O impacto da capacidade de orientação dinâmica de pressão: uma análise do cenário empreendedor brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vernalha, Fábio de Carvalho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-01112018-111244/
Resumo: Os fundamentos do marketing de empresas empreendedoras não são necessariamente os mesmos do marketing tradicional. A limitação de recursos, conhecimento e abrangência exige das empresas empreendedoras diferentes capacidades, incluindo especificidades atreladas ao processo de precificação. Condições cada vez mais dinâmicas, hostis e, em sua maioria, complexas, criam necessidades e oportunidades para os diversos elementos do marketing mix, em especial ao preço. Empresas serão bem-sucedidas ao utilizarem abordagens de preços que são mais complexas, mais personalizadas, têm proposição de valor superior e preços inferiores. O cenário empreendedor brasileiro traz, no entanto, desafios adicionais. A economia ainda impulsionada por eficiência e a crise econômica definem um ambiente menos favorável ao empreendedorismo por oportunidade com incremento do empreendedorismo por necessidade. Nesse contexto, o presente estudo teve o objetivo geral de avaliar o impacto da capacidade de Orientação Dinâmica de preço na performance. A partir da aplicação de pesquisa de campo com empreendedores brasileiros via questionário online chegou-se a resultados que confirmam a hipótese de que a capacidade de Orientação Dinâmica de preço das empresas empreendedoras brasileiras possui relação positiva com a performance e que esta relação é mais forte quando a empresa está em um ambiente mais dinâmico. Resultados adicionais também evidenciam que o preço é um elemento chave para as empresas empreendedoras brasileiras, sendo que a maioria das empresas aplica estratégia de definir preços inicialmente mais baixos para acelerar ganho de mercado, reforçando o uso de preço como elemento competitivo. No entanto, o provável ambiente de menor competição ou maturidade do mercado brasileiro, resulta em uma baixa exigência de aplicação de medidas competitivas mais intensas como a precificação dinâmica. A alteração deste ambiente competitivo pode gerar mudanças significativas nas necessidades de precificação.
id USP_37c7665ab45a6949aa6c1c3d28271691
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01112018-111244
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O impacto da capacidade de orientação dinâmica de pressão: uma análise do cenário empreendedor brasileiroThe impact of pricing dynamic orientation capability: an analysis of the Brazilian entrepreneurial scenarioDynamic priceEmpreendedorismoEntrepreneurshipPolítica de preçoPrecificaçãoPreço dinâmicoPricingPricing policyOs fundamentos do marketing de empresas empreendedoras não são necessariamente os mesmos do marketing tradicional. A limitação de recursos, conhecimento e abrangência exige das empresas empreendedoras diferentes capacidades, incluindo especificidades atreladas ao processo de precificação. Condições cada vez mais dinâmicas, hostis e, em sua maioria, complexas, criam necessidades e oportunidades para os diversos elementos do marketing mix, em especial ao preço. Empresas serão bem-sucedidas ao utilizarem abordagens de preços que são mais complexas, mais personalizadas, têm proposição de valor superior e preços inferiores. O cenário empreendedor brasileiro traz, no entanto, desafios adicionais. A economia ainda impulsionada por eficiência e a crise econômica definem um ambiente menos favorável ao empreendedorismo por oportunidade com incremento do empreendedorismo por necessidade. Nesse contexto, o presente estudo teve o objetivo geral de avaliar o impacto da capacidade de Orientação Dinâmica de preço na performance. A partir da aplicação de pesquisa de campo com empreendedores brasileiros via questionário online chegou-se a resultados que confirmam a hipótese de que a capacidade de Orientação Dinâmica de preço das empresas empreendedoras brasileiras possui relação positiva com a performance e que esta relação é mais forte quando a empresa está em um ambiente mais dinâmico. Resultados adicionais também evidenciam que o preço é um elemento chave para as empresas empreendedoras brasileiras, sendo que a maioria das empresas aplica estratégia de definir preços inicialmente mais baixos para acelerar ganho de mercado, reforçando o uso de preço como elemento competitivo. No entanto, o provável ambiente de menor competição ou maturidade do mercado brasileiro, resulta em uma baixa exigência de aplicação de medidas competitivas mais intensas como a precificação dinâmica. A alteração deste ambiente competitivo pode gerar mudanças significativas nas necessidades de precificação.The fundamentals of entrepreneurial business marketing are not necessarily the same as traditional marketing. The limitation of resources, knowledge and scope requires the entrepreneurial companies different capabilities, including some specificities related to the pricing process. Increasingly dynamic, hostile and mostly complex, conditions create necessities and opportunities for the various elements of the marketing mix, especially at price. Companies will succeed by using pricing approaches that are more complex, more personalized, having higher value propositions, and lower prices. The Brazilian entrepreneurial scenario, however, presents additional challenges. The economy is still driven by efficiency and the economic crisis brought a less favorable environment to entrepreneurship by opportunity with an increase in entrepreneurship by necessity. In this context, the present study had the general objective of evaluating the impact of dynamic orientation capability of pricing on performance. The application of a field research with Brazilian entrepreneurs through online questionnaire brought results that confirm the hypothesis that the dynamic orientation of pricing capability has a positive relationship with performance of Brazilian entrepreneurial companies and that this relationship is stronger when the company is in a more dynamic environment. Additional results also show that price is a key element for Brazilian entrepreneurial companies, with most companies applying a strategy to define initially lower prices to accelerate market gain, reinforcing the use of price as a competitive element. However, the likely environment of less competition or maturity of the Brazilian market, results in a lower requirement for the application of more intense competitive solutions such as dynamic pricing. Changes in this competitive environment can generate significant changes in pricing needs.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCrescitelli, EdsonVernalha, Fábio de Carvalho2018-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-01112018-111244/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-10T00:06:19Zoai:teses.usp.br:tde-01112018-111244Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-10T00:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da capacidade de orientação dinâmica de pressão: uma análise do cenário empreendedor brasileiro
The impact of pricing dynamic orientation capability: an analysis of the Brazilian entrepreneurial scenario
title O impacto da capacidade de orientação dinâmica de pressão: uma análise do cenário empreendedor brasileiro
spellingShingle O impacto da capacidade de orientação dinâmica de pressão: uma análise do cenário empreendedor brasileiro
Vernalha, Fábio de Carvalho
Dynamic price
Empreendedorismo
Entrepreneurship
Política de preço
Precificação
Preço dinâmico
Pricing
Pricing policy
title_short O impacto da capacidade de orientação dinâmica de pressão: uma análise do cenário empreendedor brasileiro
title_full O impacto da capacidade de orientação dinâmica de pressão: uma análise do cenário empreendedor brasileiro
title_fullStr O impacto da capacidade de orientação dinâmica de pressão: uma análise do cenário empreendedor brasileiro
title_full_unstemmed O impacto da capacidade de orientação dinâmica de pressão: uma análise do cenário empreendedor brasileiro
title_sort O impacto da capacidade de orientação dinâmica de pressão: uma análise do cenário empreendedor brasileiro
author Vernalha, Fábio de Carvalho
author_facet Vernalha, Fábio de Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Crescitelli, Edson
dc.contributor.author.fl_str_mv Vernalha, Fábio de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Dynamic price
Empreendedorismo
Entrepreneurship
Política de preço
Precificação
Preço dinâmico
Pricing
Pricing policy
topic Dynamic price
Empreendedorismo
Entrepreneurship
Política de preço
Precificação
Preço dinâmico
Pricing
Pricing policy
description Os fundamentos do marketing de empresas empreendedoras não são necessariamente os mesmos do marketing tradicional. A limitação de recursos, conhecimento e abrangência exige das empresas empreendedoras diferentes capacidades, incluindo especificidades atreladas ao processo de precificação. Condições cada vez mais dinâmicas, hostis e, em sua maioria, complexas, criam necessidades e oportunidades para os diversos elementos do marketing mix, em especial ao preço. Empresas serão bem-sucedidas ao utilizarem abordagens de preços que são mais complexas, mais personalizadas, têm proposição de valor superior e preços inferiores. O cenário empreendedor brasileiro traz, no entanto, desafios adicionais. A economia ainda impulsionada por eficiência e a crise econômica definem um ambiente menos favorável ao empreendedorismo por oportunidade com incremento do empreendedorismo por necessidade. Nesse contexto, o presente estudo teve o objetivo geral de avaliar o impacto da capacidade de Orientação Dinâmica de preço na performance. A partir da aplicação de pesquisa de campo com empreendedores brasileiros via questionário online chegou-se a resultados que confirmam a hipótese de que a capacidade de Orientação Dinâmica de preço das empresas empreendedoras brasileiras possui relação positiva com a performance e que esta relação é mais forte quando a empresa está em um ambiente mais dinâmico. Resultados adicionais também evidenciam que o preço é um elemento chave para as empresas empreendedoras brasileiras, sendo que a maioria das empresas aplica estratégia de definir preços inicialmente mais baixos para acelerar ganho de mercado, reforçando o uso de preço como elemento competitivo. No entanto, o provável ambiente de menor competição ou maturidade do mercado brasileiro, resulta em uma baixa exigência de aplicação de medidas competitivas mais intensas como a precificação dinâmica. A alteração deste ambiente competitivo pode gerar mudanças significativas nas necessidades de precificação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-01112018-111244/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-01112018-111244/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090289331077120