MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOÇÃO DE NÚMERO E CONTAGEM VISTA NO MANUAL METODOLOGIA DA MATEMÁTÍCA (1964)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/290 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo caracterizar e sistematizar uma matemática para ensinar noção de número e contagem vista no manual pedagógico Metodologia da Matemática de Irene de Albuquerque (1964). Como referencial teórico-metodológico, as análises apoiam-se nos trabalhos de Choppin, Trevisan e Silva no que se refere aos manuais pedagógicos como fontes de pesquisa; de Hofstetter e Schneuwly quanto a história dos saberes e das pesquisas de Bertini, Morais e Valente alusivo à matemática para ensinar. Uma cópia digital deste manual pedagógico foi obtida no Repositório de Conteúdo Digital da Universidade Federal de Santa Catarina, acervo de fontes construído pelo GHEMAT-Brasil. Como resultado de uma matemática para ensinar noção de número e contagem pode-se expressar a relevância de um planejamento adequado, para tornar o conhecimento objetivo e a importância de contar coisas, utilizando-se de materiais trazidos pelos próprios alunos, seguindo certa ordenação e graduação, para então relacionar o número a certa quantidade. MATHEMATICS TO TEACH NOTION OF NUMBER AND COUNTING VIEW IN THE MATHEMATICAL METHODOLOGY MANUAL (1964) ABSTRACTThis article aims to characterize and systematize a mathematics for teach notion of number and count seen in the pedagogical manual Irene de Albuquerque's Methodology of Mathematics (1964). As a theoretical-methodological reference, the analyzes are based on the works of Choppin, Trevisan and Silva regarding the pedagogical manuals as sources of research; Hofstetter and Schneuwly as to the history of knowledge and research by Bertini, Morais and Valente alluding tomathematics to teach. A digital copy of this teaching manual was obtained from the Digital Content Repository of the Federal University of Santa Catarina, a collection of sources built by GHEMAT Brazil. As a result of mathematics to teach the notion of number and count can express the relevance of proper planning, to make the objective knowledge and the importance of telling things, using materials brought by the students themselves, following a certain ordering andgrading, then relate the number to a certain amount. |
id |
SBHMAT_24dc8153c09a3892dad54ac98e126cc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/290 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOÇÃO DE NÚMERO E CONTAGEM VISTA NO MANUAL METODOLOGIA DA MATEMÁTÍCA (1964)História da educação matemáticaManual pedagógicoMatemática para ensinarNoção de númeroContagem Este artigo tem por objetivo caracterizar e sistematizar uma matemática para ensinar noção de número e contagem vista no manual pedagógico Metodologia da Matemática de Irene de Albuquerque (1964). Como referencial teórico-metodológico, as análises apoiam-se nos trabalhos de Choppin, Trevisan e Silva no que se refere aos manuais pedagógicos como fontes de pesquisa; de Hofstetter e Schneuwly quanto a história dos saberes e das pesquisas de Bertini, Morais e Valente alusivo à matemática para ensinar. Uma cópia digital deste manual pedagógico foi obtida no Repositório de Conteúdo Digital da Universidade Federal de Santa Catarina, acervo de fontes construído pelo GHEMAT-Brasil. Como resultado de uma matemática para ensinar noção de número e contagem pode-se expressar a relevância de um planejamento adequado, para tornar o conhecimento objetivo e a importância de contar coisas, utilizando-se de materiais trazidos pelos próprios alunos, seguindo certa ordenação e graduação, para então relacionar o número a certa quantidade. MATHEMATICS TO TEACH NOTION OF NUMBER AND COUNTING VIEW IN THE MATHEMATICAL METHODOLOGY MANUAL (1964) ABSTRACTThis article aims to characterize and systematize a mathematics for teach notion of number and count seen in the pedagogical manual Irene de Albuquerque's Methodology of Mathematics (1964). As a theoretical-methodological reference, the analyzes are based on the works of Choppin, Trevisan and Silva regarding the pedagogical manuals as sources of research; Hofstetter and Schneuwly as to the history of knowledge and research by Bertini, Morais and Valente alluding tomathematics to teach. A digital copy of this teaching manual was obtained from the Digital Content Repository of the Federal University of Santa Catarina, a collection of sources built by GHEMAT Brazil. As a result of mathematics to teach the notion of number and count can express the relevance of proper planning, to make the objective knowledge and the importance of telling things, using materials brought by the students themselves, following a certain ordering andgrading, then relate the number to a certain amount. Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/290Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 3 (2019)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/290/229Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGregorio, Janine Marques da CostaCosta, David Antonio2021-03-24T15:54:55Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/290Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-24T15:54:55Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOÇÃO DE NÚMERO E CONTAGEM VISTA NO MANUAL METODOLOGIA DA MATEMÁTÍCA (1964) |
title |
MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOÇÃO DE NÚMERO E CONTAGEM VISTA NO MANUAL METODOLOGIA DA MATEMÁTÍCA (1964) |
spellingShingle |
MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOÇÃO DE NÚMERO E CONTAGEM VISTA NO MANUAL METODOLOGIA DA MATEMÁTÍCA (1964) Gregorio, Janine Marques da Costa História da educação matemática Manual pedagógico Matemática para ensinar Noção de número Contagem |
title_short |
MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOÇÃO DE NÚMERO E CONTAGEM VISTA NO MANUAL METODOLOGIA DA MATEMÁTÍCA (1964) |
title_full |
MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOÇÃO DE NÚMERO E CONTAGEM VISTA NO MANUAL METODOLOGIA DA MATEMÁTÍCA (1964) |
title_fullStr |
MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOÇÃO DE NÚMERO E CONTAGEM VISTA NO MANUAL METODOLOGIA DA MATEMÁTÍCA (1964) |
title_full_unstemmed |
MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOÇÃO DE NÚMERO E CONTAGEM VISTA NO MANUAL METODOLOGIA DA MATEMÁTÍCA (1964) |
title_sort |
MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOÇÃO DE NÚMERO E CONTAGEM VISTA NO MANUAL METODOLOGIA DA MATEMÁTÍCA (1964) |
author |
Gregorio, Janine Marques da Costa |
author_facet |
Gregorio, Janine Marques da Costa Costa, David Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Costa, David Antonio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gregorio, Janine Marques da Costa Costa, David Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da educação matemática Manual pedagógico Matemática para ensinar Noção de número Contagem |
topic |
História da educação matemática Manual pedagógico Matemática para ensinar Noção de número Contagem |
description |
Este artigo tem por objetivo caracterizar e sistematizar uma matemática para ensinar noção de número e contagem vista no manual pedagógico Metodologia da Matemática de Irene de Albuquerque (1964). Como referencial teórico-metodológico, as análises apoiam-se nos trabalhos de Choppin, Trevisan e Silva no que se refere aos manuais pedagógicos como fontes de pesquisa; de Hofstetter e Schneuwly quanto a história dos saberes e das pesquisas de Bertini, Morais e Valente alusivo à matemática para ensinar. Uma cópia digital deste manual pedagógico foi obtida no Repositório de Conteúdo Digital da Universidade Federal de Santa Catarina, acervo de fontes construído pelo GHEMAT-Brasil. Como resultado de uma matemática para ensinar noção de número e contagem pode-se expressar a relevância de um planejamento adequado, para tornar o conhecimento objetivo e a importância de contar coisas, utilizando-se de materiais trazidos pelos próprios alunos, seguindo certa ordenação e graduação, para então relacionar o número a certa quantidade. MATHEMATICS TO TEACH NOTION OF NUMBER AND COUNTING VIEW IN THE MATHEMATICAL METHODOLOGY MANUAL (1964) ABSTRACTThis article aims to characterize and systematize a mathematics for teach notion of number and count seen in the pedagogical manual Irene de Albuquerque's Methodology of Mathematics (1964). As a theoretical-methodological reference, the analyzes are based on the works of Choppin, Trevisan and Silva regarding the pedagogical manuals as sources of research; Hofstetter and Schneuwly as to the history of knowledge and research by Bertini, Morais and Valente alluding tomathematics to teach. A digital copy of this teaching manual was obtained from the Digital Content Repository of the Federal University of Santa Catarina, a collection of sources built by GHEMAT Brazil. As a result of mathematics to teach the notion of number and count can express the relevance of proper planning, to make the objective knowledge and the importance of telling things, using materials brought by the students themselves, following a certain ordering andgrading, then relate the number to a certain amount. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/290 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/290/229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 3 (2019) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053464625283072 |