Proposta de modelo para avaliação do capital intelectual na administração pública: o caso no PROANTAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Marco Antonio Harms
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157335
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2015
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaDias, Marco Antonio HarmsRados, Gregório Jean VarvakisSelig, Paulo Mauricio2015-12-29T03:03:09Z2015-12-29T03:03:09Z2015336393https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157335Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2015A gestão pública necessita de novas formas de análise e avaliação de suas ações para uma adequada eficiência e efetividade dos recursos empregados, entre eles os intangíveis pois, assim como a gestão empresarial, encontra-se no contexto da emergente sociedade do conhecimento. Por outro lado, o capital intelectual, com suas ferramentas consolidadas na prática e no campo acadêmico, ainda não desenvolveu uma forma de gestão dos intangíveis em contextos não mercadológicos, tais como programas públicos, dessa forma se apresentando um hiato de conhecimento a ser preenchido a partir da ampliação do estado da arte dos campos gestão pública e capital intelectual. Com o objetivo de propor um modelo de análise de capital intelectual para aplicação em programas públicos desenvolveu-se o MaCIpp, parametrizado a contextos públicos, a partir de um modelo de análise de capital intelectual consolidado em práticas empresariais. Com uma análise temática de conteúdo foram selecionados os componentes de capital intelectual aderentes a um contexto público inserido à sociedade do conhecimento. Após, respeitando as especificidades da gestão pública, se desenvolveu o MaCIpp, com a proposição de um estrutura de análise sob três dimensões: a percebida, a desejável e evolução. Para verificar a sua aplicabilidade foi realizado um estudo de caso no Programa Antártico Brasileiro, com a utilização de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com orientação analíticodescritiva. Com a adoção de uma observação não participante e com a utilização de entrevistas estruturadas em escala likert, abordaram-se os sujeitos da pesquisa, que eram os participantes mais ativos nas decisões desse programa público. Como resultados da pesquisa, destacam-se que os gestores do PROANTAR consideraram aderentes as terminologias das práticas de gestão de capital intelectual, bem como o potencial de uso da mensuração dos intangíveis para uma melhor execução do programa público, evidenciando situações controversas em suas interpretações e ações de gestão, traduzindo o esforço de cada órgão representado para com o programa público pesquisado. A partir dos resultados da pesquisa, evidencia-se que o MaCIpp se apresenta com potencial de aplicação em contextos públicos semelhantes, dessa forma vislumbrando oportunidades para novas pesquisas e trabalhos que poderão desenvolver mais e melhores métricas e indicadores, sob a estrutura do modelo desenvolvido bem como a aplicação em outros programas, apesar das limitações apresentadas. Conclui-se que, por suas peculiaridades, a gestão do capital intelectual em programas públicos necessita de ferramentas que explicitem os intangíveis na gestão pública: a dinamicidade e as percepções dos diversos stakeholders, de modo a transparecer a forma como gera valor à sociedade.<br>Abstract : The public administration requires new forms of analysis and evaluation of their actions for proper efficiency and effectiveness of the resources employed, among them the intangibles, because as well as business management, it s in the context of the emerging knowledge society. On the other hand, the intellectual capital with its consolidated tools in practice and in the academic field, has not yet developed a way of managing intangibles in not merchandising contexts, such as public programs, therefore presenting a gap of knowledge to be filled from the expansion of the state of the art fields of public management and intellectual capital. In order to propose an intellectual capital analysis model for application in public programs was developed the MaCIpp, parameterized to public contexts, from a model of intellectual capital analysis consolidated on business practices. With a content thematic analysis, intellectual capital components have been selected acceding to a public context inserted into the knowledge society. After, respecting the specificities of public administration was developed the MaCIpp with the proposition of an analytical structure in three dimensions: the perceived, the desirable and evolution. In order to verify its applicability a case study was conducted in the Brazilian Antarctic Program, using an exploratory-qualitative research, with analytical-descriptive orientation. With the adoption of a non-participant observation and the use of structured interviews in Likert scale, the research subjects, who were the most active participants in the decisions of this public program, were approached. As research results, stand out that the managers of PROANTAR considered adherent the terminology of intellectual capital management practices, as well as the potential use of the intangible measurement for better enforcement of public program, showing controversial situations in their interpretations and management actions, reflecting the effort of each represented agency towards the researched public program. From the results of the research, it is evident that the MaCIpp presents itself with potential application in similar public contexts, therefore glimpsing opportunities for further research and work that may develop more and better metrics and indicators, under the model structure developed as well as applying in other programs, despite the presented limitations. In conclusion, for its peculiarities, the management of intellectual capital in public programs requires tools that make explicit the intangible in public administration: the dynamics and perceptions of the several stakeholders, in order to transpire the way it adds value to society.272 p.| il., tabs., grafs.porEngenharia e gestão do conhecimentoCapital intelectualAdministraçãoAdministração públicaProposta de modelo para avaliação do capital intelectual na administração pública: o caso no PROANTARinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL336393.pdfapplication/pdf2222654https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/157335/1/336393.pdfbd66aac390185e810910fa030d5abaabMD51123456789/1573352015-12-29 01:03:09.747oai:repositorio.ufsc.br:123456789/157335Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-12-29T03:03:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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