Novos aportes teórico-metodológicos sobre os saberes profissionais na formação de professores que ensinam matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Rosilda dos Santos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bertini, Luciane de Fatima, Valente, Wagner Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185666
Resumo: Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/viewFile/2816/2299
id UFSC_0e58abcb6e34a00910ff9316e15958dd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/185666
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Novos aportes teórico-metodológicos sobre os saberes profissionais na formação de professores que ensinam matemáticaMatemática para ensinarMatemática a ensinarHistória da educação matemática.Saber profissionalSaber docenteEducação matemáticaDisponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/viewFile/2816/2299O texto tem por objetivo apresentar novos aportes teórico-metodológicos para a pesquisa sobre os saberes profissionais do professor que ensina matemática. Amparado em sínteses históricas sobre o saber docente, apresenta referências que mobilizam categorias como “saberes a ensinar” e “saberes para ensinar”. Escolhe como hipótese teórica de pesquisa a configuração ao longo do tempo de uma “matemática a ensinar” e de uma “matemática para ensinar”. Advoga que tais categorias poderão contribuir para a caracterização da matemática presente na formação do professor que ensina matemática.Acta Scientiae2018-04-16T14:55:53Z2018-04-16T14:55:53Z2017-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVALENTE, Wagner Rodrigues; BERTINI, L. F. ; MORAIS, R. S. . Novos aportes teórico-metodológicos sobre os saberes profissionais na formação de professores que ensinam Matemática. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 19, p. 224-235, 2017.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185666Morais, Rosilda dos SantosBertini, Luciane de FatimaValente, Wagner Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-16T14:55:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185666Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-04-16T14:55:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Novos aportes teórico-metodológicos sobre os saberes profissionais na formação de professores que ensinam matemática
title Novos aportes teórico-metodológicos sobre os saberes profissionais na formação de professores que ensinam matemática
spellingShingle Novos aportes teórico-metodológicos sobre os saberes profissionais na formação de professores que ensinam matemática
Morais, Rosilda dos Santos
Matemática para ensinar
Matemática a ensinar
História da educação matemática.
Saber profissional
Saber docente
Educação matemática
title_short Novos aportes teórico-metodológicos sobre os saberes profissionais na formação de professores que ensinam matemática
title_full Novos aportes teórico-metodológicos sobre os saberes profissionais na formação de professores que ensinam matemática
title_fullStr Novos aportes teórico-metodológicos sobre os saberes profissionais na formação de professores que ensinam matemática
title_full_unstemmed Novos aportes teórico-metodológicos sobre os saberes profissionais na formação de professores que ensinam matemática
title_sort Novos aportes teórico-metodológicos sobre os saberes profissionais na formação de professores que ensinam matemática
author Morais, Rosilda dos Santos
author_facet Morais, Rosilda dos Santos
Bertini, Luciane de Fatima
Valente, Wagner Rodrigues
author_role author
author2 Bertini, Luciane de Fatima
Valente, Wagner Rodrigues
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Rosilda dos Santos
Bertini, Luciane de Fatima
Valente, Wagner Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática para ensinar
Matemática a ensinar
História da educação matemática.
Saber profissional
Saber docente
Educação matemática
topic Matemática para ensinar
Matemática a ensinar
História da educação matemática.
Saber profissional
Saber docente
Educação matemática
description Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/viewFile/2816/2299
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04
2018-04-16T14:55:53Z
2018-04-16T14:55:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VALENTE, Wagner Rodrigues; BERTINI, L. F. ; MORAIS, R. S. . Novos aportes teórico-metodológicos sobre os saberes profissionais na formação de professores que ensinam Matemática. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 19, p. 224-235, 2017.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185666
identifier_str_mv VALENTE, Wagner Rodrigues; BERTINI, L. F. ; MORAIS, R. S. . Novos aportes teórico-metodológicos sobre os saberes profissionais na formação de professores que ensinam Matemática. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 19, p. 224-235, 2017.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Acta Scientiae
publisher.none.fl_str_mv Acta Scientiae
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652076457132032