Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giusti, Bruna Lima Ramos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218994
Resumo: Giusti, Bruna Lima Ramos Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950 / Bruna Lima Ramos Giusti. – Guarulhos, 2020. 196 f. Tese (Doutorado) – Programa de pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2020. Orientador: Wagner Rodrigues Valente Título em inglês: Normalists' notebooks and the systematization of professional knowledge to teach arithmetic in primary school, 1950's. 1. Cadernos escolares. 2. Formação de professor. 3. Escola normal. 4. Saber profissional. 5. Aritmética a ensinar. 6. Aritmética para ensinar. I. Valente, Wagner Rodrigues. II. Título.
id UFSC_0e104dedab9be6364758e72449f14d6b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218994
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950Cadernos escolaresFormação de professorEscola normalSaber profissionalAritmética a ensinarAritmética para ensinarGiusti, Bruna Lima Ramos Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950 / Bruna Lima Ramos Giusti. – Guarulhos, 2020. 196 f. Tese (Doutorado) – Programa de pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2020. Orientador: Wagner Rodrigues Valente Título em inglês: Normalists' notebooks and the systematization of professional knowledge to teach arithmetic in primary school, 1950's. 1. Cadernos escolares. 2. Formação de professor. 3. Escola normal. 4. Saber profissional. 5. Aritmética a ensinar. 6. Aritmética para ensinar. I. Valente, Wagner Rodrigues. II. Título.O presente estudo aborda a sistematização do saber profissional do professor que irá ensinar aritmética no curso primário na década de 1950, no Brasil. O estudo integra o Projeto Temático intitulado “A Matemática na Formação de Professores e no Ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990”, financiado pela FAPESP, de maior amplitude, que visa responder às questões: “como são produzidos, sistematizados e institucionalizados os saberes profissionais do professor que ensina matemática?” e “como caracterizar a matemática como um saber profissional da docência?”. A partir dos estudos sobre formação do professor caracterizada por Hofstetter e Schneuwly (2017), elaborou-se uma interrogação norteadora desta pesquisa expressa como: que elementos podem ser extraídos da análise dos cadernos de normalistas que configuram um saber profissional do professor que irá ensinar aritmética na década de 1950? O estudo apresenta uma análise de três cadernos de normalistas desse tempo, chamado de Anos Dourados, e com isso, pôde-se evidenciar elementos de um saber específico do docente que iria ensinar aritmética nos primeiros anos escolares. Para a análise, utilizou-se uma metodologia de pesquisa descrita por Lima e Valente (2019), referenciada nos estudos de Peter Burke (2016), que consiste em etapas de trabalho dadas por: recompilação de experiências docentes, análise comparativa dos cadernos e sistematização dos saberes docentes. Com isso, pôde-se extrair dos cadernos elementos dos saberes profissionais, caracterizando uma aritmética a ensinar e uma aritmética para ensinar, configurando uma relação entre esses saberes e estabelecendo a natureza do saber profissional para o professor que ensina aritmética no curso primário em meados da década de 1950. Concluiu-se a tese apresentando elementos constitutivos desse saber profissional, a partir e uma relação entre a aritmética a ensinar e uma aritmética para ensinar.Valente, Wagner RodriguesGiusti, Bruna Lima Ramos2020-12-31T11:06:37Z2020-12-31T11:06:37Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfGIUSTI, Bruna Lima Ramos. Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950.2020. 196f. Tese (Doutorado) – Programa de pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2020.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218994porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-12T18:15:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218994Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-09-12T18:15:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950
title Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950
spellingShingle Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950
Giusti, Bruna Lima Ramos
Cadernos escolares
Formação de professor
Escola normal
Saber profissional
Aritmética a ensinar
Aritmética para ensinar
title_short Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950
title_full Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950
title_fullStr Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950
title_full_unstemmed Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950
title_sort Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950
author Giusti, Bruna Lima Ramos
author_facet Giusti, Bruna Lima Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Giusti, Bruna Lima Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Cadernos escolares
Formação de professor
Escola normal
Saber profissional
Aritmética a ensinar
Aritmética para ensinar
topic Cadernos escolares
Formação de professor
Escola normal
Saber profissional
Aritmética a ensinar
Aritmética para ensinar
description Giusti, Bruna Lima Ramos Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950 / Bruna Lima Ramos Giusti. – Guarulhos, 2020. 196 f. Tese (Doutorado) – Programa de pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2020. Orientador: Wagner Rodrigues Valente Título em inglês: Normalists' notebooks and the systematization of professional knowledge to teach arithmetic in primary school, 1950's. 1. Cadernos escolares. 2. Formação de professor. 3. Escola normal. 4. Saber profissional. 5. Aritmética a ensinar. 6. Aritmética para ensinar. I. Valente, Wagner Rodrigues. II. Título.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-31T11:06:37Z
2020-12-31T11:06:37Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GIUSTI, Bruna Lima Ramos. Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950.2020. 196f. Tese (Doutorado) – Programa de pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2020.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218994
identifier_str_mv GIUSTI, Bruna Lima Ramos. Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950.2020. 196f. Tese (Doutorado) – Programa de pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2020.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652415276154880