Meta Aprendizado: Um Estudo Sobre a Intervenção em Equipe de Trabalho em uma Instituição de Ensino Superior do Distrito Federal
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97001 |
Resumo: | A criação de conhecimento novo é ponto crucial da gestão do conhecimento, para gerar inovação e manter capacidade competitiva. O conhecimento é uma propriedade emergente da interação entre as pessoas; conforme as teorias do caos e da complexidade: conectividade. Esta investigação realiza uma intervenção em equipes de trabalho, para aumentar o grau de conectividade e gerar uma propriedade emergente: o conhecimento. O problema objeto desta investigação é: como intervir na dinâmica de equipes de trabalho para aumentar sua conectividade e viabilizar a socialização do conhecimento? A intervenção baseia-se nas variáveis críticas do Modelo Meta Aprendizado: positividade e negatividade; si mesmo e o outro; indagação e persuasão. Seu objetivo é modificar as dinâmicas de interação de equipes de trabalho, aumentando a taxa entre a positividade e a negatividade e aumentando a conectividade. A metodologia da pesquisa é quantitativa não-linear. Quanto aos fins é intervencionista e, quanto aos meios, caracteriza-se como pesquisa-ação. O trabalho estabelece o vínculo entre a conectividade e a taxa de positividade e negatividade com a socialização do conhecimento nas organizações; define um modo de intervenção para ampliar a conectividade e favorecer a criação do conhecimento. O modelo de Meta Aprendizado, baseado em teoria do caos, da complexidade e dinâmica não-linear, é usado para medir a dinâmica de interação das equipes de trabalho e relacioná-la à criação do conhecimento. Conclui-se que o aumento da taxa de positividade e negatividade na interação de grupos de trabalho propicia condições favoráveis para a socialização do conhecimento. |
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Meta Aprendizado: Um Estudo Sobre a Intervenção em Equipe de Trabalho em uma Instituição de Ensino Superior do Distrito FederalA criação de conhecimento novo é ponto crucial da gestão do conhecimento, para gerar inovação e manter capacidade competitiva. O conhecimento é uma propriedade emergente da interação entre as pessoas; conforme as teorias do caos e da complexidade: conectividade. Esta investigação realiza uma intervenção em equipes de trabalho, para aumentar o grau de conectividade e gerar uma propriedade emergente: o conhecimento. O problema objeto desta investigação é: como intervir na dinâmica de equipes de trabalho para aumentar sua conectividade e viabilizar a socialização do conhecimento? A intervenção baseia-se nas variáveis críticas do Modelo Meta Aprendizado: positividade e negatividade; si mesmo e o outro; indagação e persuasão. Seu objetivo é modificar as dinâmicas de interação de equipes de trabalho, aumentando a taxa entre a positividade e a negatividade e aumentando a conectividade. A metodologia da pesquisa é quantitativa não-linear. Quanto aos fins é intervencionista e, quanto aos meios, caracteriza-se como pesquisa-ação. O trabalho estabelece o vínculo entre a conectividade e a taxa de positividade e negatividade com a socialização do conhecimento nas organizações; define um modo de intervenção para ampliar a conectividade e favorecer a criação do conhecimento. O modelo de Meta Aprendizado, baseado em teoria do caos, da complexidade e dinâmica não-linear, é usado para medir a dinâmica de interação das equipes de trabalho e relacioná-la à criação do conhecimento. Conclui-se que o aumento da taxa de positividade e negatividade na interação de grupos de trabalho propicia condições favoráveis para a socialização do conhecimento.INPEAU2012-11-05T19:26:42Z2012-11-05T19:26:42Z2005-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97001Paulista, GeraldaMoresi, Eduardo Amadeu DutraFilho, Gentil José de Lucenaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-21T14:28:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97001Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-21T14:28:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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