A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRODUTO DE PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE GESTÃO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA: SUPERANDO A EDUCAÇÃO FORMAL PARA O AVANÇO DE UMA AGENDA ECOLÓGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190661 |
Resumo: | O presente estudo parte da discussão do pensamento ecológico que procura avançar em direção à construção de uma Educação Ambiental ampla, que extrapole as práticas educativas formais e confinadas em salas de aula por perspectiva capaz de permear as relações sociais e institucionais em níveis mais profundos e de forma transversal. Deste prisma que se passa a discutir o papel das instituições universitárias para, finalmente, seguir ao estudo de caso de uma Universidade Federal brasileira, procurando encontrar, em suas iniciativas de gestão ambiental, as características daquilo prescrito pela doutrina do Direito Ambiental e da Educação Ambiental como sendo as necessárias à ação do Poder Público e, neste contexto, sobretudo às instituições de ensino, diante das questões ambientais na contemporaneidade. O estudo, assim, ocupa-se do caso da Coordenadoria de Gestão Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina, selecionada por critério de conveniência para, em um exercício dedutivo, realizar cotejamento – com base em bibliografia e documentos – entre teoria e prática, identificando a atuação desta Universidade no campo da Educação Ambiental para além dos limites das salas de aula em iniciativas que promovem conscientização e impacto de maior alcance na comunidade universitária e na sociedade em que ela se insere. |
id |
UFSC_0df696cdc9a40209b92b92546c2576e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190661 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRODUTO DE PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE GESTÃO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA: SUPERANDO A EDUCAÇÃO FORMAL PARA O AVANÇO DE UMA AGENDA ECOLÓGICAO presente estudo parte da discussão do pensamento ecológico que procura avançar em direção à construção de uma Educação Ambiental ampla, que extrapole as práticas educativas formais e confinadas em salas de aula por perspectiva capaz de permear as relações sociais e institucionais em níveis mais profundos e de forma transversal. Deste prisma que se passa a discutir o papel das instituições universitárias para, finalmente, seguir ao estudo de caso de uma Universidade Federal brasileira, procurando encontrar, em suas iniciativas de gestão ambiental, as características daquilo prescrito pela doutrina do Direito Ambiental e da Educação Ambiental como sendo as necessárias à ação do Poder Público e, neste contexto, sobretudo às instituições de ensino, diante das questões ambientais na contemporaneidade. O estudo, assim, ocupa-se do caso da Coordenadoria de Gestão Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina, selecionada por critério de conveniência para, em um exercício dedutivo, realizar cotejamento – com base em bibliografia e documentos – entre teoria e prática, identificando a atuação desta Universidade no campo da Educação Ambiental para além dos limites das salas de aula em iniciativas que promovem conscientização e impacto de maior alcance na comunidade universitária e na sociedade em que ela se insere.INPEAU/UFSC2018-10-18T21:08:42Z2018-10-18T21:08:42Z2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-05-9https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190661RIBAS, RUY TADEU MAMBRINICOSTA, MATEUS STALLIVIERI DACOSTA, ALEXANDRE MARINO DAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-18T21:08:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190661Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-18T21:08:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRODUTO DE PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE GESTÃO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA: SUPERANDO A EDUCAÇÃO FORMAL PARA O AVANÇO DE UMA AGENDA ECOLÓGICA |
title |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRODUTO DE PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE GESTÃO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA: SUPERANDO A EDUCAÇÃO FORMAL PARA O AVANÇO DE UMA AGENDA ECOLÓGICA |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRODUTO DE PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE GESTÃO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA: SUPERANDO A EDUCAÇÃO FORMAL PARA O AVANÇO DE UMA AGENDA ECOLÓGICA RIBAS, RUY TADEU MAMBRINI |
title_short |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRODUTO DE PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE GESTÃO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA: SUPERANDO A EDUCAÇÃO FORMAL PARA O AVANÇO DE UMA AGENDA ECOLÓGICA |
title_full |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRODUTO DE PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE GESTÃO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA: SUPERANDO A EDUCAÇÃO FORMAL PARA O AVANÇO DE UMA AGENDA ECOLÓGICA |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRODUTO DE PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE GESTÃO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA: SUPERANDO A EDUCAÇÃO FORMAL PARA O AVANÇO DE UMA AGENDA ECOLÓGICA |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRODUTO DE PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE GESTÃO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA: SUPERANDO A EDUCAÇÃO FORMAL PARA O AVANÇO DE UMA AGENDA ECOLÓGICA |
title_sort |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRODUTO DE PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE GESTÃO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA: SUPERANDO A EDUCAÇÃO FORMAL PARA O AVANÇO DE UMA AGENDA ECOLÓGICA |
author |
RIBAS, RUY TADEU MAMBRINI |
author_facet |
RIBAS, RUY TADEU MAMBRINI COSTA, MATEUS STALLIVIERI DA COSTA, ALEXANDRE MARINO DA |
author_role |
author |
author2 |
COSTA, MATEUS STALLIVIERI DA COSTA, ALEXANDRE MARINO DA |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RIBAS, RUY TADEU MAMBRINI COSTA, MATEUS STALLIVIERI DA COSTA, ALEXANDRE MARINO DA |
description |
O presente estudo parte da discussão do pensamento ecológico que procura avançar em direção à construção de uma Educação Ambiental ampla, que extrapole as práticas educativas formais e confinadas em salas de aula por perspectiva capaz de permear as relações sociais e institucionais em níveis mais profundos e de forma transversal. Deste prisma que se passa a discutir o papel das instituições universitárias para, finalmente, seguir ao estudo de caso de uma Universidade Federal brasileira, procurando encontrar, em suas iniciativas de gestão ambiental, as características daquilo prescrito pela doutrina do Direito Ambiental e da Educação Ambiental como sendo as necessárias à ação do Poder Público e, neste contexto, sobretudo às instituições de ensino, diante das questões ambientais na contemporaneidade. O estudo, assim, ocupa-se do caso da Coordenadoria de Gestão Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina, selecionada por critério de conveniência para, em um exercício dedutivo, realizar cotejamento – com base em bibliografia e documentos – entre teoria e prática, identificando a atuação desta Universidade no campo da Educação Ambiental para além dos limites das salas de aula em iniciativas que promovem conscientização e impacto de maior alcance na comunidade universitária e na sociedade em que ela se insere. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-18T21:08:42Z 2018-10-18T21:08:42Z 2018-10-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-05-9 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190661 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-05-9 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190661 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652219803762688 |