A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRODUTO DE PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE GESTÃO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA: SUPERANDO A EDUCAÇÃO FORMAL PARA O AVANÇO DE UMA AGENDA ECOLÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBAS, RUY TADEU MAMBRINI
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: COSTA, MATEUS STALLIVIERI DA, COSTA, ALEXANDRE MARINO DA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190661
Resumo: O presente estudo parte da discussão do pensamento ecológico que procura avançar em direção à construção de uma Educação Ambiental ampla, que extrapole as práticas educativas formais e confinadas em salas de aula por perspectiva capaz de permear as relações sociais e institucionais em níveis mais profundos e de forma transversal. Deste prisma que se passa a discutir o papel das instituições universitárias para, finalmente, seguir ao estudo de caso de uma Universidade Federal brasileira, procurando encontrar, em suas iniciativas de gestão ambiental, as características daquilo prescrito pela doutrina do Direito Ambiental e da Educação Ambiental como sendo as necessárias à ação do Poder Público e, neste contexto, sobretudo às instituições de ensino, diante das questões ambientais na contemporaneidade. O estudo, assim, ocupa-se do caso da Coordenadoria de Gestão Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina, selecionada por critério de conveniência para, em um exercício dedutivo, realizar cotejamento – com base em bibliografia e documentos – entre teoria e prática, identificando a atuação desta Universidade no campo da Educação Ambiental para além dos limites das salas de aula em iniciativas que promovem conscientização e impacto de maior alcance na comunidade universitária e na sociedade em que ela se insere.
id UFSC_0df696cdc9a40209b92b92546c2576e5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190661
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRODUTO DE PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE GESTÃO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA: SUPERANDO A EDUCAÇÃO FORMAL PARA O AVANÇO DE UMA AGENDA ECOLÓGICAO presente estudo parte da discussão do pensamento ecológico que procura avançar em direção à construção de uma Educação Ambiental ampla, que extrapole as práticas educativas formais e confinadas em salas de aula por perspectiva capaz de permear as relações sociais e institucionais em níveis mais profundos e de forma transversal. Deste prisma que se passa a discutir o papel das instituições universitárias para, finalmente, seguir ao estudo de caso de uma Universidade Federal brasileira, procurando encontrar, em suas iniciativas de gestão ambiental, as características daquilo prescrito pela doutrina do Direito Ambiental e da Educação Ambiental como sendo as necessárias à ação do Poder Público e, neste contexto, sobretudo às instituições de ensino, diante das questões ambientais na contemporaneidade. O estudo, assim, ocupa-se do caso da Coordenadoria de Gestão Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina, selecionada por critério de conveniência para, em um exercício dedutivo, realizar cotejamento – com base em bibliografia e documentos – entre teoria e prática, identificando a atuação desta Universidade no campo da Educação Ambiental para além dos limites das salas de aula em iniciativas que promovem conscientização e impacto de maior alcance na comunidade universitária e na sociedade em que ela se insere.INPEAU/UFSC2018-10-18T21:08:42Z2018-10-18T21:08:42Z2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-05-9https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190661RIBAS, RUY TADEU MAMBRINICOSTA, MATEUS STALLIVIERI DACOSTA, ALEXANDRE MARINO DAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-18T21:08:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190661Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-18T21:08:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRODUTO DE PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE GESTÃO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA: SUPERANDO A EDUCAÇÃO FORMAL PARA O AVANÇO DE UMA AGENDA ECOLÓGICA
title A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRODUTO DE PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE GESTÃO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA: SUPERANDO A EDUCAÇÃO FORMAL PARA O AVANÇO DE UMA AGENDA ECOLÓGICA
spellingShingle A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRODUTO DE PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE GESTÃO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA: SUPERANDO A EDUCAÇÃO FORMAL PARA O AVANÇO DE UMA AGENDA ECOLÓGICA
RIBAS, RUY TADEU MAMBRINI
title_short A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRODUTO DE PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE GESTÃO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA: SUPERANDO A EDUCAÇÃO FORMAL PARA O AVANÇO DE UMA AGENDA ECOLÓGICA
title_full A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRODUTO DE PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE GESTÃO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA: SUPERANDO A EDUCAÇÃO FORMAL PARA O AVANÇO DE UMA AGENDA ECOLÓGICA
title_fullStr A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRODUTO DE PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE GESTÃO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA: SUPERANDO A EDUCAÇÃO FORMAL PARA O AVANÇO DE UMA AGENDA ECOLÓGICA
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRODUTO DE PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE GESTÃO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA: SUPERANDO A EDUCAÇÃO FORMAL PARA O AVANÇO DE UMA AGENDA ECOLÓGICA
title_sort A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRODUTO DE PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE GESTÃO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA: SUPERANDO A EDUCAÇÃO FORMAL PARA O AVANÇO DE UMA AGENDA ECOLÓGICA
author RIBAS, RUY TADEU MAMBRINI
author_facet RIBAS, RUY TADEU MAMBRINI
COSTA, MATEUS STALLIVIERI DA
COSTA, ALEXANDRE MARINO DA
author_role author
author2 COSTA, MATEUS STALLIVIERI DA
COSTA, ALEXANDRE MARINO DA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv RIBAS, RUY TADEU MAMBRINI
COSTA, MATEUS STALLIVIERI DA
COSTA, ALEXANDRE MARINO DA
description O presente estudo parte da discussão do pensamento ecológico que procura avançar em direção à construção de uma Educação Ambiental ampla, que extrapole as práticas educativas formais e confinadas em salas de aula por perspectiva capaz de permear as relações sociais e institucionais em níveis mais profundos e de forma transversal. Deste prisma que se passa a discutir o papel das instituições universitárias para, finalmente, seguir ao estudo de caso de uma Universidade Federal brasileira, procurando encontrar, em suas iniciativas de gestão ambiental, as características daquilo prescrito pela doutrina do Direito Ambiental e da Educação Ambiental como sendo as necessárias à ação do Poder Público e, neste contexto, sobretudo às instituições de ensino, diante das questões ambientais na contemporaneidade. O estudo, assim, ocupa-se do caso da Coordenadoria de Gestão Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina, selecionada por critério de conveniência para, em um exercício dedutivo, realizar cotejamento – com base em bibliografia e documentos – entre teoria e prática, identificando a atuação desta Universidade no campo da Educação Ambiental para além dos limites das salas de aula em iniciativas que promovem conscientização e impacto de maior alcance na comunidade universitária e na sociedade em que ela se insere.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-18T21:08:42Z
2018-10-18T21:08:42Z
2018-10-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-05-9
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190661
identifier_str_mv 978-85-68618-05-9
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652219803762688