A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A INTEGRAÇÃO DAS ESCOLAS PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA COM A UNIVERSIDADE PARA UM FUTURO MELHOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97010 |
Resumo: | Atualmente, o respeito pela natureza é mais uma atenção às normas explicitadas pela propaganda e pelo senso-comum do que exatamente por aquilo que deveria ser feito para auxiliar a continuidade do planeta. As pessoas, em geral, sabem que devem usar produtos que minimizam o impacto negativo na natureza, que devem reciclar o lixo e reutilizar o papel da impressora. Porém, grande parte destas mesmas pessoas não leva em consideração pequenos detalhes, achando que somente quem entra para o Greenpeace ou WWF é que estará ajudando, sem se aperceber de que as pequenas mudanças do dia-a-dia são as mais importantes, porque se repetem milhares de vezes. Importante salientar que os problemas ambientais estão entre os vários que o homem criou, como conseqüência da sua procura incessante pela evolução. Este trabalho pretende demonstrar de que é possível as pessoas serem mais conscientes com relação a conservação da natureza, mas é provável que os resultados sejam melhores quanto mais cedo se tiver contato com o assunto de forma adequada e se aprender a respeitar a natureza de maneira correta e sem xenofobias. A integração do sistema educacional, ligando a escola primária e secundária com a universidade, através de um único pensamento sistêmico com relação à educação ambiental é o fator primordial para um planeta com um futuro. O estudo toma por base uma instituição de ensino em Blumenau, o Colégio Shalom, única empresa da região do Vale do Itajaí a ganhar duas vezes a medalha de ouro em premiação ecológica. Das 320 famílias questionadas, que representam a totalidade dos pais de alunos matriculados, 61% responderam. Através da pesquisa é possível perceber que a maioria tem consciência dos danos que o consumo não consciente traz, mas muitos crêem mais na força da propaganda do que na argumentação dos seus filhos. Novamente, percebe-se que a integração escola-universidade deve ocorrer, em conjunto com a gestão do conhecimento para criação de valor para o tema. |
id |
UFSC_127f773f5f518e585e7a57ce1ae062c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97010 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A INTEGRAÇÃO DAS ESCOLAS PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA COM A UNIVERSIDADE PARA UM FUTURO MELHORAtualmente, o respeito pela natureza é mais uma atenção às normas explicitadas pela propaganda e pelo senso-comum do que exatamente por aquilo que deveria ser feito para auxiliar a continuidade do planeta. As pessoas, em geral, sabem que devem usar produtos que minimizam o impacto negativo na natureza, que devem reciclar o lixo e reutilizar o papel da impressora. Porém, grande parte destas mesmas pessoas não leva em consideração pequenos detalhes, achando que somente quem entra para o Greenpeace ou WWF é que estará ajudando, sem se aperceber de que as pequenas mudanças do dia-a-dia são as mais importantes, porque se repetem milhares de vezes. Importante salientar que os problemas ambientais estão entre os vários que o homem criou, como conseqüência da sua procura incessante pela evolução. Este trabalho pretende demonstrar de que é possível as pessoas serem mais conscientes com relação a conservação da natureza, mas é provável que os resultados sejam melhores quanto mais cedo se tiver contato com o assunto de forma adequada e se aprender a respeitar a natureza de maneira correta e sem xenofobias. A integração do sistema educacional, ligando a escola primária e secundária com a universidade, através de um único pensamento sistêmico com relação à educação ambiental é o fator primordial para um planeta com um futuro. O estudo toma por base uma instituição de ensino em Blumenau, o Colégio Shalom, única empresa da região do Vale do Itajaí a ganhar duas vezes a medalha de ouro em premiação ecológica. Das 320 famílias questionadas, que representam a totalidade dos pais de alunos matriculados, 61% responderam. Através da pesquisa é possível perceber que a maioria tem consciência dos danos que o consumo não consciente traz, mas muitos crêem mais na força da propaganda do que na argumentação dos seus filhos. Novamente, percebe-se que a integração escola-universidade deve ocorrer, em conjunto com a gestão do conhecimento para criação de valor para o tema.INPEAU2012-11-05T19:49:02Z2012-11-05T19:49:02Z2005-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97010SCHARF, EDSON ROBERTOSIERRA, EDUARDO JOSÉ FLORIANOporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-19T17:41:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97010Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-19T17:41:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A INTEGRAÇÃO DAS ESCOLAS PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA COM A UNIVERSIDADE PARA UM FUTURO MELHOR |
title |
A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A INTEGRAÇÃO DAS ESCOLAS PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA COM A UNIVERSIDADE PARA UM FUTURO MELHOR |
spellingShingle |
A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A INTEGRAÇÃO DAS ESCOLAS PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA COM A UNIVERSIDADE PARA UM FUTURO MELHOR SCHARF, EDSON ROBERTO |
title_short |
A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A INTEGRAÇÃO DAS ESCOLAS PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA COM A UNIVERSIDADE PARA UM FUTURO MELHOR |
title_full |
A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A INTEGRAÇÃO DAS ESCOLAS PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA COM A UNIVERSIDADE PARA UM FUTURO MELHOR |
title_fullStr |
A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A INTEGRAÇÃO DAS ESCOLAS PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA COM A UNIVERSIDADE PARA UM FUTURO MELHOR |
title_full_unstemmed |
A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A INTEGRAÇÃO DAS ESCOLAS PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA COM A UNIVERSIDADE PARA UM FUTURO MELHOR |
title_sort |
A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A INTEGRAÇÃO DAS ESCOLAS PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA COM A UNIVERSIDADE PARA UM FUTURO MELHOR |
author |
SCHARF, EDSON ROBERTO |
author_facet |
SCHARF, EDSON ROBERTO SIERRA, EDUARDO JOSÉ FLORIANO |
author_role |
author |
author2 |
SIERRA, EDUARDO JOSÉ FLORIANO |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SCHARF, EDSON ROBERTO SIERRA, EDUARDO JOSÉ FLORIANO |
description |
Atualmente, o respeito pela natureza é mais uma atenção às normas explicitadas pela propaganda e pelo senso-comum do que exatamente por aquilo que deveria ser feito para auxiliar a continuidade do planeta. As pessoas, em geral, sabem que devem usar produtos que minimizam o impacto negativo na natureza, que devem reciclar o lixo e reutilizar o papel da impressora. Porém, grande parte destas mesmas pessoas não leva em consideração pequenos detalhes, achando que somente quem entra para o Greenpeace ou WWF é que estará ajudando, sem se aperceber de que as pequenas mudanças do dia-a-dia são as mais importantes, porque se repetem milhares de vezes. Importante salientar que os problemas ambientais estão entre os vários que o homem criou, como conseqüência da sua procura incessante pela evolução. Este trabalho pretende demonstrar de que é possível as pessoas serem mais conscientes com relação a conservação da natureza, mas é provável que os resultados sejam melhores quanto mais cedo se tiver contato com o assunto de forma adequada e se aprender a respeitar a natureza de maneira correta e sem xenofobias. A integração do sistema educacional, ligando a escola primária e secundária com a universidade, através de um único pensamento sistêmico com relação à educação ambiental é o fator primordial para um planeta com um futuro. O estudo toma por base uma instituição de ensino em Blumenau, o Colégio Shalom, única empresa da região do Vale do Itajaí a ganhar duas vezes a medalha de ouro em premiação ecológica. Das 320 famílias questionadas, que representam a totalidade dos pais de alunos matriculados, 61% responderam. Através da pesquisa é possível perceber que a maioria tem consciência dos danos que o consumo não consciente traz, mas muitos crêem mais na força da propaganda do que na argumentação dos seus filhos. Novamente, percebe-se que a integração escola-universidade deve ocorrer, em conjunto com a gestão do conhecimento para criação de valor para o tema. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-10 2012-11-05T19:49:02Z 2012-11-05T19:49:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97010 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652411161542656 |