(In) humanising language classrooms: a pathway to (de) motivation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Danielle Barbosa Lins de
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79740
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina , Centro de Comunicação e Expressão.
id UFSC_10420c0284eccd6b1941122ce29541cd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79740
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling (In) humanising language classrooms: a pathway to (de) motivationLiteraturaLingua inglesaEstudo e ensino (Elementar)Psicologia da aprendizagemMotivação na educaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina , Centro de Comunicação e Expressão.O presente estudo tem por objetivo investigar a relação entre princípios humanistas na prática pedagógica de professores de inglês e a motivação dos alunos para aprender uma língua estrangeira dentro do contexto da escola pública brasileira. A coleta de dados foi realizada no Colégio de Aplicação da UFSC, entre os meses de fevereiro, março e abril de 2001. Dois grupos distintos de nível intermediário de língua inglesa foram observados a fim de identificar se as duas professoras desses grupos faziam uso de práticas humanistas e se tais práticas eram eficazes no sentido de promover um aumento no nível de motivação de seus aprendizes. Cada aula observada teve a duração de quarenta e cinco minutos, totalizando 16.5 horas de observação e gravação em vídeo. Uma possível relação a ser estabelecida entre a aplicação de princípios humanistas na aula de língua estrangeira com fins de promover a motivação para a aprendizagem de língua estrangeira, deve-se ao fato de que uma abordagem que privilegia a percepção individual que o aprendiz tem de si mesmo e do grupo ao qual pertence, favorece positivamente a sua auto- estima, facilitando, assim, seu crescimento em direção a tornar-se mais motivado para aprender. Os resultados corroboram a hipótese levantada no presente estudo, de que, quanto mais humanista em sua prática for o professor, mais motivado será o seu aprendiz. Todavia, a relação a ser estabelecida entre a implementação de práticas humanistas na prática pedagógica do professor de língua estrangeira e o nível de motivação de seu aprendiz, pode ser considerada uma relação complexa. No caso específico do presente estudo, tal complexidade é gerada pela inclusão de noções de gerenciamento de sala de aula, essenciais a tornar práticas humanistas mais eficazes. Dessa forma, a análise dos dados do presente estudo aponta para a relação complexa entre a implementação de práticas humanistas, noções de gerenciamento na sala de aula e a motivação dos aprendizes.Florianópolis, SCFortkamp, Mailce Borges MotaUniversidade Federal de Santa CatarinaAlmeida, Danielle Barbosa Lins de2012-10-18T07:05:21Z2012-10-18T07:05:21Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisXIII,154f.| tabs.application/pdf181807http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79740engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T00:05:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79740Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T00:05:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv (In) humanising language classrooms: a pathway to (de) motivation
title (In) humanising language classrooms: a pathway to (de) motivation
spellingShingle (In) humanising language classrooms: a pathway to (de) motivation
Almeida, Danielle Barbosa Lins de
Literatura
Lingua inglesa
Estudo e ensino (Elementar)
Psicologia da aprendizagem
Motivação na educação
title_short (In) humanising language classrooms: a pathway to (de) motivation
title_full (In) humanising language classrooms: a pathway to (de) motivation
title_fullStr (In) humanising language classrooms: a pathway to (de) motivation
title_full_unstemmed (In) humanising language classrooms: a pathway to (de) motivation
title_sort (In) humanising language classrooms: a pathway to (de) motivation
author Almeida, Danielle Barbosa Lins de
author_facet Almeida, Danielle Barbosa Lins de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fortkamp, Mailce Borges Mota
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Danielle Barbosa Lins de
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Lingua inglesa
Estudo e ensino (Elementar)
Psicologia da aprendizagem
Motivação na educação
topic Literatura
Lingua inglesa
Estudo e ensino (Elementar)
Psicologia da aprendizagem
Motivação na educação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina , Centro de Comunicação e Expressão.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001
2012-10-18T07:05:21Z
2012-10-18T07:05:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 181807
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79740
identifier_str_mv 181807
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79740
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv XIII,154f.| tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652416243990528