GESTÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING EM UMA EMPRESA DE TURISMO RURAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Turismo : Visão e Ação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/3953 |
Resumo: | Este estudo apresenta o relato da experiência de uma organização que adota a gestão ambiental no seu cotidiano empresarial. Especificamente, buscou-se identificar se a atuação da empresa atende às variáveis dependentes ‘lucro corporativo’ e ‘poluição’, da plataforma conceitual de Huang e Rust (2011), e se o conjunto destas ações é transformado em estratégia de marketing. Consiste em um estudo de caso, sendo uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. A técnica de coleta de dados foi a de entrevistas semiestruturadas com os dois proprietários fundadores da empresa. No tratamento dos dados foi utilizada a análise da narrativa. Os resultados demonstraram que a empresa possui processos de melhoria contínua na gestão ambiental, adotando preceitos de turismo rural. Entretanto se observou que os proprietários não abordam esses processos como estratégia de marketing, mas como consequência operacional dos negócios. Por último, as ações adotadas pela empresa, nas áreas ambiental e empresarial não têm sido suficientes para confirmar que as variáveis dependentes estudadas ‘lucro corporativo’ e ‘poluição’ realçam o lucro, mesmo com o acréscimo do nível de consumo. |
id |
UNIVALI-3_0d8b92188c59a5ad8b521bd660cb87cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/3953 |
network_acronym_str |
UNIVALI-3 |
network_name_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
GESTÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING EM UMA EMPRESA DE TURISMO RURALGestão ambiental. Estratégias de marketing. Turismo rural. Sustentabilidade. Turismo sustentável.Este estudo apresenta o relato da experiência de uma organização que adota a gestão ambiental no seu cotidiano empresarial. Especificamente, buscou-se identificar se a atuação da empresa atende às variáveis dependentes ‘lucro corporativo’ e ‘poluição’, da plataforma conceitual de Huang e Rust (2011), e se o conjunto destas ações é transformado em estratégia de marketing. Consiste em um estudo de caso, sendo uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. A técnica de coleta de dados foi a de entrevistas semiestruturadas com os dois proprietários fundadores da empresa. No tratamento dos dados foi utilizada a análise da narrativa. Os resultados demonstraram que a empresa possui processos de melhoria contínua na gestão ambiental, adotando preceitos de turismo rural. Entretanto se observou que os proprietários não abordam esses processos como estratégia de marketing, mas como consequência operacional dos negócios. Por último, as ações adotadas pela empresa, nas áreas ambiental e empresarial não têm sido suficientes para confirmar que as variáveis dependentes estudadas ‘lucro corporativo’ e ‘poluição’ realçam o lucro, mesmo com o acréscimo do nível de consumo.Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC2013-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/395310.14210/rtva.v15n2.p226-243Turismo: Visão e Ação; Vol. 15 No. 2 (2013); 226-243Turismo: Visão e Ação; Vol. 15 Núm. 2 (2013); 226-243Turismo: Visão e Ação; v. 15 n. 2 (2013); 226-2431983-71511415-639310.14210/rtva.v15i2reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/3953/2576SCHARF, Dr., EDSON ROBERTOFernandes, JosianeOrlandi, Orlandyinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-23T23:13:22Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/3953Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2015-11-23T23:13:22Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GESTÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING EM UMA EMPRESA DE TURISMO RURAL |
title |
GESTÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING EM UMA EMPRESA DE TURISMO RURAL |
spellingShingle |
GESTÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING EM UMA EMPRESA DE TURISMO RURAL SCHARF, Dr., EDSON ROBERTO Gestão ambiental. Estratégias de marketing. Turismo rural. Sustentabilidade. Turismo sustentável. |
title_short |
GESTÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING EM UMA EMPRESA DE TURISMO RURAL |
title_full |
GESTÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING EM UMA EMPRESA DE TURISMO RURAL |
title_fullStr |
GESTÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING EM UMA EMPRESA DE TURISMO RURAL |
title_full_unstemmed |
GESTÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING EM UMA EMPRESA DE TURISMO RURAL |
title_sort |
GESTÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING EM UMA EMPRESA DE TURISMO RURAL |
author |
SCHARF, Dr., EDSON ROBERTO |
author_facet |
SCHARF, Dr., EDSON ROBERTO Fernandes, Josiane Orlandi, Orlandy |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Josiane Orlandi, Orlandy |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SCHARF, Dr., EDSON ROBERTO Fernandes, Josiane Orlandi, Orlandy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão ambiental. Estratégias de marketing. Turismo rural. Sustentabilidade. Turismo sustentável. |
topic |
Gestão ambiental. Estratégias de marketing. Turismo rural. Sustentabilidade. Turismo sustentável. |
description |
Este estudo apresenta o relato da experiência de uma organização que adota a gestão ambiental no seu cotidiano empresarial. Especificamente, buscou-se identificar se a atuação da empresa atende às variáveis dependentes ‘lucro corporativo’ e ‘poluição’, da plataforma conceitual de Huang e Rust (2011), e se o conjunto destas ações é transformado em estratégia de marketing. Consiste em um estudo de caso, sendo uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. A técnica de coleta de dados foi a de entrevistas semiestruturadas com os dois proprietários fundadores da empresa. No tratamento dos dados foi utilizada a análise da narrativa. Os resultados demonstraram que a empresa possui processos de melhoria contínua na gestão ambiental, adotando preceitos de turismo rural. Entretanto se observou que os proprietários não abordam esses processos como estratégia de marketing, mas como consequência operacional dos negócios. Por último, as ações adotadas pela empresa, nas áreas ambiental e empresarial não têm sido suficientes para confirmar que as variáveis dependentes estudadas ‘lucro corporativo’ e ‘poluição’ realçam o lucro, mesmo com o acréscimo do nível de consumo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/3953 10.14210/rtva.v15n2.p226-243 |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/3953 |
identifier_str_mv |
10.14210/rtva.v15n2.p226-243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/3953/2576 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Turismo: Visão e Ação; Vol. 15 No. 2 (2013); 226-243 Turismo: Visão e Ação; Vol. 15 Núm. 2 (2013); 226-243 Turismo: Visão e Ação; v. 15 n. 2 (2013); 226-243 1983-7151 1415-6393 10.14210/rtva.v15i2 reponame:Turismo : Visão e Ação (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
collection |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br |
_version_ |
1798045020625829888 |