A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A INTEGRAÇÃO DAS ESCOLAS PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA COM A UNIVERSIDADE PARA UM FUTURO MELHOR
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97010 |
Resumo: | Atualmente, o respeito pela natureza é mais uma atenção às normas explicitadas pela propaganda e pelo senso-comum do que exatamente por aquilo que deveria ser feito para auxiliar a continuidade do planeta. As pessoas, em geral, sabem que devem usar produtos que minimizam o impacto negativo na natureza, que devem reciclar o lixo e reutilizar o papel da impressora. Porém, grande parte destas mesmas pessoas não leva em consideração pequenos detalhes, achando que somente quem entra para o Greenpeace ou WWF é que estará ajudando, sem se aperceber de que as pequenas mudanças do dia-a-dia são as mais importantes, porque se repetem milhares de vezes. Importante salientar que os problemas ambientais estão entre os vários que o homem criou, como conseqüência da sua procura incessante pela evolução. Este trabalho pretende demonstrar de que é possível as pessoas serem mais conscientes com relação a conservação da natureza, mas é provável que os resultados sejam melhores quanto mais cedo se tiver contato com o assunto de forma adequada e se aprender a respeitar a natureza de maneira correta e sem xenofobias. A integração do sistema educacional, ligando a escola primária e secundária com a universidade, através de um único pensamento sistêmico com relação à educação ambiental é o fator primordial para um planeta com um futuro. O estudo toma por base uma instituição de ensino em Blumenau, o Colégio Shalom, única empresa da região do Vale do Itajaí a ganhar duas vezes a medalha de ouro em premiação ecológica. Das 320 famílias questionadas, que representam a totalidade dos pais de alunos matriculados, 61% responderam. Através da pesquisa é possível perceber que a maioria tem consciência dos danos que o consumo não consciente traz, mas muitos crêem mais na força da propaganda do que na argumentação dos seus filhos. Novamente, percebe-se que a integração escola-universidade deve ocorrer, em conjunto com a gestão do conhecimento para criação de valor para o tema. |
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