A matemática nos anos iniciais de escolaridade: que orientações para professores foram lidas nas revistas pedagógica do Brasil e de Portugal, 1955 -1985?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206493 |
Resumo: | Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/4 |
id |
UFSC_1325ec6c2d251fbbe52d572b5936b1a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/206493 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A matemática nos anos iniciais de escolaridade: que orientações para professores foram lidas nas revistas pedagógica do Brasil e de Portugal, 1955 -1985?Movimento da Matemática ModernaRevistas pedagógicasEnsino primárioCirculação e ApropriaçãoDisponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/4Este artigo apresenta a pesquisa que teve como objetivo analisar a dinâmica de circulação e apropriação do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no Ensino Primário no Brasil e em Portugal, a partir das revistas pedagógicas para docentes desse nível de ensino. Sendo a imprensa pedagógica de grande relevância para a História da Educação, elegeram-se para análise, artigos publicados nos periódicos pedagógicos do Brasil e de Portugal, no período 1955 a 1985. A sustentação teórica para analisar essas fontes baseou-se em autores como Ferreira (2008), Nóvoa (1993), Carvalho (2006), Frago (2000) e Chartier (1991). Após análises e comparações, o que se pode dizer é que, no âmbito do Ensino Primário, os discursos veiculados preconizaram uma matemática fundamentada na Teoria dos Conjuntos e na Lógica Matemática, com ênfase no uso da linguagem simbólica e nos aspectos metodológicos na prescrição dos materiais concretos para esse ensino, fundamentados na teoria psicogenética de Jean Piaget. Embora com características diversas entre si, os periódicos pedagógicos estudados contribuíram para a difusão de concepções e apropriações de ideias sintonizadas com os reformistas do ensino da Matemática Moderna, tendo em vista transmitir aos professores leitores os saberes necessários para a formação das crianças.Caminhos da Educação Matemática em Revista2020-03-31T19:55:19Z2020-03-31T19:55:19Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBORGES, R. A. S. A matemática nos anos iniciais de escolaridade: que orientações para professores foram lidas nas revistas pedagógica do Brasil e de Portugal, 1955 -1985?. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 01, p. 88-114, 2014.2358-4750https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206493Borges, Rosimeire Aparecida Soaresporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T19:55:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/206493Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T19:55:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A matemática nos anos iniciais de escolaridade: que orientações para professores foram lidas nas revistas pedagógica do Brasil e de Portugal, 1955 -1985? |
title |
A matemática nos anos iniciais de escolaridade: que orientações para professores foram lidas nas revistas pedagógica do Brasil e de Portugal, 1955 -1985? |
spellingShingle |
A matemática nos anos iniciais de escolaridade: que orientações para professores foram lidas nas revistas pedagógica do Brasil e de Portugal, 1955 -1985? Borges, Rosimeire Aparecida Soares Movimento da Matemática Moderna Revistas pedagógicas Ensino primário Circulação e Apropriação |
title_short |
A matemática nos anos iniciais de escolaridade: que orientações para professores foram lidas nas revistas pedagógica do Brasil e de Portugal, 1955 -1985? |
title_full |
A matemática nos anos iniciais de escolaridade: que orientações para professores foram lidas nas revistas pedagógica do Brasil e de Portugal, 1955 -1985? |
title_fullStr |
A matemática nos anos iniciais de escolaridade: que orientações para professores foram lidas nas revistas pedagógica do Brasil e de Portugal, 1955 -1985? |
title_full_unstemmed |
A matemática nos anos iniciais de escolaridade: que orientações para professores foram lidas nas revistas pedagógica do Brasil e de Portugal, 1955 -1985? |
title_sort |
A matemática nos anos iniciais de escolaridade: que orientações para professores foram lidas nas revistas pedagógica do Brasil e de Portugal, 1955 -1985? |
author |
Borges, Rosimeire Aparecida Soares |
author_facet |
Borges, Rosimeire Aparecida Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Rosimeire Aparecida Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Movimento da Matemática Moderna Revistas pedagógicas Ensino primário Circulação e Apropriação |
topic |
Movimento da Matemática Moderna Revistas pedagógicas Ensino primário Circulação e Apropriação |
description |
Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/4 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2020-03-31T19:55:19Z 2020-03-31T19:55:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BORGES, R. A. S. A matemática nos anos iniciais de escolaridade: que orientações para professores foram lidas nas revistas pedagógica do Brasil e de Portugal, 1955 -1985?. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 01, p. 88-114, 2014. 2358-4750 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206493 |
identifier_str_mv |
BORGES, R. A. S. A matemática nos anos iniciais de escolaridade: que orientações para professores foram lidas nas revistas pedagógica do Brasil e de Portugal, 1955 -1985?. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 01, p. 88-114, 2014. 2358-4750 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Caminhos da Educação Matemática em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Caminhos da Educação Matemática em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652090425212928 |