Matemática para ensinar noção de número e contagem vista no manual Metodologia da Matemática (1964)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gregorio, Janine Marques da Costa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Costa, David Antonio da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204784
Resumo: Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/290
id UFSC_0ef9e7552cf81e34f1d002b317c68f1d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204784
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Matemática para ensinar noção de número e contagem vista no manual Metodologia da Matemática (1964)História da Educação MatemáticaManual pedagógicoMatemática para ensinarNoção de númeroContagemDisponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/290Este artigo tem por objetivo caracterizar e sistematizar uma matemática para ensinar noção de número e contagem vista no manual pedagógico Metodologia da Matemática de Irene de Albuquerque (1964). Como referencial teórico-metodológico, as análises apoiam-se nos trabalhos de Choppin, Trevisan e Silva no que se refere aos manuais pedagógicos como fontes de pesquisa; de Hofstetter e Schneuwly quanto a história dos saberes e das pesquisas de Bertini, Morais e Valente alusivo à matemática para ensinar. Uma cópia digital deste manual pedagógico foi obtida no Repositório de Conteúdo Digital da Universidade Federal de Santa Catarina, acervo de fontes construído pelo GHEMAT-Brasil. Como resultado de uma matemática para ensinar noção de número e contagem pode-se expressar a relevância de um planejamento adequado, para tornar o conhecimento objetivo e a importância de contar coisas, utilizando-se de materiais trazidos pelos próprios alunos, seguindo certa ordenação e graduação, para então relacionar o número a certa quantidade.História da Educação Matemática2020-03-11T21:22:11Z2020-03-11T21:22:11Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGREGORIO, J. M. C. ; COSTA, D. A. . Matemática para ensinar noção de número e contagem vista no manual Metodologia da Matemática (1964). REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 5, p. 131-151, 2019.2447-6447https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204784Gregorio, Janine Marques da CostaCosta, David Antonio daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-11T21:22:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204784Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-11T21:22:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Matemática para ensinar noção de número e contagem vista no manual Metodologia da Matemática (1964)
title Matemática para ensinar noção de número e contagem vista no manual Metodologia da Matemática (1964)
spellingShingle Matemática para ensinar noção de número e contagem vista no manual Metodologia da Matemática (1964)
Gregorio, Janine Marques da Costa
História da Educação Matemática
Manual pedagógico
Matemática para ensinar
Noção de número
Contagem
title_short Matemática para ensinar noção de número e contagem vista no manual Metodologia da Matemática (1964)
title_full Matemática para ensinar noção de número e contagem vista no manual Metodologia da Matemática (1964)
title_fullStr Matemática para ensinar noção de número e contagem vista no manual Metodologia da Matemática (1964)
title_full_unstemmed Matemática para ensinar noção de número e contagem vista no manual Metodologia da Matemática (1964)
title_sort Matemática para ensinar noção de número e contagem vista no manual Metodologia da Matemática (1964)
author Gregorio, Janine Marques da Costa
author_facet Gregorio, Janine Marques da Costa
Costa, David Antonio da
author_role author
author2 Costa, David Antonio da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gregorio, Janine Marques da Costa
Costa, David Antonio da
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática
Manual pedagógico
Matemática para ensinar
Noção de número
Contagem
topic História da Educação Matemática
Manual pedagógico
Matemática para ensinar
Noção de número
Contagem
description Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/290
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-03-11T21:22:11Z
2020-03-11T21:22:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GREGORIO, J. M. C. ; COSTA, D. A. . Matemática para ensinar noção de número e contagem vista no manual Metodologia da Matemática (1964). REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 5, p. 131-151, 2019.
2447-6447
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204784
identifier_str_mv GREGORIO, J. M. C. ; COSTA, D. A. . Matemática para ensinar noção de número e contagem vista no manual Metodologia da Matemática (1964). REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 5, p. 131-151, 2019.
2447-6447
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv História da Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv História da Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652037025431552