A GESTÃO SOCIAL COMO TEMA INTEGRADOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132167 |
Resumo: | Com a ampliação dos níveis de responsabilidade das universidades, especialmente quanto à efetividade da formação global dos profissionais, uma análise institucional sobre as matrizes curriculares, projetos de extensão e ainda no âmbito das pesquisas fomentadas, se faz necessária. Este trabalho tem o objetivo de analisar a adoção da “gestão social” como tema de integração pedagógica na formação do profissional de nível superior contemporâneo, a fim de elevar a efetividade das ações da universidadejunto à sociedade. A pesquisa do tipo explicativa perpassa pela exploração dos conceitos de gestão social a partir da teoria crítica da Escola de Frankfurt, descreve o fenômeno do aumento das responsabilidades atribuídas à universidade, inclusive destacando contribuições teóricas e experiências relevantes das universidades brasileiras para fundamentar a defesa do tema “gestão social” como importante direcionamento formativo, independentemente da área do conhecimento e do curso superior. |
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A GESTÃO SOCIAL COMO TEMA INTEGRADOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE BRASILEIRAGestão Social; Impacto Social da Universidade; Gestão do Ensino; Pesquisa; Extensão.Com a ampliação dos níveis de responsabilidade das universidades, especialmente quanto à efetividade da formação global dos profissionais, uma análise institucional sobre as matrizes curriculares, projetos de extensão e ainda no âmbito das pesquisas fomentadas, se faz necessária. Este trabalho tem o objetivo de analisar a adoção da “gestão social” como tema de integração pedagógica na formação do profissional de nível superior contemporâneo, a fim de elevar a efetividade das ações da universidadejunto à sociedade. A pesquisa do tipo explicativa perpassa pela exploração dos conceitos de gestão social a partir da teoria crítica da Escola de Frankfurt, descreve o fenômeno do aumento das responsabilidades atribuídas à universidade, inclusive destacando contribuições teóricas e experiências relevantes das universidades brasileiras para fundamentar a defesa do tema “gestão social” como importante direcionamento formativo, independentemente da área do conhecimento e do curso superior.INPEAU2015-04-22T12:16:22Z2015-04-22T12:16:22Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132167Moraes, Nelson Russo dePereira, Danilo FlorentinoPorto Júnior, Francisco Gilson RebouçasBraga Júnior, Sérgio SilvaMorales, Angélica GóisNeres, Júlio César Ibiapinaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-22T12:16:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132167Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-22T12:16:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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