Mapeamento do conhecimento nos processos de rotina de laboratório de microbiologia clínica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182806 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017. |
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Mapeamento do conhecimento nos processos de rotina de laboratório de microbiologia clínicaEngenharia e gestão do conhecimentoGestão por processosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017.A presente dissertação aborda o Mapeamento do Conhecimento como ferramenta de descrição do Fluxo do Conhecimento existente nos processos de rotina do Setor de Microbiologia Clínica, a partir de um estudo de caso em um Laboratório Clínico. Esta estrutura prestadora de serviço especializado, está presente na grande maioria das instituições de assistência médica, e tem a finalidade de fornecer recursos diagnósticos complementares. O Setor de Microbiologia Clínica desempenha um importante papel na prevenção, diagnóstico, controle e terapia de doenças infecciosas, bem como para a epidemiologia em saúde pública. O estudo apresenta uma revisão da literatura, ressaltando o Mapeamento do Conhecimento, e teve como objetivo geral mapear o Conhecimento nos processos de rotinas organizacionais do Setor de Microbiologia Clínica com foco nos fatores ?processos?, ?pessoas? e ?tecnologia?, visando sua otimização, qualidade e sustentabilidade. Os objetivos específicos da análise se concentram nas práticas dos processos do Setor, na identificação do Fluxo do Conhecimento relacionado à etapas dos processos de rotinas organizacionais do Setor, na avaliação da influência do Fluxo do Conhecimento sobre a otimização dos processos de rotina, na descrição do processo de rotina mais realizado e na sugestão de um fluxograma e layout de processo como ferramenta de Mapeamento do Conhecimento. A técnica da coleta de dados utilizada foi o estudo de caso, tendo como unidade de análise o Setor de Microbiologia Clínica de um Laboratório de apoio ao diagnóstico de grande porte. O estudo de caso abordou uma descrição detalhada do cenário e das pessoas no ambiente pesquisado, seguida pela análise de dados. Na observação da sistematização da rotina da Organização estudada, foi realizado o mapeamento do processo de Urocultura, onde observou-se o fluxo, demonstrado no formato de Fluxograma e Layout de Processo. Para o diagnóstico das etapas do processo foi sugerida e desenvolvida a ferramenta ?Folha de Verificação de Processo?, no formato de formulário, onde questões seriam respondidas sempre que se evidenciou etapa não conforme. Para o formulário respondido, ao final, deveria ser preenchido um ?Relatório de Rastreabilidade?, comum a Folha de Verificação, com a conclusão das respostas obtidas. As ferramentas não foram aplicadas devido a questões internas do Laboratório estudado. Inicialmente, a hipótese deste estudo mapear o Conhecimento incorporado nos processos de rotina organizacional do Setor, com foco nos fatores ?processos?, ?pessoas? e ?tecnologia?. Porém, após coleta dos dados e suas respectivas análises, observou-se que, o fator ?pessoas? era o relevante, não se distinguindo o Conhecimento tácito e explícito, tradicional e científico. A ferramenta apresentou grande potencial na sustentabilidade do Conhecimento sobre os processos de rotina. Portanto, determinou sua grande influência positiva na otimização dos processos, sua qualidade e sustentabilidade, mapeando as etapas de cada processo e o Conhecimento tácito e explícito envolvido, respondendo a questão de pesquisa. A ferramenta ?Folha de Verificação de Processo? desenvolvida e seu ?Relatório de Rastreabilidade? auxiliam na rastreabilidade de não conformidades de cada processo e seus subprocessos e, mesmo sem aplicação no presente estudo, as ferramentas são capazes de indicar, localizar e confirmar as não conformidades e suas origens.Abstract : The present dissertation approaches the Knowledge Mapping as a tool to describe the Knowledge Flow existing in the routine processes of the Clinical Microbiology Sector, based on a case study in a Clinical Laboratory. This specialized service provider structure is present in the vast majority of health care institutions and is intended to provide complementary diagnostic resources. The Clinical Microbiology Sector plays an important role in the prevention, diagnosis, control and therapy of infectious diseases, as well as in public health epidemiology. The study presents a literature review, emphasizing Knowledge Mapping, and had as general objective to map the Knowledge in the processes of organizational routines of the Clinical Microbiology Sector focusing on the factors 'processes', 'people' and 'technology', aiming their Optimization, quality and sustainability. The specific objectives of the analysis are focused on the practices of the Processes of the Sector, on the identification of the Knowledge Flow related to the steps of the organizational routines of the Sector, on the influence of the Knowledge Flow on the optimization of routine processes, on the description of the most accomplished routine process and the suggestion of a flowchart and process layout as a Knowledge Mapping tool. The data collection technique used was case study, and the analysis unit was the Sector of Clinical Microbiology from the large diagnosis support Laboratory. The case study approached a detailed description of the scenario and the people in the researched environment, followed by data analysis. In the observation of systematization of the routine of the Organization studied, the mapping of the Uroculture process was carried out, where the flow was observed, and demonstrated within the Flowchart and process Layout format. For the diagnosis of the process steps, the 'Process Check Sheet' tool was suggested and developed, in the form of a form, where questions would be answered whenever there was a non conforming step. For the completed form, at the end, a 'Traceability Report', common to the Check Sheet, should be completed with the completion of the responses obtained. The tools were not applied due to internal issues of the Laboratory studied. Initially, the hypothesis of this study map the knowledge incorporated in the processes of organizational routine of the Sector, focusing on the factors 'processes', 'people' and 'technology'. However, after collecting the data and their respective analyzes, it was observed that the 'people' factor was the relevant one, not distinguishing tacit and explicit knowledge, traditional and scientific. The tool presented great potential in the sustainability of Knowledge about the routine processes. Therefore, it determined its great positive influence on process optimization, its quality and sustainability, mapping the stages of each process and the tacit and explicit knowledge involved, responding to the research question. The 'Process Check Sheet' developed and its 'Traceability Report' assist in the traceability of nonconformities of each process and its subprocesses and, even without application in the present study, the tools are able to indicate, locate and confirm non-conformities, conformities, and their origins.Soriano-Sierra, Eduardo JuanSelig, Paulo MauricioUniversidade Federal de Santa CatarinaSampaio, Thali Leal2018-01-23T03:18:29Z2018-01-23T03:18:29Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis109 p.| il.application/pdf349544https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182806porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-23T03:18:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/182806Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-01-23T03:18:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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