipologias
title_full Mas afinal o que são problemas? Uma análise histórica sobre mudanças em definições,finalidadese tipologias
title_fullStr Mas afinal o que são problemas? Uma análise histórica sobre mudanças em definições,finalidadese tipologias
title_full_unstemmed Mas afinal o que são problemas? Uma análise histórica sobre mudanças em definições,finalidadese tipologias
title_sort Mas afinal o que são problemas? Uma análise histórica sobre mudanças em definições,finalidadese tipologias
author Bertini, Luciane de Fatima
author_facet Bertini, Luciane de Fatima
Souza, Andréia Fernandes
author_role author
author2 Souza, Andréia Fernandes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertini, Luciane de Fatima
Souza, Andréia Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Documentos Escolares
Saberes Profissionais
Problemas Aritméticos
topic Documentos Escolares
Saberes Profissionais
Problemas Aritméticos
description Este artigo encontra-se disponível no seguinte link:https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3057
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-25
2022-05-12T17:29:30Z
2022-05-12T17:29:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BERTINI, Luciane Fatima; SOUZA, Andreia Fernandes. Mas afinal o que são problemas? Uma análise histórica sobre mudanças em definições, finalidades e tipologias. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-19, 2021.
2179-426X
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234375
identifier_str_mv BERTINI, Luciane Fatima; SOUZA, Andreia Fernandes. Mas afinal o que são problemas? Uma análise histórica sobre mudanças em definições, finalidades e tipologias. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-19, 2021.
2179-426X
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv v.12;1-19
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa)
publisher.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652396078825472