Análise dos esquemas de surdos sinalizadores associados aos significados da divisão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188423 |
Resumo: | Tese |
id |
UFSC_1389167726e9786a7aecd2196f5a00f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/188423 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Análise dos esquemas de surdos sinalizadores associados aos significados da divisãoAprendizes surdos. Esquema. Conceito de divisão. Gestos. Libras.TeseO objetivo desta tese foi compreender de que forma as ações viso-gestual-somáticas em Libras influenciam os esquemas mobilizados por estudantes surdos, durante a resolução de problemas. Optou-se pela Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud para o planejamento das situações e para a análise dos conteúdos contidos nos ―esquemas‖, conceito concebido por Jean Piaget e retomado por Vergnaud. Utilizaram-se aspectos teóricos relacionados com o potencial comunicativo e cognitivo dos gestos fundamentados em David McNeill e Susan Goldin-Meadow. Esta investigação foi realizada em duas fases: a primeira para conhecer os sujeitos da pesquisa em suas dificuldades, facilidades e interesses pela Matemática. Assim, foram entrevistados 10 estudantes surdos, matriculados no Ensino Médio de duas escolas públicas da cidade de Ilhéus-Bahia, bem como seus profissionais Tradutores Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e seus professores de Matemática. Na segunda fase foram selecionados cinco estudantes surdos para desenvolver uma pesquisa qualitativa no design de estudo de caso múltiplo de cunho exploratório, descritivo e interpretativo, fundamentada numa análise microgenética associada à videografia. Apresentou-se em Libras aos estudantes, individualmente, 11 situações-problema que envolviam os significados da divisão: isomorfismo de medidas (8), comparação multiplicativa (2) e combinatória (1). A análise dos registros em vídeo e sua transcrição na forma de diálogos permitiram identificar os conhecimentos mobilizados pelos estudantes nos três registros de ação: Libras, gestos e produções escritas. Os estudantes apresentaram esquemas muito semelhantes, em maior ou menor grau de elaboração, fundamentados no raciocínio aditivo ou numa etapa intermediária entre o raciocínio aditivo e multiplicativo, independente da categoria da situação. Os conceitos-em-ação mobilizados comprovaram a predominância do raciocínio aditivo: adição repetida, subtração sucessiva, agrupamento, valor limite, cardinal de um número, correspondência biunívoca sinal- a-dedo, enumeração. Alguns teoremas-em-ação mobilizados também estavam associados à propriedade de isomorfismo para adição: f(x+x‘+x‖) = f(x)+f(x‘)+f(x‖). A diferença na ação desses sujeitos estava na forma de perceber, expressar e comunicar o conhecimento matemático por meio da Libras. Concluiu-se que as ações viso-gestual-somáticas em Libras foram constituindo, moldando e determinando os esquemas matemáticos dos estudantes de forma palpável e dinâmica. A análise evidenciou o quanto os estudantes surdos maximizam a parceria gesto-sinal nos esquemas. Os gestos deixaram o caráter de apenas acompanhante do sinal para fazer parte da organização da atividade, relacionando-se, reciprocamente, com os conceitos e teoremas-em-ação. Os resultados deste estudo apontam um método para avaliar os conhecimentos circunstanciais e em processo de mudança de surdos sinalizadores, ferramenta indispensável para professores e pesquisadores. Sugerem, ainda, que situações de ensino para esses estudantes deve valorizar a realização de gestos em coordenação com a Libras, o que exigirá um professor competente nessa língua, para promover a comunicação matemática significativa no contexto da inclusão.UFBA2018-07-19T02:35:51Z2018-07-19T02:35:51Z2015-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPEIXOTO, Jurema Lindote Botelho. Análise dos esquemas de surdos sinalizadores associados aos significados da divisão. 266 f. il. 2015. Tese (Doutorado) Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia - UFBA, Salvador, 2015. Orientador: Felix Diazhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188423PEIXOTO, Jurema Lindote Botelhoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-19T02:35:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188423Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-19T02:35:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise dos esquemas de surdos sinalizadores associados aos significados da divisão |
title |
Análise dos esquemas de surdos sinalizadores associados aos significados da divisão |
spellingShingle |
Análise dos esquemas de surdos sinalizadores associados aos significados da divisão PEIXOTO, Jurema Lindote Botelho Aprendizes surdos. Esquema. Conceito de divisão. Gestos. Libras. |
title_short |
Análise dos esquemas de surdos sinalizadores associados aos significados da divisão |
title_full |
Análise dos esquemas de surdos sinalizadores associados aos significados da divisão |
title_fullStr |
Análise dos esquemas de surdos sinalizadores associados aos significados da divisão |
title_full_unstemmed |
Análise dos esquemas de surdos sinalizadores associados aos significados da divisão |
title_sort |
Análise dos esquemas de surdos sinalizadores associados aos significados da divisão |
author |
PEIXOTO, Jurema Lindote Botelho |
author_facet |
PEIXOTO, Jurema Lindote Botelho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEIXOTO, Jurema Lindote Botelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizes surdos. Esquema. Conceito de divisão. Gestos. Libras. |
topic |
Aprendizes surdos. Esquema. Conceito de divisão. Gestos. Libras. |
description |
Tese |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-19 2018-07-19T02:35:51Z 2018-07-19T02:35:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEIXOTO, Jurema Lindote Botelho. Análise dos esquemas de surdos sinalizadores associados aos significados da divisão. 266 f. il. 2015. Tese (Doutorado) Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia - UFBA, Salvador, 2015. Orientador: Felix Diaz https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188423 |
identifier_str_mv |
PEIXOTO, Jurema Lindote Botelho. Análise dos esquemas de surdos sinalizadores associados aos significados da divisão. 266 f. il. 2015. Tese (Doutorado) Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia - UFBA, Salvador, 2015. Orientador: Felix Diaz |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188423 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFBA |
publisher.none.fl_str_mv |
UFBA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652085394145280 |