Investigação dos obstáculos de aprendizagem no contexto da dinâmica das rotações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, José Arthur
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193604
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2018.
id UFSC_11f9f7cabb1c2015589c1436dddada78
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/193604
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMartins, José ArthurAlves Filho, José de Pinho2019-03-02T04:04:39Z2019-03-02T04:04:39Z2018356814https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193604Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2018.No campo da pesquisa em Ensino de Física, a Mecânica tem sido uma das áreas mais investigadas. As investigações concentram-se no ensino dos conceitos básicos de Cinemática e Dinâmica do ponto material e do conceito de Energia. Por outro lado, encontramos um pequeno número de artigos que investigam as dificuldades associadas com à aprendizagem e ao ensino da Dinâmica das Rotações, onde a maioria deles identifica o problema, mas não aponta a origem destas dificuldades. No intuito de melhor identificar onde se concentram as dificuldades de aprendizagem da Dinâmica das Rotações, esta proposta utiliza uma pesquisa inspirada no referencial teórico da epistemologia de Bachelard e Brousseau, isto é, o conceito de obstáculo e suas manifestações para evidenciar as origens de tais dificuldades. Utilizamos entrevistas e questionários aplicados aos alunos dos cursos de engenharia, e entrevistas com professores, para identificar as principais origens dessas dificuldades (obstáculos). Os resultados apontam que as dificuldades de aprendizagem podem ter origem na construção histórica dos conceitos de Momento Angular e Torque e de como eles foram transferidos aos livros didáticos. É perceptível que a organização dos conteúdos proposta pelos livros didáticos de Física Básica, também atuam como um obstáculo didático na aprendizagem desses conceitos. Em relação ao ensino, observamos que os professores apontam as dificuldades de aprendizagem dos alunos, porém não relatam as suas dificuldades em ensinar, remetendo-nos ao estudo dos obstáculos didáticos.Abstract : In the field of research in Physics Teaching, Mechanics has been one of the most investigated areas. These investigations focus on teaching the basic concepts of Kinematics and Dynamics of the material point and the concept of Energy. On the other hand, we find a small number of articles that investigate the difficulties associated with learning and teaching Rotation Dynamics, where most of them identify the problem but do not point out the origin of these difficulties. In order to better identify where the learning difficulties of the Rotation Dynamics are concentrated, this proposal uses a research inspired by the theoretical reference of the epistemology of Bachelard and Brousseau, that is, the concept of obstacle and its manifestations to show the origins of such difficulty Using questionnaires and interviews applied to the students of the engineering courses and interviews with teachers, the main sources of these difficulties (obstacles) were identified. The results indicate that the learning difficulties can originate in the historical construction of the Angular Moment and Torque concepts and how it was transferred to textbooks. It is noticeable that the organization of the contents proposed by the textbooks of Basic Physics also act as a didactic obstacle in the learning of these concepts. Regarding teaching, we observed that the teachers point out the students' learning difficulties, but they do not report their difficulties in teaching, referring to the study of didactic obstacles.175 p.| il., gráfs.porEducação científica e tecnológicaFísicaEpistemologiaDinâmicaInvestigação dos obstáculos de aprendizagem no contexto da dinâmica das rotaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPECT0366-T.pdfPECT0366-T.pdfapplication/pdf3609222https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/193604/-1/PECT0366-T.pdf6e81c2677fda980f4b8f63ecde3741e7MD5-1123456789/1936042019-03-02 01:04:40.076oai:repositorio.ufsc.br:123456789/193604Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-02T04:04:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigação dos obstáculos de aprendizagem no contexto da dinâmica das rotações
title Investigação dos obstáculos de aprendizagem no contexto da dinâmica das rotações
spellingShingle Investigação dos obstáculos de aprendizagem no contexto da dinâmica das rotações
Martins, José Arthur
Educação científica e tecnológica
Física
Epistemologia
Dinâmica
title_short Investigação dos obstáculos de aprendizagem no contexto da dinâmica das rotações
title_full Investigação dos obstáculos de aprendizagem no contexto da dinâmica das rotações
title_fullStr Investigação dos obstáculos de aprendizagem no contexto da dinâmica das rotações
title_full_unstemmed Investigação dos obstáculos de aprendizagem no contexto da dinâmica das rotações
title_sort Investigação dos obstáculos de aprendizagem no contexto da dinâmica das rotações
author Martins, José Arthur
author_facet Martins, José Arthur
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, José Arthur
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves Filho, José de Pinho
contributor_str_mv Alves Filho, José de Pinho
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Física
Epistemologia
Dinâmica
topic Educação científica e tecnológica
Física
Epistemologia
Dinâmica
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2018.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-02T04:04:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-03-02T04:04:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193604
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 356814
identifier_str_mv 356814
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 175 p.| il., gráfs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/193604/-1/PECT0366-T.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6e81c2677fda980f4b8f63ecde3741e7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805368904613888