(In) humanising language classrooms: a pathway to (de) motivation
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79740 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina , Centro de Comunicação e Expressão. |
id |
UFSC_10420c0284eccd6b1941122ce29541cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79740 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
(In) humanising language classrooms: a pathway to (de) motivationLiteraturaLingua inglesaEstudo e ensino (Elementar)Psicologia da aprendizagemMotivação na educaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina , Centro de Comunicação e Expressão.O presente estudo tem por objetivo investigar a relação entre princípios humanistas na prática pedagógica de professores de inglês e a motivação dos alunos para aprender uma língua estrangeira dentro do contexto da escola pública brasileira. A coleta de dados foi realizada no Colégio de Aplicação da UFSC, entre os meses de fevereiro, março e abril de 2001. Dois grupos distintos de nível intermediário de língua inglesa foram observados a fim de identificar se as duas professoras desses grupos faziam uso de práticas humanistas e se tais práticas eram eficazes no sentido de promover um aumento no nível de motivação de seus aprendizes. Cada aula observada teve a duração de quarenta e cinco minutos, totalizando 16.5 horas de observação e gravação em vídeo. Uma possível relação a ser estabelecida entre a aplicação de princípios humanistas na aula de língua estrangeira com fins de promover a motivação para a aprendizagem de língua estrangeira, deve-se ao fato de que uma abordagem que privilegia a percepção individual que o aprendiz tem de si mesmo e do grupo ao qual pertence, favorece positivamente a sua auto- estima, facilitando, assim, seu crescimento em direção a tornar-se mais motivado para aprender. Os resultados corroboram a hipótese levantada no presente estudo, de que, quanto mais humanista em sua prática for o professor, mais motivado será o seu aprendiz. Todavia, a relação a ser estabelecida entre a implementação de práticas humanistas na prática pedagógica do professor de língua estrangeira e o nível de motivação de seu aprendiz, pode ser considerada uma relação complexa. No caso específico do presente estudo, tal complexidade é gerada pela inclusão de noções de gerenciamento de sala de aula, essenciais a tornar práticas humanistas mais eficazes. Dessa forma, a análise dos dados do presente estudo aponta para a relação complexa entre a implementação de práticas humanistas, noções de gerenciamento na sala de aula e a motivação dos aprendizes.Florianópolis, SCFortkamp, Mailce Borges MotaUniversidade Federal de Santa CatarinaAlmeida, Danielle Barbosa Lins de2012-10-18T07:05:21Z2012-10-18T07:05:21Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisXIII,154f.| tabs.application/pdf181807http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79740engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T00:05:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79740Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T00:05:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
(In) humanising language classrooms: a pathway to (de) motivation |
title |
(In) humanising language classrooms: a pathway to (de) motivation |
spellingShingle |
(In) humanising language classrooms: a pathway to (de) motivation Almeida, Danielle Barbosa Lins de Literatura Lingua inglesa Estudo e ensino (Elementar) Psicologia da aprendizagem Motivação na educação |
title_short |
(In) humanising language classrooms: a pathway to (de) motivation |
title_full |
(In) humanising language classrooms: a pathway to (de) motivation |
title_fullStr |
(In) humanising language classrooms: a pathway to (de) motivation |
title_full_unstemmed |
(In) humanising language classrooms: a pathway to (de) motivation |
title_sort |
(In) humanising language classrooms: a pathway to (de) motivation |
author |
Almeida, Danielle Barbosa Lins de |
author_facet |
Almeida, Danielle Barbosa Lins de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fortkamp, Mailce Borges Mota Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Danielle Barbosa Lins de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Lingua inglesa Estudo e ensino (Elementar) Psicologia da aprendizagem Motivação na educação |
topic |
Literatura Lingua inglesa Estudo e ensino (Elementar) Psicologia da aprendizagem Motivação na educação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina , Centro de Comunicação e Expressão. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001 2012-10-18T07:05:21Z 2012-10-18T07:05:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
181807 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79740 |
identifier_str_mv |
181807 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79740 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
XIII,154f.| tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652416243990528 |