O ensino ativo dos trabalhos manuais no curso primário paulista: um estudo da escolarização dos saberes matemáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frizzarini, Claudia Regina Boen
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Leme da Silva, Maria Célia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177612
Resumo: Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2016v34n1p119
id UFSC_875a8270e9def1682f1b95e4b1e6153b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/177612
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O ensino ativo dos trabalhos manuais no curso primário paulista: um estudo da escolarização dos saberes matemáticosTrabalhos manuaisensino primárioFinalidades da educaçãoDisponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2016v34n1p119O presente artigo tem o intuito de construir uma primeira representação sobre o ensino da matéria escolar Trabalhos Manuais no curso primário de São Paulo a partir de sua relação com os saberes matemáticos. O estudo amparado pelo ferramental teórico metodológico da História Cultural identifica duas grandes finalidades, que dizem respeito aos saberes matemáticos, atribuídas ao ensino de tal matéria: na primeira, os Trabalhos Manuais têm como função auxiliar o processo de compreensão dos saberes geométricos, que funciona como um “método de ensino” para aprender saberes matemáticos; na segunda, os Trabalhos Manuais como utilização de saberes matemáticos estudados em outras matérias para a formação do trabalhador, de um ofício ao aluno. Desse modo, uma representação dos Trabalhos Manuais no curso primário paulista seria a compreensão das relações desta matéria com os saberes matemáticos como uma via de mão dupla, em que um saber auxilia o outro e contribui a concretizar o ensino moral, físico, intelectual e profissional, de modo prático e intuitivo.Revista Perspectiva2017-07-19T12:42:09Z2017-07-19T12:42:09Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFRIZZARINI, C. R. B.; SILVA, M. C. L. da. O ensino ativo dos trabalhos manuais no curso primário paulista: um estudo da escolarização dos saberes matemáticos. Perspectiva. v. 34, n.1, p.119- 141, 2016.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177612Frizzarini, Claudia Regina BoenLeme da Silva, Maria Céliaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-19T12:42:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/177612Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-07-19T12:42:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino ativo dos trabalhos manuais no curso primário paulista: um estudo da escolarização dos saberes matemáticos
title O ensino ativo dos trabalhos manuais no curso primário paulista: um estudo da escolarização dos saberes matemáticos
spellingShingle O ensino ativo dos trabalhos manuais no curso primário paulista: um estudo da escolarização dos saberes matemáticos
Frizzarini, Claudia Regina Boen
Trabalhos manuais
ensino primário
Finalidades da educação
title_short O ensino ativo dos trabalhos manuais no curso primário paulista: um estudo da escolarização dos saberes matemáticos
title_full O ensino ativo dos trabalhos manuais no curso primário paulista: um estudo da escolarização dos saberes matemáticos
title_fullStr O ensino ativo dos trabalhos manuais no curso primário paulista: um estudo da escolarização dos saberes matemáticos
title_full_unstemmed O ensino ativo dos trabalhos manuais no curso primário paulista: um estudo da escolarização dos saberes matemáticos
title_sort O ensino ativo dos trabalhos manuais no curso primário paulista: um estudo da escolarização dos saberes matemáticos
author Frizzarini, Claudia Regina Boen
author_facet Frizzarini, Claudia Regina Boen
Leme da Silva, Maria Célia
author_role author
author2 Leme da Silva, Maria Célia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frizzarini, Claudia Regina Boen
Leme da Silva, Maria Célia
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalhos manuais
ensino primário
Finalidades da educação
topic Trabalhos manuais
ensino primário
Finalidades da educação
description Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2016v34n1p119
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-07-19T12:42:09Z
2017-07-19T12:42:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRIZZARINI, C. R. B.; SILVA, M. C. L. da. O ensino ativo dos trabalhos manuais no curso primário paulista: um estudo da escolarização dos saberes matemáticos. Perspectiva. v. 34, n.1, p.119- 141, 2016.
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177612
identifier_str_mv FRIZZARINI, C. R. B.; SILVA, M. C. L. da. O ensino ativo dos trabalhos manuais no curso primário paulista: um estudo da escolarização dos saberes matemáticos. Perspectiva. v. 34, n.1, p.119- 141, 2016.
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Perspectiva
publisher.none.fl_str_mv Revista Perspectiva
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651944348090368