A matemática nos anos iniciais de escolaridade: que orientações para professores foram lidas nas revistas pedagógica do Brasil e de Portugal, 1955 -1985?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Rosimeire Aparecida Soares
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206493
Resumo: Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/4
id UFSC_1325ec6c2d251fbbe52d572b5936b1a4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/206493
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A matemática nos anos iniciais de escolaridade: que orientações para professores foram lidas nas revistas pedagógica do Brasil e de Portugal, 1955 -1985?Movimento da Matemática ModernaRevistas pedagógicasEnsino primárioCirculação e ApropriaçãoDisponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/4Este artigo apresenta a pesquisa que teve como objetivo analisar a dinâmica de circulação e apropriação do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no Ensino Primário no Brasil e em Portugal, a partir das revistas pedagógicas para docentes desse nível de ensino. Sendo a imprensa pedagógica de grande relevância para a História da Educação, elegeram-se para análise, artigos publicados nos periódicos pedagógicos do Brasil e de Portugal, no período 1955 a 1985. A sustentação teórica para analisar essas fontes baseou-se em autores como Ferreira (2008), Nóvoa (1993), Carvalho (2006), Frago (2000) e Chartier (1991). Após análises e comparações, o que se pode dizer é que, no âmbito do Ensino Primário, os discursos veiculados preconizaram uma matemática fundamentada na Teoria dos Conjuntos e na Lógica Matemática, com ênfase no uso da linguagem simbólica e nos aspectos metodológicos na prescrição dos materiais concretos para esse ensino, fundamentados na teoria psicogenética de Jean Piaget. Embora com características diversas entre si, os periódicos pedagógicos estudados contribuíram para a difusão de concepções e apropriações de ideias sintonizadas com os reformistas do ensino da Matemática Moderna, tendo em vista transmitir aos professores leitores os saberes necessários para a formação das crianças.Caminhos da Educação Matemática em Revista2020-03-31T19:55:19Z2020-03-31T19:55:19Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBORGES, R. A. S. A matemática nos anos iniciais de escolaridade: que orientações para professores foram lidas nas revistas pedagógica do Brasil e de Portugal, 1955 -1985?. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 01, p. 88-114, 2014.2358-4750https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206493Borges, Rosimeire Aparecida Soaresporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T19:55:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/206493Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T19:55:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A matemática nos anos iniciais de escolaridade: que orientações para professores foram lidas nas revistas pedagógica do Brasil e de Portugal, 1955 -1985?
title A matemática nos anos iniciais de escolaridade: que orientações para professores foram lidas nas revistas pedagógica do Brasil e de Portugal, 1955 -1985?
spellingShingle A matemática nos anos iniciais de escolaridade: que orientações para professores foram lidas nas revistas pedagógica do Brasil e de Portugal, 1955 -1985?
Borges, Rosimeire Aparecida Soares
Movimento da Matemática Moderna
Revistas pedagógicas
Ensino primário
Circulação e Apropriação
title_short A matemática nos anos iniciais de escolaridade: que orientações para professores foram lidas nas revistas pedagógica do Brasil e de Portugal, 1955 -1985?
title_full A matemática nos anos iniciais de escolaridade: que orientações para professores foram lidas nas revistas pedagógica do Brasil e de Portugal, 1955 -1985?
title_fullStr A matemática nos anos iniciais de escolaridade: que orientações para professores foram lidas nas revistas pedagógica do Brasil e de Portugal, 1955 -1985?
title_full_unstemmed A matemática nos anos iniciais de escolaridade: que orientações para professores foram lidas nas revistas pedagógica do Brasil e de Portugal, 1955 -1985?
title_sort A matemática nos anos iniciais de escolaridade: que orientações para professores foram lidas nas revistas pedagógica do Brasil e de Portugal, 1955 -1985?
author Borges, Rosimeire Aparecida Soares
author_facet Borges, Rosimeire Aparecida Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Rosimeire Aparecida Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Movimento da Matemática Moderna
Revistas pedagógicas
Ensino primário
Circulação e Apropriação
topic Movimento da Matemática Moderna
Revistas pedagógicas
Ensino primário
Circulação e Apropriação
description Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/4
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2020-03-31T19:55:19Z
2020-03-31T19:55:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORGES, R. A. S. A matemática nos anos iniciais de escolaridade: que orientações para professores foram lidas nas revistas pedagógica do Brasil e de Portugal, 1955 -1985?. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 01, p. 88-114, 2014.
2358-4750
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206493
identifier_str_mv BORGES, R. A. S. A matemática nos anos iniciais de escolaridade: que orientações para professores foram lidas nas revistas pedagógica do Brasil e de Portugal, 1955 -1985?. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 01, p. 88-114, 2014.
2358-4750
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Caminhos da Educação Matemática em Revista
publisher.none.fl_str_mv Caminhos da Educação Matemática em Revista
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652090425212928