O PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E A FORMAÇÃO TÉCNICA DOS MEMBROS DA CPA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, LILIANE MACHADO
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: ALVES, LOURDES
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190612
Resumo: Este artigo possui como objetivo verificar a necessidade de formação técnica dos membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA), para atuarem no processo de avaliação institucional. O estudo foi efetuado junto aos membros da CPA da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A fundamentação teórica abordou partes do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), dos fundamentos e dimensões da avaliação institucional, conforme o SINAES e na UDESC. A pesquisa foi realizada através de um questionário aberto enviado aos quinze membros da CPA, com a finalidade de verificar o conhecimento sobre a avaliação e a necessidade de formação para o desempenho das suas atribuições. A metodologia utilizada segue a abordagem qualitativa; a natureza de pesquisa é aplicada e descritiva; utilizou-se um estudo de caso, buscando entender a partir da perspectiva dos sujeitos - membros da CPA - a necessidade do processo formativo. Procedeu-se um levantamento de dados e informações e a análise dos documentos institucionais e legislações inerentes à avaliação. Destacou-se o funcionamento da autoavaliação institucional na UDESC e o processo formativo técnico dos membros da CPA. Como resultado da pesquisa evidencia-se a necessidade de realização de um Plano de Capacitação, contemplando os temas apontados na pesquisa, envolvendo os membros da CPA e CSAs - sujeitos envolvidos no processo da autoavaliação da UDESC, bem como de toda a comunidade acadêmica para a criação de uma cultura de avaliação institucional.
id UFSC_111db3718b847256f44839462a1043dd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190612
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E A FORMAÇÃO TÉCNICA DOS MEMBROS DA CPAEste artigo possui como objetivo verificar a necessidade de formação técnica dos membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA), para atuarem no processo de avaliação institucional. O estudo foi efetuado junto aos membros da CPA da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A fundamentação teórica abordou partes do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), dos fundamentos e dimensões da avaliação institucional, conforme o SINAES e na UDESC. A pesquisa foi realizada através de um questionário aberto enviado aos quinze membros da CPA, com a finalidade de verificar o conhecimento sobre a avaliação e a necessidade de formação para o desempenho das suas atribuições. A metodologia utilizada segue a abordagem qualitativa; a natureza de pesquisa é aplicada e descritiva; utilizou-se um estudo de caso, buscando entender a partir da perspectiva dos sujeitos - membros da CPA - a necessidade do processo formativo. Procedeu-se um levantamento de dados e informações e a análise dos documentos institucionais e legislações inerentes à avaliação. Destacou-se o funcionamento da autoavaliação institucional na UDESC e o processo formativo técnico dos membros da CPA. Como resultado da pesquisa evidencia-se a necessidade de realização de um Plano de Capacitação, contemplando os temas apontados na pesquisa, envolvendo os membros da CPA e CSAs - sujeitos envolvidos no processo da autoavaliação da UDESC, bem como de toda a comunidade acadêmica para a criação de uma cultura de avaliação institucional.INPEAU/UFSC2018-10-17T20:50:10Z2018-10-17T20:50:10Z2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-05-9https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190612MARTINS, LILIANE MACHADOALVES, LOURDESporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-17T20:50:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190612Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-17T20:50:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E A FORMAÇÃO TÉCNICA DOS MEMBROS DA CPA
title O PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E A FORMAÇÃO TÉCNICA DOS MEMBROS DA CPA
spellingShingle O PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E A FORMAÇÃO TÉCNICA DOS MEMBROS DA CPA
MARTINS, LILIANE MACHADO
title_short O PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E A FORMAÇÃO TÉCNICA DOS MEMBROS DA CPA
title_full O PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E A FORMAÇÃO TÉCNICA DOS MEMBROS DA CPA
title_fullStr O PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E A FORMAÇÃO TÉCNICA DOS MEMBROS DA CPA
title_full_unstemmed O PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E A FORMAÇÃO TÉCNICA DOS MEMBROS DA CPA
title_sort O PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E A FORMAÇÃO TÉCNICA DOS MEMBROS DA CPA
author MARTINS, LILIANE MACHADO
author_facet MARTINS, LILIANE MACHADO
ALVES, LOURDES
author_role author
author2 ALVES, LOURDES
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS, LILIANE MACHADO
ALVES, LOURDES
description Este artigo possui como objetivo verificar a necessidade de formação técnica dos membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA), para atuarem no processo de avaliação institucional. O estudo foi efetuado junto aos membros da CPA da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A fundamentação teórica abordou partes do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), dos fundamentos e dimensões da avaliação institucional, conforme o SINAES e na UDESC. A pesquisa foi realizada através de um questionário aberto enviado aos quinze membros da CPA, com a finalidade de verificar o conhecimento sobre a avaliação e a necessidade de formação para o desempenho das suas atribuições. A metodologia utilizada segue a abordagem qualitativa; a natureza de pesquisa é aplicada e descritiva; utilizou-se um estudo de caso, buscando entender a partir da perspectiva dos sujeitos - membros da CPA - a necessidade do processo formativo. Procedeu-se um levantamento de dados e informações e a análise dos documentos institucionais e legislações inerentes à avaliação. Destacou-se o funcionamento da autoavaliação institucional na UDESC e o processo formativo técnico dos membros da CPA. Como resultado da pesquisa evidencia-se a necessidade de realização de um Plano de Capacitação, contemplando os temas apontados na pesquisa, envolvendo os membros da CPA e CSAs - sujeitos envolvidos no processo da autoavaliação da UDESC, bem como de toda a comunidade acadêmica para a criação de uma cultura de avaliação institucional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-17T20:50:10Z
2018-10-17T20:50:10Z
2018-10-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-05-9
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190612
identifier_str_mv 978-85-68618-05-9
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652141636616192