Avaliação e qualidade para a educação superior a distância de Santa Catarina: desafios do SINAES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96355 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração |
id |
UFSC_1026641bb269e8ab4edc6b12da2143b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96355 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Avaliação e qualidade para a educação superior a distância de Santa Catarina: desafios do SINAESAdministraçãoEnsino superiorSanta CatarinaEnsino a distanciaSanta CatarinaSanta CatarinaCursos de graduaçãoAvaliaçãoQualidade (Educação)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoO trabalho consiste em analisar os elementos estruturantes do SINAES assim como suas relações com a garantia da qualidade dos cursos de graduação na modalidade a distância, verificando se o sistema consegue garantir a qualidade dos cursos na nessa modalidade. Para tanto, identificou-se e delineou-se os referenciais de qualidade do Ministério da Educação (MEC), os instrumentos de avaliação de cursos, a perspectiva dos coordenadores de cursos de graduação na modalidade a distância e a percepção dos representantes do MEC, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES). Para cumprir os objetivos propostos, adotou-se como metodologia pesquisas aplicada, quantitativa e qualitativa, assim como exploratória, descritiva e método indutivo. Ainda foi necessário utilizar a técnica de coleta de dados documental e bibliográfica e os instrumentos entrevista semiestruturada e questionário. A análise de dados consiste na análise de conteúdo e tabulação e análise de dados quantitativos. Os resultados alcançados demonstram que, apesar do avanço do sistema de avaliação, este não consegue cumprir com seu objetivo de assegurar a qualidade de cursos na modalidade a distância.The paper consolidates the elements structural analyze of the SINAES as well as its relations with the guarantee of the quality of undergraduate courses in the distance making sure the system can guarantee the quality of distance courses. This way, we identified and traced to the referential quality of the Ministério da Educação (MEC), the instruments of evaluation of courses, the prospect of the coordinators of undergraduate courses in the distance and the perception of the representatives of the Ministry of Education, the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) and the Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES). To meet the proposed objectives was adopted in the methodology applied research, quantitative and qualitative, as well as exploratory, descriptive and inductive method. It was necessary to use the technique of data collection and the documentary and bibliographic tools semi-structured interview and questionnaire. The data analysis consists of content analysis and tabulation and quantitative data analysis. The results reached shows that despite the progress of the evaluation system he cannot meet its purpose of ensuring the distance courses quality.Florianópolis, SCCosta, Alexandre MarinoUniversidade Federal de Santa CatarinaMoré, Rafael Pereira Ocampo2012-10-26T11:15:04Z2012-10-26T11:15:04Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis161 p.| il., grafs., tabs.application/pdf301736http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96355porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T03:19:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96355Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T03:19:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação e qualidade para a educação superior a distância de Santa Catarina: desafios do SINAES |
title |
Avaliação e qualidade para a educação superior a distância de Santa Catarina: desafios do SINAES |
spellingShingle |
Avaliação e qualidade para a educação superior a distância de Santa Catarina: desafios do SINAES Moré, Rafael Pereira Ocampo Administração Ensino superior Santa Catarina Ensino a distancia Santa Catarina Santa Catarina Cursos de graduação Avaliação Qualidade (Educação) |
title_short |
Avaliação e qualidade para a educação superior a distância de Santa Catarina: desafios do SINAES |
title_full |
Avaliação e qualidade para a educação superior a distância de Santa Catarina: desafios do SINAES |
title_fullStr |
Avaliação e qualidade para a educação superior a distância de Santa Catarina: desafios do SINAES |
title_full_unstemmed |
Avaliação e qualidade para a educação superior a distância de Santa Catarina: desafios do SINAES |
title_sort |
Avaliação e qualidade para a educação superior a distância de Santa Catarina: desafios do SINAES |
author |
Moré, Rafael Pereira Ocampo |
author_facet |
Moré, Rafael Pereira Ocampo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Alexandre Marino Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moré, Rafael Pereira Ocampo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Ensino superior Santa Catarina Ensino a distancia Santa Catarina Santa Catarina Cursos de graduação Avaliação Qualidade (Educação) |
topic |
Administração Ensino superior Santa Catarina Ensino a distancia Santa Catarina Santa Catarina Cursos de graduação Avaliação Qualidade (Educação) |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-26T11:15:04Z 2012-10-26T11:15:04Z 2012 2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
301736 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96355 |
identifier_str_mv |
301736 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96355 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
161 p.| il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652410524008448 |