Aspectos epistemológicos da física newtoniana na formação científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Diego Aurino da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93201
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2009.
id UFSC_26baff51995474d4f46989fee9e11e4a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93201
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Aspectos epistemológicos da física newtoniana na formação científicaEducaçãoEducação científica e tecnológicaCiênciaEpistemologiaFísicaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2009.Nas últimas décadas, muitas pesquisas em ensino de ciências evidenciam a existência de uma série de concepções problemáticas sobre o conhecimento e o fazer científicos. Essas concepções, na maioria das vezes, são fruto do desconhecimento quanto às características sociais, históricas e, principalmente, epistemológicas das ciências. Na maior parte dos casos, quando se menciona a formação científica, esse é um episódio desenvolvido durante a sociogênese do conhecimento e adotado como necessário pelos novos cientistas e pelos futuros professores de ciências. Ante essa problemática enfrentada pela formação científica, o presente trabalho tem por objetivo geral propor um conjunto de conteúdos e de temas, relacionados direta e indiretamente com o período de desenvolvimento da física newtoniana, a respeito da epistemologia, a fim de proporcionar uma possível contraposição às concepções problemáticas sobre a ciência. Para alcançar a finalidade proposta, apresentam-se inicialmente as categorizações encontradas na literatura sobre as concepções problemáticas acerca da ciência e do conhecimento científico, bem como se procede panoramicamente com o intuito de examinar o conceito de formação científica. Na seqüência, é apresentado o período de desenvolvimento da física newtoniana como um epistemológico e histórico para a contraposição àquelas concepções. O objetivo da apresentação anterior é contextualizar o período de desenvolvimento da física de Newton com os conceitos epistemológicos ligados direta ou indiretamente a ele, com o propósito de averiguar como tais conteúdos e conceitos podem contribuir para a contraposição entre essa estruturação histórico-epistemológica e as concepções problemáticas.Peduzzi, Luiz Orlando de QuadroUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Diego Aurino da2012-10-24T18:06:57Z2012-10-24T18:06:57Z2012-10-24T18:06:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf273367http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93201porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T22:22:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/93201Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T22:22:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos epistemológicos da física newtoniana na formação científica
title Aspectos epistemológicos da física newtoniana na formação científica
spellingShingle Aspectos epistemológicos da física newtoniana na formação científica
Silva, Diego Aurino da
Educação
Educação científica e tecnológica
Ciência
Epistemologia
Física
title_short Aspectos epistemológicos da física newtoniana na formação científica
title_full Aspectos epistemológicos da física newtoniana na formação científica
title_fullStr Aspectos epistemológicos da física newtoniana na formação científica
title_full_unstemmed Aspectos epistemológicos da física newtoniana na formação científica
title_sort Aspectos epistemológicos da física newtoniana na formação científica
author Silva, Diego Aurino da
author_facet Silva, Diego Aurino da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peduzzi, Luiz Orlando de Quadro
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Diego Aurino da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação científica e tecnológica
Ciência
Epistemologia
Física
topic Educação
Educação científica e tecnológica
Ciência
Epistemologia
Física
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2009.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-24T18:06:57Z
2012-10-24T18:06:57Z
2012-10-24T18:06:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 273367
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93201
identifier_str_mv 273367
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652345860423680